Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

'MEU CORPO ESTÁ PARANDO': A ATLETA QUE MUDA DE CATEGORIA COM O AVANÇO DA DOENÇA RARA.

Camilla Costa*

Susana Schnarndorf RibeiroImage copyrightCPB
Image captionGaúcha, que foi campeã mundial em 2013, já mudou de categoria quatro vezes para continuar competindo na natação
Ao contrário de muitos atletas que se preparam para uma competição olímpica com a perspectiva de um desempenho cada vez melhor, a nadadora gaúcha Susana Schnarndorf Ribeiro chega à Paralimpíada do Rio de Janeiro sabendo que está pior do que há dois anos e que continuará sendo assim.
"Atualmente, tenho 40% de capacidade respiratória. Agora diminuiu muito o número de braçadas que eu dou sem respirar. Já cheguei a passar mal, ter queda de pressão. É complicado para uma nadadora não ter ar", diz à BBC Brasil.
"Sei que não faço mais o tempo que fazia antes, mas me preparei muito para esses Jogos. Farei o melhor que consigo agora."
Aos 48 anos, Susana convive há 12 com a Atrofia de Múltiplos Sistemas (MSA), uma doença degenerativa rara que limita gradualmente o movimento, a respiração e outras funções autônomas do organismo.
"Meu corpo está parando de funcionar comigo viva. Eu tenho que brigar com ele", afirma.

A INESPERADA CONTINUAÇÃO NA VIDA REAL DA HISTÓRIA QUE INSPIROU O FILME 'COMER,REZAR, E AMAR'.

Elizabeth Gilbert

Image copyrightAP
Image captionElizabeth Gilbert ganhou fama internacional com "Comer, Rezar, Amar".
O romance autobiográfico de Elizabeth Gilbert, Eat, Pray Love ("Comer, rezar, amar"), publicado em 2006, tornou-se um bestseller mundial e a repercussão foi grande o suficiente para que fosse adaptado para o cinema - com a escolha de Julia Roberts para dar vida a Gilbert nas telas.
Já o espanhol Javier Bardem foi o encarregado de interpretar o brasileiro José Nunes, por quem, tanto no livro quanto na vida real, a escritora se apaixona.
O casal apareceu ainda em um segundo livro, publicado em 2010, com o títuloCommited (Comprometida).
Mas, em julho do ano passado, a escritora anunciou o fim da relação com Nunes, que no livro e no cinema virou "Felipe".
E a história agora passou por nova reviravolta: com um post em sua conta no Facebook, a escritora declarou publicamente na quarta-feira seu amor pela melhor amiga, Rayya Elias.

CANDIDATOS CEARENSES SE DESTACAM POR APELIDOS INUSITADOS.

Cientista Político acredita que esta é uma maneira de chamar atenção dos eleitores e assim, a campanha ganhar mais visibilidade
O "Garçom do Sinal" é um dos candidatos com apelido inusitado nesta eleição. (Foto: Reprodução/TV Cidade)
O Ceará possui 461.405 candidatos a vereadores que almejam uma vaga nas Câmaras Municipais dos 184 municípios do estado, segundo o registro no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em meio aos milhares de nomes que desejam uma vaga nos Legislativos, é possível encontrar alguns nomes se destacam pela “raridade”. A lista é grande e vai desde o Bill Clinton, candidato de Amontada, 157 km de Fortaleza, até a Loura do Povo, em Varjota, 297 km de Fortaleza. 
Em Fortaleza, nomes como o Garçom do Sinal, conhecido por vender água com traje de garçom nas ruas do Montese, Alexandre do Skate e Araújo Coração de Leão. Alex Pintor, Tio da Pipoca, Biriba Lira e até Bisteca, podem ser encontrados no sistema do TSE. Um dos nomes mais curiosos na disputa por uma vaga na Câmara de Fortaleza, “A Onde É”, cujo apelido é um bordão usado pelo mesmo em suas vendas de pizza no bairro Bom Jardim, teve seu pedido de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O ex-vereador responde judicialmente por lavagem de dinheiro. 

EROSÃO E VENTOS DEGRADAM PRAIAS E AFETAM OS PESCADORES.

Pesca artesanal e captura de mariscos ficam prejudicadas com as alterações ocorridas no oceano e na costa

 por Marcus Peixoto - Repórter/JC
A precaução contra acidentes faz com que os jangadeiros mantenham suas embarcações na praia. Os riscos de naufrágio são comuns neste período do ano, em que a força eólica é quase o dobro da que ocorre no começo do ano ( Fotos: Kid Júnior )
A crise na produção de peixes e mariscos afeta, especialmente, a comunidade dos Balbinos. Os poderes públicos estadual e municipal afirmam que não há ações de curto prazo para atenuar os prejuízos sofridos pelos trabalhadores
Cascavel. Os ventos fortes, bastante comuns nos meses de agosto e setembro, não apenas estão intensificando a erosão na costa desse Município como agravando a produtividade de pescadores e marisqueiras. Os poderes públicos estadual e municipal afirmam que não há ações de curto prazo para atenuar os prejuízos sofridos pelos trabalhadores.
A força dos ventos e a energia que exerce sobre as ondas do mar foram verificadas com maior intensidade há três anos. O avanço marinho sobre as edificações na Caponga, Barra Nova e Águas Belas são bem acentuados. Mas é no Balbino que se verifica maiores perdas pela degradação. Com a intensificação dos ventos, o movimento da areia obstrui desembocaduras, soterra barracas e casas de comerciantes e moradores, e inibe o pescador de ir para o mar. Os que ousam enfrentar as oscilações eólicas já são conscientes dos perigos que podem passar, desde a avaria das embarcações até mesmo naufragar sem a possibilidade de obter socorro.
A crise na produção de peixes e mariscos afeta, especialmente, a comunidade dos Balbinos. Segundo o pescador José Manuel da Silva, não é nenhuma novidade nesta época do ano a jangada ficar mais tempo na praia do que no mar.
Sobrevivência

DISCURSO DE EUVALDETE DESTACA A LUTA PELA INDEPENDÊNCIA DO POVO.

A coligação A Esperança do Povo Vai Vencer de novo que tem como candidatos à Prefeitura Euvaldete Ferro e Mário Roberto. Além deles, estiveram presentes o ex prefeito e liderança política Chico Vaulino, vereadores, candidatos da coligação e comerciantes locais. 

O tom do discurso apresentado foi de busca por independência local, os candidatos ressaltaram a necessidade de mudanças para tornar a cidade mais livre, justa para todos e confirmaram seu apoio à candidatura de Euvaldete Ferro. “Estou aqui para desfazer boatos e confirmar meu total apoio a Euvaldete nessa caminhada árdua. Seguimos fieis aos nossos princípios e honramos nossa palavra. Eu fui traído, mas quem perdeu não fomos nós. Acordo todo dia, faço uma oração e vou para a Câmara lutar por essa cidade e é assim, do lado da nossa Prefeita, que vamos fazer também em 2017”, afirmou o vereador Régis da Ipu sendo bastante aplaudido pelo público. Outra fala que fugiu do padrão de propostas dos candidatos foi a do empresário Fabiano Melo, que junto com a família subiu ao palanque e reafirmou o apoio a coligação 15.