O intuito do decreto é agilizar as demandas do setor
Por Jonas Valente – Repórter da Agência Brasil - Brasília
O governo federal editou decreto alterando o Regulamento dos Serviços de Radiodifusão, nome técnico para os canais de rádio e TV em suas diferentes modalidades. A alteração da norma flexibilizou exigências e facilitou as condições para a obtenção de outorgas juntamente ao Executivo, bem como a mudança das características do serviço prestado.
O decreto deixa de exigir justificativa e estudo de viabilidade técnica quando uma emissora de rádio ou TV quiser ampliar a área de cobertura. E fixa um prazo de seis meses para a solicitação do licenciamento da estação. No caso de municípios e estados, este período será de até doze meses.
A Associação Nacional de Membros do Ministério Público Pró-Sociedade denunciou o Supremo Tribunal Federal (STF) na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).
A denúncia pede amparo com relação a “vítimas brasileiras que sofreram e estão a sofrer constrangimento ilegal e violação à liberdade de expressão, informação, de imprensa, manifestação e de locomoção” por conta de inquéritos do STF.
O argumento utilizado pelo grupo para formalizar a denúncia à Corte Internacional é o inquérito das fake news, que mirou aliados do presidente Bolsonaro.
Boletim Epidemiológico COVID-19 Granja. Atualizado às 20:30 horas em 21/06/2020.
GRANJA SEGUE AGORA COM 419 CASOS CONFIRMADOS, 2.088 DESCARTADOS, 54 SUSPEITOS, 279 CURADOS E 20 ÓBITOS.
Hoje, 21 de junho, o município de Granja apresentou 13 novos casos confirmados de COVID 19, todos identificados por meio da realização de testes-rápidos.
Percebemos uma mudança geográfica na incidência da doença no município. Ao passo que os casos vêm diminuindo gradativamente na sede e aumentando progressivamente nos distritos, principalmente na região de Pessoa Anta e Timonha.
Granja tem atualmente 279 pessoas recuperadas da COVID-19, 10 pacientes estão em internação hospitalar e 110 em isolamento domiciliar. Os casos suspeitos em isolamento domiciliar seguem em acompanhamento pelas equipes de Atenção Primária à Saúde do município e pela equipe de vigilância à saúde.
Noticiamos com grande pesar a ocorrência de um óbito confirmado para COVID no município. Trata-se de um senhor de 68 anos, residente no distrito de Timonha, portador de hipertensão arterial e esteve em internação em Sobral em Unidade para tratamento de COVID. Estendemos nossas condolências à família enlutada e amigos.
Já foram realizados no município 2.561 testes entre swab naso-faringeo e testes rápidos, sendo 2.088 descartados. Todas as medidas de diagnóstico seguem sendo tomadas conforme os protocolos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Ceará.
Informamos que ainda temos pacientes cujos exames são por coleta de material para envio ao LACEN (Laboratório Central do Estado) em Fortaleza que é responsável pelos resultados.
Aproveitamos para reforçar o quanto é importante mantermos as medidas de prevenção da doença e solicitar que a população colabore com as ações, principalmente, ficando em casa. FIQUE EM CASA! E se tiver que sair, só de máscara!
279 GRANJENSES JÁ SE RECUPERARAM 😍🙏👏
Do total de 419 confirmados, 279 já se recuperaram e outros 120 estão em tratamento.
Nas últimas 24 horas Granja teve 20 pessoas recuperadas. 😍
Esse é o tipo de notícia que compartilhamos constantemente com muita alegria.
Continuamos com as ações e investimentos no combate a covid-19 no município. Nossos profissionais trabalham permanentemente com o objetivo de cuidar das pessoas, salvar vidas, e juntos, vencermos esse vírus.
A Prefeitura Municipal de Camocim, através da Secretaria Municipal da Saúde informa o Boletim Epidemiológico e o Panorama dos Casos atualizado hoje, 21/06, às 20h.
Volante era o mais jovem titular da seleção na Copa do Mundo de 70
Por Sergio du Bocage, repórter da TV Brasil - Rio de Janeiro
O futebol brasileiro festejou, neste domingo (21), os 50 anos da conquista do terceiro título mundial, na Copa do México, em 1970. A seleção liderada por Pelé, bicampeã do mundo em 1958 e em 1962, voltava ao alto do pódio e conquistava, de vez, a sonhada Taça Jules Rimet. O mais jovem titular daquela conquista era o volante Clodoaldo, de 20 anos, que jogava no Santos. Se Pelé deixou a marca na Copa com lances inesquecíveis, o Corró, como era conhecido entre os santistas, também está na história. Ele foi o autor de um dos gols mais importantes daquela caminhada.
