Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de junho de 2017

'DEVORADO' PELO MAR, TITANIC PODE DESAPARECER EM BREVE.

Jasmin Fox-Skelly

Restos do TitanicDireito de imagemNOAA/SCIENCE PHOTO LIBRARY
Image captionOs restos do Titanic nas profundezas do Atlântico
Quando o opulento RMS Titanic partiu em viagem, em 1912, ninguém poderia ter previsto seu estado atual - reduzido a um casco enferrujado no fundo do oceano Atlântico. Mas ao menos resta algo do navio, mais de um século depois de sua infeliz jornada transatlântica.
Só que cientistas acreditam que, em algumas décadas, pode ser que não sobre mais nada do navio. Tudo por causa de uma espécie de bactéria que está aos poucos comendo seu casco de ferro.
Robert Ballard, oceanógrafo da Universidade de Rhode Island em Narragansett, descobriu o navio naufragado em 1985. O que não se sabia na época era que a descoberta só aconteceu por causa do envolvimento de Ballard em uma missão secreta da Marinha britânica para localizar os restos de dois submarinos nucleares americanos que afundaram durante a Guerra Fria. O Titanic apenas foi encontrado entre os dois submarinos.
Na época da descoberta, o navio estava impressionantemente preservado. Por estar 3,8 km abaixo da superfície, submetido a pouca luz e pressão intensa, se tornou inabitável para a maioria dos tipos de vida, o que atrasou a corrosão. Depois de 30 anos, porém, o casco está enferrujando por causa de bactérias que corroem metal. Alguns pesquisadores agora dão um prazo de validade de 14 anos até que o navio desapareça para sempre.

MPF/CE PEDE INVESTIGAÇÃO DE DENÚNCIA SOBRE SUPOSTA CORRUPÇÃO NO ADUTOR CASTANHÃO.

Ministério Público quer que Justiça Federal abra um inquérito para apurar se houve fraude e pagamento de propina em obra da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, em 2005

Fonte:DN/Regional
castanhao
Cartel entre empreiteiras teria fraudado a licitação e o contrato da SRH para as obras do Adutor Castanhão, após pagamento de propina a gestores públicos ( Foto: Ellen Freitas )
Após delatores da Operação Lava Jato afirmarem que houve fraude e pagamento de propina durante a construção do Adutor Castanhão, um sistema de transposição de água para Fortaleza, o Ministério Pública Federal no Estado (MPF/CE) solicitou à Justiça Federal a abertura de um inquérito para investigar a denúncia. A obra, licitada pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), ocorreu em 2005, durante o governo de Lúcio Alcântara.
De acordo com os delatores, que são ex-executivos do Grupo Odebrecht, um cartel entre empreiteiras fraudou a licitação e o contrato da SRH para as obras do Adutor Castanhão, após pagamento de propina a gestores públicos, o que assegurou vantagens às empresas tanto na licitação, realizada em 2005, quanto na execução do contrato.
Conforme o procurador da República Rômulo Moreira Conrado, o inquérito vai permitir o aprofundamento das investigações e esclarecer a participação de cada uma das pessoas envolvidas no esquema. Entre os possíveis delitos estão: corrupção ativa e passiva, usurpação de função pública, conluio em processo licitatório, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

EM CAMOCIM-CE, POPULARES ENCONTRAM DOIS GOLFINHOS MORTOS.


Por volta de 14h30 de domingo, populares informaram para a polícia que dois golfinhos mortos haviam encalhados na Praia da Travessia das Balsas, em Camocim. Uma equipe da Força Tática foi ao local e encontraram os dois golfinhos. Pescadores que estavam no local disseram que provavelmente os golfinhos teriam morridos enroscados em redes de pescas, pois estes costumam comer os peixes presos às redes e muitas vezes acabam também se enroscando.
Quanto à espécie do golfinho (algumas pessoas chamam de boto), tudo indica que se trata de um "golfinho cinza” (ou boto-cinza, Sotalia guianensis) com coloração cinza, como o próprio nome diz, na região dorsal e duas camadas laterais de cinza mais claro. Pode chegar a medir 2,22 m e pesar 121 kg enquanto o filhote nasce com cerca de 90 a 106 cm.
Uma equipe do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) compareceu ao local, coletou os dados e tomou as providências cabíveis.

Outros casos