Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

PARA MATAR A DOR DE COTOVELO;WALDIK SORIANO

Fonte;youtube: A carta

SÓ PRA RECORDAR E SER FELIZ

Fonte:youtube;Dormir na Praça

PARÓQUIA E SANTUÁRIO DE CANINDÉ-CE RECOMEÇA CICLO DE FESTEJOS DE SÃO FRANCISCO.

por 

No próximo sábado, 3 de fevereiro, a Paróquia-Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé, recomeçará mais um ciclo de festejos em homenagem ao protetor do sertanejo. Nesta data é comemorado Dia do Romeiro e para comemorá-la, além dos momentos de orações a paróquia do segundo maior santuário franciscano do mundo pretende realizar o show Santuário da fé, oração, cultura e paz.
De acordo com a divulgação feita pela paróquia-santuário o tema deste ano foi definido. Será: O romeiro de São Francisco leva a paz no coração. Às 6h9h e 16h haverá celebrações na basílica, e na quadra da gruta, onde também será realizada a missa festiva, às 18 horas e logo depois os devotos se reunirão na praça da basílica para assistirem ao show especial.
Dia do Romeiro foi instituído pela Câmara Municipal de Canindé através da lei Nº 1.872, de 2 de março de 2005, apoiada pela Paróquia de São Francisco das Chagas. A data tem como objetivo homenagear os romeiros peregrinos e todos os devotos, que além de expressar a sua fé e devoção, contribuem para o desenvolvimento da cidade, acrescentou a paróquia.

CIENTISTAS CORREM CONTRA O TEMPO PARA ESTUDAR O ANIMAL SÍMBOLO DO BRASIL AMEAÇADO DE EXTINÇÃO.

Paula Adamo Idoeta - @paulaidoeta

Tatu-bola
Image captionHá temores de que o tatu-bola seja extinto nos próximos 50 anos | Foto: Devian Zutter
Em uma área isolada de Caatinga entre o Piauí e o Ceará, um grupo de quatro cientistas sai à noite para longas caminhadas, acompanhado de cães farejadores e moradores locais. São necessárias 12 madrugadas de buscas para encontrar cinco tatus-bolas - que têm o habitat analisado, as medidas tiradas e as amostras de sangue, recolhidas naquela que é uma das principais expedições do tipo já realizadas.
A experiência descrita acima foi uma das raras oportunidades de estudar uma espécie que existe apenas no Brasil e que, apesar de ser simbólica - a ponto de ter sido escolhida como mascote da Copa do Mundo de 2014 -, é muito pouco conhecida pelos cientistas, que correm contra o tempo para evitar que ela seja extinta.
Não há números precisos sobre a quantidade de tatus-bolas (Tolypeutes tricinctus) restante na Caatinga brasileira, seu habitat nativo, mas há estimativas de que ela esteja reduzida a menos de 1% de sua população original. E os temores são de que o animal possa ser extinto nos próximos 50 anos.
"É uma espécie ameaçada pelo desmatamento da Caatinga para a agropecuária e porque é muito caçada. O tatu-bola fornece quase 1,5 kg de proteína animal em uma área muito pobre", explica à BBC Brasil Flavia Miranda, coordenadora-técnica do Programa de Conservação do Tatu-bola, iniciado há dois anos pela ONG Associação Caatinga, com financiamento privado da Fundação Grupo Boticário.

PETROBRAS MUDA POLÍTICA DE PREÇOS MAS O GÁS DE COZINHA NÃO BAIXA.

dição do dia 31/01/2018

Com a economia internacional aquecida, a previsão é de mais aumento em 2018, afirma economista.










Faz 13 dias que a Petrobras anunciou a mudança da política de preços pro gás de cozinha e criou uma expectativa de que o botijão ficasse mais barato. Adivinha se ficou?
O preço do botijão de gás numa revendedora de São Paulo era R$ 74,90 no dia 18 de janeiro. O Jornal Nacional gravou a placa pouco antes de entrar em vigor a redução de 5% no valor do gás de cozinha nas refinarias, anunciada pela Petrobras.
Quase duas semanas depois, a equipe voltou na revendedora e o preço nesta quarta-feira (31) continua o mesmo.
Em outra loja, também não houve queda. O botijão custava no dia 18 de janeiro R$ 80, o mesmo valor de desta quarta.

SANGRADOURO DE AÇUDE PODE ROMPER COM AS PRECIPITAÇÕES NO CEARÁ.