Clodoaldo conta bastidores da conquista da Copa de 70 - Reprodução / Skype
“Eu joguei as seis partidas da Copa, mas o jogo contra o Uruguai é bem marcante porque vivemos dois momentos bem diferentes nos 90 minutos. Nosso primeiro tempo foi o pior da Copa, a gente saiu em desvantagem no marcador. Lembro que faltavam pouco mais de dez minutos para o intervalo e o Gérson e o Carlos Alberto Torres me chamaram e mandaram eu sair para o jogo. Era uma ordem”, lembra Clodoaldo. “Eu jogava de volante, ficava mais na marcação. Mas a partir dali fui descobrindo espaços, o Gérson recuou. Até que surgiu a oportunidade, tabelei com o Tostão e empatei a partida. No vestiário, o Zagallo nem deu preleção, ele deu uma bronca, mexeu com nossos brios, falou do país, disse que a gente estava pensando na Copa de 50 e respeitando demais o Uruguai. No segundo tempo o time foi espetacular, talvez os melhores 45 minutos que fizemos no México”, diz ele.
Em todo o Ceará, mais de 67 mil pessoas venceram a doença Fonte:Cnews Foto: Divulgação/PMF
O Ceará tem 67.277 pacientes recuperados do novo Coronavírus, segundo balanço no Integrasus, divulgado na tarde de sábado (20). Destes, 61.997 já evoluíram para a cura da doença.
Francisco Remaclo Lima (53), é um dos 67 mil recuperados no Ceará e um dos 700 que conseguiram a recuperação após tratamento no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). "O momento é de gratidão", comentou o paciente, ao receber alta hospitalar. "É muito bom ver o sorriso do paciente quando ele reencontra a família dele. Fico muito feliz em saber que faço parte", completa o gestor clínico de enfermagem, Eberson Cruz.
Do total de 406 confirmados, 259 já se recuperaram e outros 128 estão em tratamento.
Nas últimas 24 horas Granja teve 11 pessoas recuperadas. 😍
Esse é o tipo de notícia que compartilhamos constantemente com muita alegria.
Continuamos com as ações e investimentos no combate a covid-19 no município. Nossos profissionais trabalham permanentemente com o objetivo de cuidar das pessoas, salvar vidas, e juntos, vencermos esse vírus.
A Prefeitura Municipal de Camocim, através da Secretaria Municipal da Saúde informa o Boletim Epidemiológico e o Panorama dos Casos atualizado hoje, 20/06, às 20h.
VIA/FACEBOOK DA PREFEITURA DE CAMOCIM/CAMOCIM SOL MAR
A partir de segunda-feira (22), quando deve-se iniciar a Fase 2 da retomada das atividades econômicas em Fortaleza, os restaurantes poderão funcionar seguindo o protocolo do Governo do Estado, que deve ser divulgado nos próximos dias. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel), que faz parte do Comitê Estratégico de Retomada, tem contribuído com sugestões, para que esta fase ocorra com a maior segurança possível aos clientes e colaboradores do setor.
“Recomendamos a todos os empresários que cumpram fortemente todo o protocolo elaborado com muita responsabilidade pelo Governo do Estado em parceria com a Abrasel. Essa fase deve ser encarada com seriedade e cautela, para darmos assistência aos trabalhadores que estão voltando às suas atividades”, diz Taiene Righetto, diretor executivo da entidade.
Para isso, lançou o Selo Estabelecimento Responsável, que será utilizado pelos associados que estarão cumprindo medidas rígidas, seguindo recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Organização Mundial da Saúde (OMS) e as medidas já em vigor do decreto de isolamento social no Ceará.
O elenco se reapresenta na próxima segunda-feira (22) Foto: Divulgação/FAC
A reapresentação do elenco do Ferroviário acontece na próxima segunda-feira (22), com a realização dos testes para o Covid-19. Diante do cenário para o retorno das atividades no clube, o técnico Anderson Batatais falou sobre sua expectativa para o restante da temporada e dos protocolos a serem tomados na equipe.
O comandante do Tubarão da Barra foi enfático ao declarar sobre o que pensa para o retorno e nos ajustes a serem tomados no grupo de atletas na retomada das atividades. “É cedo para falar, a intenção é ganhar com esses ajustes, mas não sabemos como os atletas vão chegar. Três meses sem tocar na bola, só trabalhando na plataforma (treino remoto), é uma coisa nova, então temos que no primeiro momento analisar todos os atletas, ver as possibilidades que realmente vamos ter para os primeiros jogos, mas a intenção da direção é que possamos ganhar”, comentou.
