Powered By Blogger

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

PESQUISADORES BRASILEIROS CRIAM POMADA CONTRA PICADA LETAL DE ARANHA.

Evanildo da Silveira

PomadaDireito de imagemDIVULGAÇÃO
Image captionSegundo a pesquisadora Denise Tambourgi, a pomada é feita à base de tetraciclina, substância conhecida e já usada como antibiótico
Ela é pequena, com um tamanho que varia de 0,6 mm a 2 cm, mas pode causar um estrago considerável. Todos os anos, a aranha-marrom (Loxosceles sp) pica cerca de 7 mil pessoas no Brasil - 7.441, em 2016, último dado disponível do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.
O veneno dela pode causar necrose da pele, falência renal e até a morte das vítimas - seis, naquele ano.
Para diminuir esses problemas, cientistas do Instituto Butantan (IB) desenvolveram uma pomada, cujos efeitos curativos já foram comprovados em testes realizados em cultura celular e animais.
Segundo a pesquisadora do IB, Denise Tambourgi, principal responsável pelo trabalho, a pomada desenvolvida é feita à base de tetraciclina, substância conhecida e já usada como antibiótico. "Utilizamos numa concentração abaixo da que seria microbicida, no entanto", explica.
"Ou seja, menor do que a necessária para ser considerado antibiótico. Mas a empregamos em uma dosagem capaz de interferir na atividade da esfingomielinase D, proteína que é o componente principal do veneno da aranha e que está envolvida no processo de inflamação e de destruição do tecido (necrose) e outros efeitos."

MORADOR EM VIADUTO DE FORTALEZA-CE; EX-PEDREIRO DEPENDE DE DOAÇÕES PARA ALIMENTAR O CORPO E A ALMA .

Em situação de rua há três anos, José Isaías precisou abandonar a casa onde morava em Fortaleza, construída com as próprias mãos

Fonte:Por  


Sonho de José parece óbvio em se tratando de quem vive sem teto: ter uma casinha construída com as próprias mãos.FOTO: FABIANE DE PAULA

Se as ruas são casas e nelas vivem famílias, as mesmas vias sem endereço que abrigam Jesus há 14 anos se tornaram cômodos para José há três. Novato na vida incerta da falta de teto, mas veterano de vivências, o ex-pedreiro José Isaías da Conceição acumula 58 anos de idade e um punhado denso de frustrações – por causa de conflitos alimentados pela violência urbana, ele foi expulso da residência que construiu para viver, calejando as mãos no cimento grosso, e encontrou um viaduto de Fortaleza como destino possível para passar os dias.
A migração de uma comunidade na Praia do Futuro para um barraco à beira de uma das vias mais movimentadas da Capital, a Avenida Antônio Sales, se deu a pedido da mãe, única consanguínea de quem sente falta – porque dos quatro filhos que teve com a ex-companheira, não tem contato com nenhum. “Nunca me ajudaram nem ligaram, por que eu vou sentir?”

HOMEM ABRE FOGO NA CATEDRAL DE CAPINAS-SP; E MATA QUATRO PESSOAS E SE SUICIDA .

As primeiras informações indicam que o atirador teria disparado contra oito pessoas que rezavam no local

Fonte:DN/http://diariodonordeste.verdesmares.com.br
Segundo a PM, o suspeito se matou após o ataque - ele portava uma pistola 9 mm e mais um revólverFOTO: Ari Ferreira/AFP
Ao menos quatro pessoas foram mortas a tiros na Catedral Metropolitana de Campinas (SP), no início da tarde desta terça-feira, 11, segundo o Corpo de Bombeiros. A principal suspeita é de que um grupo de pessoas foi atacado por um homem, ainda não identificado, que entrou na igreja e atirou contra os fiéis. Segundo a PM, o suspeito se matou após o ataque - ele portava uma pistola 9 mm e mais um revólver.
Os tiros foram disparados no momento em que ocorria a missa das 12h15. A PM diz ter registrado um chamado pelo 190 às 13h25, com uma pessoa dizendo que um homem entrou na catedral, fez os disparos e, na sequência, se matou.
Outras quatro pessoas foram atingidas pelos disparos e sobreviveram. Elas foram socorridas pelos bombeiros e pelos médicos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levadas para hospitais da cidade.
Os bombeiros informaram que os sobreviventes vão passar por cirurgia para a retirada dos projéteis que atingiram partes vitais.