De acordo com Antônio Carlos Ferreira, produtor cultural e presidente da Fundação Cultural José Benício Medeiros, o evento se destaca pela tradição histórica, tendo como foco o Baião
Com o propósito de resgatar a importância do Baião nas tradições piauienses como elemento identitário da cultura popular, a III edição da Festa do Baião será realizada em Teresina, no Parque da Cidadania, no dia 9 de dezembro. A ideia é fazer com que as manifestações culturais típicas do município de União sejam divulgadas para um maior número de apreciadores, contribuindo para a realização de um intercâmbio cultural.
De acordo com Antônio Carlos Ferreira, produtor cultural e presidente da Fundação Cultural José Benício Medeiros, o evento se destaca pela tradição histórica, tendo como foco o Baião. “É importante ressaltar a importância do Baião nas tradições de União, bem como de todo o Piauí, estimulando um processo comunicativo que busca a coesão social e o incentivo à autoestima das comunidades que ainda preservam essa manifestação tão importante da nossa história”, afirma o produtor.
“É importante que a nossa lei de incentivo consiga apoiar eventos assim, que valorizam a cultura popular e ajudam a manter viva uma tradição presente no nosso estado”, diz o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, ao se referir ao Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (Siec).