Estudantes têm três opções de data para escolher Foto: Valter Campanato/AB
A consulta sobre a nova data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 pode ser feita a partir deste sábado (20) na página do participante. Para participar, é preciso acessar a página, com CPF e senha utilizados no cadastro do portal único do Governo Federal, e indicar o período em que prefere fazer as provas.
São três opções disponíveis: Enem impresso: 6 e 13 de dezembro de 2020/Enem Digital: 10 e 17 de janeiro de 2021, Enem impresso: 10 e 17 de janeiro de 2021/Enem Digital: 24 e 31 de janeiro de 2021 e Enem impresso: 2 e 9 de maio de 2021/Enem Digital: 16 e 23 de maio de 2021.
Familiares dizem que paciente não apresentava sintomas da doença. Como pode o Hospital Deputado Murilo Aguiar atender pacientes da Covid-19 e não ter teste?
O caso aconteceu na quinta-feira (18). O vereador Erasmo Gomes informou que a paciente era uma moradora de uma localidade do Distrito de Amarelas, portadora de síndrome de down e que havia dado entrada no Hospital Deputado Murilo Aguiar com convulsões.
Os familiares da paciente esclarecerem ao vereador que ela estava se recuperando e não apresentava sintomas de Covid-19, mas que foi transferida para a UPA 24 de Camocim, sem autorização dos familiares, para realizar o teste de Covid-19.
Em áudio enviado através de mensagem de whastsapp, os parentes da paciente questionaram a ação dos hospital e ficaram preocupados com o que poderia acontecer com a saúde da mesma.
O vereador Erasmo, ao questionar a ação, lembrou que dos 184 municipios do Ceará, somente 04 perderam o controle."Camocim perdeu", disse e indagou sobre os motivos de se transferir um paciente para UPA, que é o maior foco de Covid-19 no município.
O presidente da República, Jair Bolsonaro publicou a MP (medida provisória) nº 984, que torna o “direito de arena” uma exclusividade da equipe “mandante” dos jogos esportivos. Ou seja, só o “time da casa” é quem tem os direitos de transmissão dos eventos e pode negociar diretamente os direitos com a emissora que quiser.
Assim, o texto tem potencial de favorecer os times e prejudicar a TV Globo. Isso porque, antes da MP, a transmissão das partidas só podia ser feita por uma emissora que tivesse concluído negociações com os 2 times. Agora, como o texto dá a um único clube o “direito de arena”, possibilita que a entidade esportiva negocie com outras empresas e faça transmissões online.
O presidente também alterou o período mínimo do contrato dos jogadores. Antes da MP, a vigência não podia ser inferior a 3 meses (ou seja, 90 dias). Agora, Bolsonaro permite que o tempo mínimo de contrato seja de um mês durante a pandemia do Coronavírus.
Há 130 anos, um grupo de imigrantes italianos chegou ao Brasil e fundou uma colônia agrícola no Paraná. Como todos os imigrantes, traziam sonhos e muita esperança na bagagem. Entretanto, estes também vinham movidos por uma ideologia: liderados por Giovanni Rossi (1856-1943), escritor, engenheiro agrônomo e médico veterinário de Pisa, na Toscana, queriam implementar no Brasil uma comunidade anarco-socialista, batizada de colônia Cecília.
"A colônia Cecília, experiência que buscou pôr em prática os princípios anarquistas e que nasceu em 1890 no Estado do Paraná, é o aspecto mais conhecido do anarquismo italiano no Brasil e sua primeira manifestação. Todavia, existem muitas impressões falsas sobre essa experiência, uma vez que a imagem da Cecília, que transparece nas obras sobre o anarquismo e nas obras de ficção que lhe foram consagradas, deve-se mais à lenda do que à realidade", pontua a pesquisadora Isabelle Felici, professora de estudos italianos da Universidade de Montpellier, em artigo acadêmico sobre a empreitada intitulado A Verdadeira História da Colônia Cecília de Giovanni Rossi.
"É muito provável que, se a lenda não se tivesse apoderado da história da Cecília, transmitindo uma versão desviada da verdade, a experiência comunitária não teria impressionado tanto as imaginações."
O Brasil tem assistido a um aumento no número de escolas cívico-militares não apenas no ensino público.
