Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de abril de 2018

O BRASIL TEM SIM, TERREMOTOS E HÁ REGISTRO ATÉ DE TREMOR COM 'PEQUENOS TSUNAMIS'.

Evanildo da Silveira

Rachadura na Terra por terremoto
Direito de imagemGETTY IMAGES
Image captionTerra rachada por tremores, em foto de arquivo; Brasil tem pequenos terremotos semanalmente, mas muitos passam despercebidos
Pouco antes das 11h da manhã de 2 de abril, funcionários de prédios altos da avenida Paulista, em São Paulo, levaram um susto. As edificações começaram a balançar, a ponto de algumas terem de ser evacuadas. Era o reflexo de um terremoto de 6,8 pontos na escala Richter no sul da Bolívia.
Por certo, muita gente lembrou da ideia muita difundida de que o Brasil é um país onde esses fenômenos não ocorrem. Essa certeza não passa de um mito, no entanto. Tremores são registrados praticamente todas as semanas no território nacional.
Segundo o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), a grande maioria deles não é percebida pela população. "São tremores de magnitudes baixas, menores que 3,0, registrados pelos sensores espalhados pelo país e que somente são sentidos pelas pessoas quando ocorrem próximos aos centros urbanos", explica.
Seu colega no Centro, Marcelo Assumpção, coordenador da Rede Sismográfica Brasileira, acrescenta que não existem de fato terremotos no Brasil com a mesma frequência e força dos registrados em outros países mais ativos. "No Chile, por exemplo, ocorrem tremores de magnitude 5,0 quase toda semana", diz.
"Já no Brasil apenas uma vez a cada 5 anos. Nosso país também pode ter sismos de magnitude 6,0 (suficientes para provocarem danos muito sérios se ocorrerem próximo a alguma cidade grande) uma vez a cada 50 anos, em média."
Os registros históricos confirmam essas informações. Um dos primeiros brasileiros a sentir e registrar um terremoto foi ninguém menos que o imperador D. Pedro 2º, que, às 15h do dia 9 de maio de 1886, percebeu a terra tremer sob seus pés, quando se encontrava em seu palácio, em Petrópolis (RJ). Segundo o sismólogo José Alberto Vivas Veloso, pesquisador aposentado e ex-chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), a magnitude estimada do abalo foi de 4,3 pontos.

PRAZO PARA PEDIDO DE ISENÇÃO DO ENEM DE 2018 É AMPLIADO.

Segundo o Inep, a ampliação tem como objetivo dar mais tempo para que os participantes possam se adequar as novidades desta edição

 por Estadão Conteúdo/via/Nacional
Prazo para isenção da taxa de inscrição do Enem começa na segunda-feira (2)
O pedido de isenção na taxa de inscrição deve ser feito, exclusivamente, pelo endereço site do Enem ( Foto: Arquivo )
O prazo para a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi ampliado até o dia 15 de abril. Antes, os candidatos tinham até o dia 11 de abril para fazer o pedido. 
A ampliação do prazo também vale para os que precisam justificar a ausência na edição de 2017, o que é obrigatório para quem teve direito à gratuidade na edição do ano passado, mas faltou aos dois dias de aplicação, e ainda quer requerer a isenção no Enem 2018.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), responsável pela prova, a ampliação tem como objetivo dar mais tempo para que os participantes possam se adequar as novidades desta edição, garantindo, assim, a isonomia a todas as pessoas com direito à gratuidade da taxa de inscrição do Exame. 
Para o Enem 2018 tem direito à isenção o participante que:
- Tenha concluído o ensino médio, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;
- tenha participado do Encceja 2017, na modalidade do ensino médio e que tenha obtido proficiência que permita certificação na área de conhecimento em que se inscreveu;

TRAGÉDIA EM CAMOCIM-CE: ADOLESCENTE DESAPARECE NA PRAIA AO CAIR DO PÍER.


Uma verdadeira tragédia aconteceu por volta das 15h45 desta segunda-feira, 09. Um estudante de apenas 13 anos desapareceu nas águas do Rio Coreaú, mais precisamente na praia do Píer.
De acordo com informações repassadas para o blog Camocim Polícia 24h, o estudante José Inácio de Sousa Nascimento estaria participando de uma competição esportiva que envolve alunos de escolas da rede pública do município e teria disputado uma partida no ginásio municipal por volta das 14h30. Após o jogo, o jovem acompanhado de alguns amiguinhos se combinaram e foram tomar um banho na praia próximo ao Píer. De acordo com os relatos de um dos adolescentes, a vítima estava no modo flutuante do Píer quando escorregou e caiu na água, sendo logo levado pela forte correnteza. O garoto imergiu e não mais apareceu. Todos se desesperaram e iniciaram a procura ao adolescente. Momentos depois a polícia foi acionada e compareceu ao local. Com a ajuda de pescadores e redes de pescas, uma equipe do corpo de bombeiros de Sobral já iniciou as buscas ao adolescente. Vale salientar que apesar de ser um ponto turístico, o Píer de Camocim não possui guarda vidas de forma fixa. José Inácio é aluno do 8º ano da Escola Natália e reside na Rua Esperantina, no bairro Boa Esperança.