Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

CONHEÇA O MESENTÉRIO:O NOVO ÓRGÃO DO CORPO HUMANO.

Até pouco tempo, o chamado mesentério era apenas um ligamento do aparelho digestivo. Mas, ao fim de um estudo que durou mais de seis anos, cientistas agora acreditam que a estrutura é, na verdade, um órgão único e contínuo. “A descrição anatômica de cem anos atrás era incorreta. Este órgão está longe de ser fragmentado. É uma estrutura simples, contínua e única”, assinalou J. Calvin Coffey, pesquisador do University Hospital Limerick, na Irlanda, responsável pela equipe que realizou a descoberta do mais novo órgão do corpo humano.

A reclassificação foi publicada em um artigo assinado por Coffey e por seu colega Peter O’Leary na prestigiada revista científica The Lancet Gastroenterology & Hepatology . “No estudo, que foi revisado e aprovado por colegas, dizemos que agora temos um órgão no corpo que até esta data não era reconhecido como tal”, assinalou Coffey.

NO CEARÁ PACIENTE RECEBE ÓRGÃO TRANSPORTADO NO AVIÃO DA FAB.


Doador de Maceió teve fígado transportado para Fortaleza para cirurgia.
Paciente de Boa Vista estava na fila de espera desde outubro em Fortaleza.

Do G1 CE

Após decreto, CE recebe transporte de órgão em avião da FAB: 'Vida salva' (Foto: Halisson Ferreira/TV Verdes Mares)Primeiro órgão transportado pela FAB aconteceu em junho de 2016. (Foto: Halisson Ferreira/TV Verdes Mares)

Uma paciente que se encontrava em estado crítico recebeu nesta quarta-feira (4) um transplante de fígado de um doador da cidade de  Maceió, em Alagoas. Conforme Huygens Garcia, chefe do setor de transplante do Hospital Universitário Walter Cantídio, o procedimento só foi possível após decreto presidencial que disponibilizou uma aeronave da Força Aérea para o serviço.
O órgão, ainda segundo o médico, era de um jovem de 17 anos que morreu após uma hemorragia cerebral ocasionada por um aneurisma. Após autorização da família e por não haver transplante de fígado em Maceió, o Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde, abriu o ranking de registros mais graves e identificou a paciente internada no Ceará. No entanto, um voo comercial poderia inviabilizar o procedimento. "Se fosse necessário esperar por um voo comercial, o transporte seria prejudicado e o transplante não seria possível", relata Huygens Garcia.
O médico terminou o procedimento na paciente de 40 anos por volta das 21 horas. Ela é de Boa Vista, Roraima, e estava internada desde de outubro de 2016 no hospital aguardando um transplante.

DOENÇA AFETA 30% DOS POMARES DE GOIABA NO CENTRO-SUL DO CEARÁ.


A aposta que a princípio deu certo, torna-se inviável com a infestação de nematoides

 por Honório Barbosa - Colaborador/DN Regional



Image-0-Artigo-2183815-1
Cariús foi um dos municípios pioneiros no plantio de goiaba na região, mas a praga afetou severamente o cultivo da fruta ( Foto: Honório Barbosa )
Iguatu. Cerca de 30% dos pomares de goiabeira nos municípios de Jucás, Cariús e Iguatu, na região Centro-Sul cearense, já foram atingidos por nematoide, uma doença conhecida popularmente por "vermes redondos", que destrói a raiz da planta, impedindo o ciclo natural de alimentação. A praga torna o plantio antieconômico, inviabilizando a produção.
O agrônomo José Teixeira Neto, que incentivou o plantio de goiabeira na região, lamentou a infestação do parasita. Ele estima que nos três municípios há cerca de 50 hectares cultivados de goiaba da variedade paloma. "Há dois anos que a doença surgiu e continua avançando, afetando drasticamente os pomares. Muitas áreas contaminadas já foram abandonadas ou erradicadas", observou.
Teixeira estima que em Jucás o ataque da praga foi maior, chegando a 50% dos pomares. Havia 20 hectares cultivados. Na localidade de Corredores, naquele Município, José Valderi já substituiu o plantio de goiaba por capim para alimentação do rebanho bovino. No Sítio Barro Alto, zona rural de Iguatu, em uma área de dois hectares cultivados por José Bastos, o parasita também afetado a goiabeira.

GESTO DE UM CAVALO NO VELÓRIO DO DONO COMOVE A FAMÍLIA EM CAJAZEIRAS-PB.

Animal parece ter sentido a perda do seu dono. Homem se acidentou no último domingo

Grande fã de vaquejadas, o funcionário público Wagner de Lima Figueiredo teve um enterro emocionante

Cajazeiras - Um cavalo comoveu, nesta terça-feira, a família de um homem que morreu em um acidente de moto, em Cajazeiras, na Paraíba. A queda do
dono aconteceu no último domingo, após as comemorações da virada do ano. 
Cavalo chegou a colocar a cabeça sobre o caixão com o corpo do amigo Foto: Kyioshi Abreu/Divulgação
Centenas de pessoas acompanharam o enterro do funcionário da Prefeitura de
 Cajazeiras (PB) Wagner de Lima Figueiredo, de 34 anos, realizado nessa
 terça-feira, 3. Wagner morreu em um acidente de moto nas proximidades 
do município potiguar de Pau dos Ferros, na segunda-feira, 2. Fã de 
vaquejada, Wagner recebeu homenagem à altura dos amigos vaqueiros, 
que acompanharam, a caráter, o cortejo fúnebre pelas ruas de Cajazeiras.
Dentre as formas de fazer jus à memória vaqueira de Wagner, a família
 resolveu levar o cavalo dele para o sepultamento. No cemitério, o clima
 de comoção parece ter contagiado até mesmo o animal. Vídeo mostra o
 cavalo relinchando irrequieto após ser colocado diante do caixão com o 
corpo do dono. Veja as imagens:

JOVEM DESAPARECIDO EM CAMOCIM-CE.

Um jovem de 18 anos identificado como Paulo César da Conceição Rocha, residente na localidade de Cangalhas, zona rural de Camocim, está desaparecido desde meio dia de segunda-feira, 02/01.
Segundo uma irmã sua, o jovem reside com seus pais na dita localidade e saiu de casa sem dizer para onde iria. A família está preocupada com o caso, pois o jovem não é usuário de drogas nem de álcool e não tem nenhum problema com seus pais, por isso mesmo não teria motivo pra ir embora de casa sem mais nem menos

Quem souber informações sobre o paradeiro do jovem, ligar para o 190, para o 3621 6476 ou 9 9233 3310.

Fonte:Camocim Polícia 24hs/jornal de camocim