Powered By Blogger

domingo, 19 de janeiro de 2020

VENENOS DE VESPA E ESCORPIÃO PODEM AUXILIAR TRATAMENTO DE TUBERCULOSE.

Substância tem potencial para quebrar resistência de superbactérias

Por Gilberto Costa - Repórter da Agência Brasil  Brasília
Pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e desenvolvida pelo Instituto de Patologia e Medicina Tropical da Universidade Federal de Goiás (UFG) poderá criar alternativas de tratamento da tuberculose, a partir dos venenos do escorpião e das vespas. O veneno desses insetos (artrópodes) contém pedados de proteína, chamados de peptídeos, que têm ação antimicrobiana.
Esses peptídeos protegem vespas e escorpiões de contágios, porque se fixam na parede das bactérias e não permitem que haja troca de nutrientes com o meio externo e, assim, provocam a morte das bactérias. Os cientistas da UFG conseguiram modificar a proteína, aplicar em testes com camundongos para verificar o efeito sobre diversas doenças. Eles colheram bons resultados contra a tuberculose.
Ana Paula Junqueira Kipnis, pesquisadoras da UFG
Ana Paula Junqueira Kipnis, pesquisadoras da UFG - Ana Fortunato/Secom/UFG
“Não tem como a bactéria montar um mecanismo de resistência”, assinala Ana Paula Junqueira Kipnis, coordenadora do projeto e professora do Instituto de Patologia e Medicina Tropical.

ESTUDANTES CRATENSES DESENVOLVEM PROTETOR SOLAR A PARTIR DO BURITI.

O objetivo é oferecer um produto mais barato que o convencional para agricultores. Desenvolvido com um fruto encontrado em abundância no Cariri, o filtro ainda está em fase de testes.

Fonte:/Região/camocimsolmar.blogspot.com
Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, Eron Pinheiro e Fidel Morais criaram produto a partir da emulsãoFOTO: ANTONIO RODRIGUES
Muito presente nas regiões do cerrado, Pantanal e Amazônia, o buriti traz muitos benefícios ao corpo humano, já que é rico em cálcio, ferro, proteínas, dentre outros. De tão diversificado, o fruto também presta outro "serviço" à saúde pouco conhecido: a proteção da pele.
Por isso, os estudantes Fidel Morais, 17, e Eron Pinheiro, 16, ambos do Crato, estão desenvolvendo um filtro solar, já batizando de Ultra Buriti. A proposta é criar um protetor mais barato que os convencionais para que seja utilizado, principalmente, por agricultores familiares que trabalham sob o sol. O custo médio para 100 ml do produto é de R$ 5, que seriam investidos totalmente nos materiais utilizados para sua fabricação. "São inúmeros casos de doenças relacionadas à pele. A gente quer ajudar a diminuir essa problemática", justifica Fidel.

O FERROVIÁRIO VENCE O HORIZONTE POR 2 A 0 PELO CAMPEONATO CEARENSE E SOBE NA TABELA ;CAUCAIA E BARBALHA EMPATAM.


Caíque marcou os dois gols da vitória coral no estádio Presidente Vargas

Fonte:Jogada
Caíque marcou duas vezes na vitória coral e chegou aos três gols na campeonato.Foto: Thiago Gadelha / SVM
Sob o comando do técnico Anderson Batatais, o Ferroviário chegou a segunda vitória seguida no Campeonato Cearense. Na tarde deste domingo (19), o Tubarão da Barra recebeu o Horizonte, pela 6ª rodada, e venceu pelo placar de 2 a 0, no estádio Presidente Vargas. Artilheiro da equipe coral com três gols, Caíque marcou aos 18 do primeiro tempo e oito da segunda etapa os tentos que fizeram o Peixe chegar ao 3º lugar.