Powered By Blogger

domingo, 2 de junho de 2019

DOENÇA POUCO CONHECIDA AMEAÇA REBANHO BOVINO.

Especialistas avaliam que o maior desafio para combater a tripanossomose é o diagnóstico correto da doença, ainda desconhecida entre produtores. De acordo com veterinários, o causador da doença não ameaça a saúde humana.

O risco é silencioso e real, apontam especialistas em bovinocultura. O Trypanossoma vivax, um protozoário responsável pela tripanossomose, enfermidade que afeta as células vermelhas do sangue, provocando anemia e outros sintomas, vem gerando diversos prejuízos em rebanhos no Ceará.

"Animais estão morrendo e muitos proprietários desconhecem a verdadeira causa. Essa doença já matou milhares no Brasil e dizimou rebanhos inteiros na África", aponta o médico veterinário Kolowiskys Dantas, preocupado com o avanço da doença. Ele é o secretário de Desenvolvimento Agropecuário de Quixeramobim, onde está concentrada a maior bacia leiteira do Ceará.

ATLÉTICO/CE VENCE O ALTOS/PI,MANTÉM 100% E SE CLASSIFICA PARA O MATA-MATA DA SÉRIE D DO BRASILEIRÃO DE 2019.


A Águia da Precabura conquistou o triunfo no Presidente Vargas (PV) com gol do meia Zizu

Fonte:Jogada/
Camisa 10, Zizu aproveitou cobrança de escanteio para garantiu o triunfo cearenseFoto: Kely Pereira / Atlético Cearense
Atlético/CE está classificado para o mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro. Jogando no estádio Presidente Vargas (PV), neste sábado (1º), a Águia da Precabura venceu o Altos/PI por 1 a 0 e garantiu a liderança do grupo A5 com 100% de aproveitamento.
Comandado pelo técnico Luan Carlos, a equipe ganhou as cinco partidas que fez na competição, totalizando 15 pontos, e ficou na ponta do chaveamento formado também por Central/PE Maranhão. O gol do triunfo foi marcado pelo meia Zizu, que aproveitou cobrança de escanteio de Dan para testar no fundo da rede, aos 36 do primeiro tempo.

APÓS SONHOS,EX-VIGILANTE APRENDE ESCULPIR PEÇAS EM MADEIRAS.

O agora artesão, que migrou da capital cearense para o interior do Estado, conta que aprendeu o ofício através de sonhos. Ele construiu sua própria oficina, às margens da CE-292, em Nova Olinda, onde fabrica e vende as peças.

Fonte:Região/
Mestre Manu construiu sozinho, com as próprias mãos, uma oficina de taipaFOTO: ANTONIO RODRIGUES
Há quase quatro anos, Francisco Emanuel Cunha de Freitas, 45, deixou o bairro Bom Jardim, em Fortaleza, para morar no sítio Zabelê, na zona rural de Nova Olinda, terra natal de sua esposa, Cícera Umbelino. Depois de largar o emprego de vigilante na capital cearense, buscou recomeçar a vida, ainda sem muita perspectiva. Até que, em um certo dia, depois de ter um sonho, resolveu esculpir um esqueleto de dinossauro de madeira.
No meio do mato, encontrou um pedaço ideal para o crânio e, mesmo sem nunca antes ter esculpido, começou. Agora, batizado de Mestre Manu, o artesão não parou mais. Bonecos, casinha de cachorro entre outras obras saem de suas mãos.