Há também um avanço de colégios particulares de inspiração militar, administrados por ex-policiais, agentes da reserva do Exército ou mesmo por gestores que veem no avanço do conservadorismo no país e na "busca dos pais por mais disciplina" uma oportunidade de negócio.
A reportagem identificou mais de uma dezena de unidades particulares distribuídas entre Ceará, Brasília e Paraná.
Assim como tem acontecido em escolas por todo o país, por conta da pandemia as aulas presenciais foram interrompidas e o modelo de ensino, adaptado para lidar com a necessidade do isolamento social.
No Paraná, uma associação de policiais militares lançou um colégio particular há dois anos e, atualmente, já conta com outros seis espalhados pelo Estado.
No Ceará, sócios de uma universidade lançaram a proposta em 2020 com o intuito de atrair pais interessados em uma educação "mais rígida".
Já a capital federal assistiu em 2019 ao surgimento e desmobilização de uma rede de escolas de "ensino militarizado", que vendeu parte das unidades e fechou outras após passar por uma série de problemas financeiros.
O termo "cívico-militar", no caso das escolas particulares, não é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou pelo Exército, restringindo-se às escolas públicas no âmbito do programa lançado pelo governo federal em 2019. A gestão Jair Bolsonaro tem apostado no aumento de unidades públicas que utilizam o modelo, prometendo 216 delas em 26 Estados nos próximos anos.
Embarcações levam donativos, acesso à saúde e até casamentos coletivos
Por Carlos Molinari - Repórter da TV Brasil - Ilha do Marajó (PA)
O Navio Auxiliar Pará – vasta embarcação da Marinha do Brasil com 56 metros de comprimento – vai se movendo lentamente pelos furos e estreitos dos rios amazônicos. Das margens, surgem rabetas (barquinhos com motor traseiro) e catraias (canoas a remo) com crianças sozinhas, mães com muitos filhos, homens sem camisa. Eles esperam algum donativo – uma roupa, uma comida. É a triste realidade das populações ribeirinhas, literalmente, à margem da cidadania.
Moradores de comunidades ribeirinhas do arquipélago de Marajó se aproximam do Navio Auxiliar Pará. - Marcelo Camargo/Agência Brasil
O donativo pode matar a fome por um dia, mas o navio que, vagarosamente, vai cortando as áreas isoladas da floresta, leva um privilégio para o povo da região: o acesso à saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um médico para cada mil habitantes. A Ilha do Marajó, com seus 16 municípios – oito deles com os piores Índices de Desenvolvimento Humano do país – tem 0,12 médicos por mil habitantes. Ou seja, um profissional para atender mais de 8.300 pessoas. Para efeitos de comparação, Brasília, a capital do país, tem 5,1 médicos por mil habitantes.
A propagação de conteúdos falsos promove a quebra do sentimento de confiança e faz com que as pessoas se sintam desamparadas, conforme descreve Kamila Fernandes, doutora em Comunicação
Legenda: "Fake news" costumam circular em redes sociais através de usuários que não se preocupam em fazer pesquisas e checar a veracidade do conteúdo
Foto: Camila Lima
Em um momento de pandemia de Covid-19, em que a informação é base para a tomada de decisões, mais do que nunca, é preciso ter cautela. Se o conteúdo desse texto não parece confiável, alguns minutos de pesquisa em outros meios podem garantir um embasamento melhor e mais propriedade para analisar o assunto. A dúvida é necessária e reflete os efeitos da propagação de 'fake news', que, apesar do termo para "notícias falsas", não se classificam como notícias.
Presidente do TSE se baseou na opinião de especialistas de diversas áreas. Para ele, o melhor momento para realizar o pleito seria entre 15 de novembro até 20 de dezembro
Legenda: TSE tem consultado especialistas para buscar soluções viáveis de realização das Eleições 2020 no contexto da pandemia da Covid-19
Foto: EBC
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso defendeu abertamente que haja um adiamento de semanas nas eleições municipais deste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus. A declaração foi dada ao jornal O Estado de S. Paulo. "A sugestão do TSE é uma janela que vai de 15 de novembro até 20 de dezembro”, adiantou.
Para Barroso, está chegando a hora de se ter uma decisão sobre a questão. "Como isso foi encaminhado: eu me reuni por videoconferência com médicos de diferentes especialidades altamente respeitados nas suas áreas. Todos eles opinaram no sentido da conveniência de se adiarem as eleições por algumas semanas. Pela percepção que, possivelmente em setembro, a curva da doença já estaria decrescendo. Como a gente precisa programar isso com alguma antecedência, sugerimos adiar por algumas semanas. Mas a decisão é do Congresso", explicou.