FONTE:DN/REGIONAL


Dada como inacabada, a construção do Açude Carnaúbas, em Santana do Acaraú, pode trazer problemas com as chuvas ( Foto: FRANCISCO DAS CHAGAS CARNEIRO )
 por Marcelino Júnior - Colaborador
Santana do Acaraú. Com o fim do período de pré-estação e a expectativa da chegada da quadra chuvosa, para meados de fevereiro, os moradores deste Município do Norte do Estado já se preocupam com um problema que se arrasta há anos. Iniciada em 1992, a construção do Açude Carnaúba, com capacidade para cerca de 11 milhões de m³, não chegou a ser concluída, faltando a finalização, tanto da parede do reservatório, quanto de seu sangradouro. O açude fica em um ponto mais elevado em relação à cidade, a 12Km, tendo, nas proximidades de seu leito, diversas comunidades agrícolas.
A água do reservatório se junta à do Rio Acaraú, que corta a cidade. Daí, o medo dos moradores, que, caso o volume cresça, a ponto de romper a parede do sangradouro inacabado. As famílias reclamam, ainda, da construção particular de um tanque de peixes e a colocação de uma cerca farpada, dentro do leito do açude. "Toda população teme pelo que pode acontecer. Além do espaço estreito do sangradouro, o excesso de capim navalha plantado para o gado é outro problema, já que, arrastado pela correnteza, poderá prejudicar o escoamento da barragem, que pode arrebentar. Se isso ocorrer, a cidade de Santana será inundada", afirma Francisco das Chagas Carneiro, presidente da Associação da Comunidade de Canafístula, uma das dez localizadas abaixo da parede do açude, que somam cerca de cem famílias.

JOSÉ SIEBRA UM HERÓI SOCIAL

por Ricardo Narciso da Rocha
(postado originalmente no Facebook)
José Siebra Lopes foi um homem destemido, nascido em Itapipoca - Ceará, depois de bem criado por seus pais, enquanto criança, era um menino magriço e que, por toda a sua vida se manteria dessa forma: Um homem de estatura mediana, moreno e magro. Já eram os anos cinqüenta e foram anos de grande progresso para o Brasil porque estava no poder presidencial o querido presidente Juscelino Kubitischek de Oliveira. Como era um homem novo e de bom tino comercial, o Senhor Siebra à época mantinha bons contatos com comerciantes da sua cidade natal e com comerciantes de Fortaleza. Também, Siebra, - nome no qual era mais conhecido na cidade -, em tempos de vacas magras nas décadas de 50 para 60 do século 20 tornara-se um vendedor nato, pois, como sabemos o Brasil estava em expansão, no entanto, ainda era um país agrícola. E, mormente, as importações de produtos manufaturados eram praticamente de tudo que você poderia imaginar. Importava-se até agulha de costura, roupas, sapatos dentre outras coisas. O Senhor José Siebra fez cursos de vendas em Fortaleza na grande empresa Singer do Brasil para cada vez mais se aperfeiçoar no que diz respeito a vendas de maquinas de costura. Naquela época era uma febre entre as mulheres que por necessidade tinham que ter uma maquina de costura em casa. Pois muitas famílias não tinham condições de comprar as roupas prontas. Geralmente, elas compravam a fazenda (tecidos), compravam os aviamentos (linhas, agulhas e botões) no comercio e depois como verdadeiras heroínas faziam as roupas do marido e dos filhos em casa mesmo, e claro, utilizando as famosas máquinas Singer. Praticamente a Singer era a maquina de costura que mais vendia no Brasil. Portanto, José Siebra adquiriu a representação das máquinas Singer, saiu de Itapipoca e foi para a cidade de Camocim. Já bem casado com a Senhora Elsanira e desse matrimônio foi presenteado com 12 filhos (Os Siebras de Camocim). Ele chegou à terrinha do peixe exatamente no ano de 1960 com a sua representação das máquinas Singer. Passaram-se alguns anos, ele ficou muito bem de vida e se tornou um grande empresário em vários segmentos do comércio camocinense, como: Eletrodomésticos, barcos de pesca (5), posto de gasolina bandeira BR e vendas de bois para abate no mercado público de Camocim. A loja mais conhecida dele era a Loja Siebra que ficava em frente à Praça Pinto Martins. Porém, a saga dos Siebras estava apenas começando. Porque o José Siebra não tava de brincadeira não. E do amor "roxo" desse casal muito forte na fé e vigor na saúde,

MUNICÍPIO DE CAMOCIM-CE, POLÍCIA MILITAR, MARINHA E GURDA MUNICIPAL ORGANIZAM ESQUEMA DE SEGURANÇA PARA O CARNAVAL 2018.


Seguindo a agenda de reuniões sobre o Carnaval 2018, o município de Camocim, através da Secretaria Municipal da Cultura, realizou, na manhã de ontem, terça-feira 30, na sede da Secult, mais um encontro para debater a segurança e o ordenamento durante o período carnavalesco que acontecerá entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Além dos funcionários da Secult, a reunião também contou com a participação da Polícia Militar, da Capitania dos Portos de Camocim e do Comandante da Guarda Municipal.

Jeová Vasconcelos, Comandante da Guarda Municipal, considerou positiva a reunião. “ Asseguramos à população que junto com as Polícias, Civil e Militar, a Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito de Camocim, realizarão uma fiscalização mais rigorosa, além de campanhas preventivas, tanto nos locais dos eventos, quanto nas praias do Maceió, Barreiras e Ilha do Amor, tendo também o apoio dos Salva-vidas, nas áreas de banho”, concluiu.