Powered By Blogger

terça-feira, 15 de novembro de 2016

AGRICULTORES PRODUZEM MILHO EM MEIO À SECA NO CEARÁ.

A reformulação no sistema de irrigação da propriedade propiciou a retomada da produção em meio à seca

 por Honório Barbosa - Colaborador/DN.Regional
aaa
Na propriedade de Deusdete, como Luís Dias Gouveia é conhecido na região, o verde do milharal contrasta com o cinza da vegetação da caatinga circundante, mas os poços estão secando e espera-se chuva em 2017 ( Fotos: Honório Barbosa )
Ipaumirim. É na adversidade que se encontram soluções para enfrentar as dificuldades. Um exemplo vem deste município na região Centro-Sul do Ceará. Pai e filhos não desistiram do plantio e da criação de animais bovinos e ovinos. Eles investiram em tecnologia simples, irrigação localizada. Resultado: o verde do milharal se espalha na propriedade em contraste com a caatinga seca e cinza ao redor.
O esforço do agricultor Luís Dias Gouveia, 71, conhecido por Deusdete, e dos três filhos vem dando certo. São três safras do grão por ano. O modelo implantado em 2015, na propriedade, no Sítio Ingá, na região de Bananeira, na divisa entre o Ceará e a Paraíba, já incentivou outros 15 produtores rurais no Município.
Modelo típico

A INCRÍVEL HISTÓRIA DO AMPUTADO POR CHOQUE QUE CONSTRUIU BRAÇO COM SUCATA.

BBC

Inventor autodidata de Fortaleza, que é surdo de nascença, construiu próteses com peças descartáveis e utensílios domésticos; trabalho impressiona até especialistas.

Rafael Luis AzevedoDe Fortaleza para a BBC Brasil/via G1 CE

José Arivelton Ribeiro teve o braço direito amputado e desenvolveu habilidade com a mão esquerda para produzir próteses  (Foto: Rafael Luis Azevedo/BBC)José Arivelton Ribeiro teve o braço direito amputado e desenvolveu habilidade com a mão esquerda para produzir próteses (Foto: Rafael Luis Azevedo/BBC)
A vida de José Arivelton Ribeiro nunca mais foi a mesma depois de 5 de setembro de 2012. Naquele dia, a energia da lojinha de eletrônicos da família, em Fortaleza, foi cortada por falta de pagamento.
Como ninguém sabia quando a luz iria voltar, Arivelton decidiu retirar a antena de TV da loja para usá-la em casa. Pendurou-se na janela, no segundo andar, e cometeu um erro quase fatal.
Por descuido, a antena tocou um fio de alta tensão. A descarga de 18 mil volts arremessou Arivelton para dentro da sala, e chegou a derrubar a iluminação dos postes da região.
O choque feriu o pescoço e a língua de Arivelton, e também comprometeu o braço direito, que precisou ser amputado na altura do antebraço.
Seria mais um obstáculo na vida desse cearense de 48 anos, que nasceu surdo e não aprendeu a falar. Mas rendeu uma bela história de dedicação.
Ari, como é conhecido, passa boa parte do dia enfurnado numa oficina de quintal. Em meio a peças recolhidas em depósitos e na cozinha da mãe, colocou na cabeça: irá construir a prótese mais barata existente, para devolver movimentos a si e a qualquer amputado como ele.

PERTO DE VOLTAR À PRIMEIRA DIVISÃO DO BRASILEIRÃO O VASCO DA GAMA AMARGA A SEGUNDA SÉRIE B SEM O TÍTULO

Em 2014, o Cruzmaltino se tornou o primeiro time grande a não voltar para a Série A com o primeiro lugar na era dos pontos corridos

Rio - Ao chegar a 97% de chances de subir para a Série A do Brasileiro, o Vasco está perto da principal meta da temporada. Ainda assim, ficará devendo. Com a vitória sobre o Tupi, o Atlético-GO sagrou-se campeão e acabou com um dos objetivos do time de Jorginho em 2016. De quebra, os goianos aumentaram uma estatística negativa: será a segunda vez dos vascaínos sem conquistar a Série B.
Essa é a segunda vez que o Vasco garante o acesso sem erguer a taçaPaulo Fernandes / Vasco.com.br / Divulgação
Apesar de jogadores e Jorginho admitirem que o título da Série B não acrescenta nada à história do Vasco, todos reforçam que era obrigação clube grande conquistá-la. Tanto que, desde que a Segundona começou a ser disputada por pontos corridos, Grêmio (2005), Atlético-MG (2006), Corinthians (2008), Palmeiras (2013) e Botafogo (2015) foram campeões. O próprio Vasco havia conseguido, com certa facilidade, em 2009.

SARGENTO DA PM BALEADO EM SOBRAL-CE, NÃO RESISTE E MORRE NA SANTA CASA.

Número de agentes de segurança assassinados no Estado chega a 27 no ano

O sargento da Polícia Militar George de Sousa e Silva, 40, morreu, na tarde desta terça-feira (15), na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, onde estava internado desde a madrugada, após sofrer um atentado e ser baleado.
George Silva estava na Casa do Abergado de Sobral, onde era lotado, quando dois homens chegaram a pé ao prédio e efetuaram vários tiros, por volta de meia-noite. O sargento foi atingido no tórax, no fêmur e no punho. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e conduzido à Santa Casa.
Na unidade de saúde, George sofreu três paradas cardíacas e passou por várias cirurgias durante a madrugada e a manhã, em estado gravíssimo. Às 15h, o PM não resistiu aos ferimentos decorrentes de um projétil de arma de fogo que transfixou vários órgãos e às paradas cardíacas e faleceu, de acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.