Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de março de 2018

RECUPERAÇÃO DO RIO DOCE VAI ALÉM DA REPARAÇÃO DOS DANOS DIZ FUNDAÇÃO RENOVA.

  • Brasília
Da Agência Brasil
O diretor-presidente da Fundação Renova, Roberto Waack, disse hoje (22) que a recuperação do Rio Doce vai além da reparação dos danos do desastre de Mariana (MG). “Reparar todas as consequências do rompimento da barragem é uma coisa, vai de 5 a 10 anos. Recuperar do desastre silencioso dos últimos 100 anos de atividades ao longo do rio é outra, vai muito além”.
“O Rio Doce era um rio judiado no dia 4 de novembro [de 2015]. Recuperá-lo é redesenhar o equilíbrio entre a produção e a conservação e depende do engajamento da sociedade na implementação desse redesenho”, disse Waack. Ele participou hoje da sessão especial O desastre de Mariana - soluções sustentáveis para restaurar ecossistemas terrestres e fluviais, no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília.
No dia 5 de novembro de 2015, a barragem do Fundão, da mineradora Samarco, rompeu e causou o maior desastre ambiental da história do Brasil, com o despejo de 50 milhões de toneladas de resíduos de mineração no meio ambiente e a contaminação, com lama tóxica, de 500 quilômetros do Rio Doce. O desastre matou 19 pessoas e destruiu o distrito mineiro de Bento Rodrigues.
A Fundação Renova foi criada para gerir os trabalhos de recuperação do rio e das ações de compensação após o desastre. Ele é constituído de um comitê interfederativo, que monitora e dá o direcionamento técnico das ações de recuperação; de um conselho consultivo que conta com a participação de organizações sociais e acadêmicas e das pessoas diretamente atingidas pelo desastre; além de um painel de especialistas e uma auditoria independente.

94 CIDADES DO CEARÁ ENCONTRAM-SE EM CRISE HÍDRICA.

Segundo a Agência Nacional de Águas, os reservatórios da Região Nordeste têm hoje o seu menor volume

Fonte:DN/Regional

De todos os reservatórios do País, a pior situação é dos açudes do Ceará, que contam com uma cota média de apenas 8,4%, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh); é o caso do Banabuiú, na cidade de mesmo nome ( FOTO: KID JR. )
 por Ana Carolina Curvello - Repórter-Sucursal - Brasília/DF
O Brasil tem 917 municípios em crise hídrica, 94 cidades somente no Ceará, segundo informações do Ministério da Integração Nacional que foram apresentadas nessa quarta-feira (21), em Brasília, no 8º Fórum Mundial da Água. Esse número corresponde aos municípios que estão em situação de emergência por causa da seca até o dia 13 de março.
De acordo com o ministro Hélder Barbalho, a crise hídrica não é mais um problema somente do Nordeste, onde estão a maioria das cidades. Do total de municípios, 211 estão na Bahia, 196 na Paraíba, 153 no Rio Grande do Norte, 123 em Pernambuco, 94 no Ceará, 40 em Minas Gerais, 38 em Alagoas, 18 no Rio de Janeiro, 17 do Rio Grande do Sul, além de registros em outros estados.

EXPOSIÇÃO "ÊXODOS" DE SEBASTIÃO SALGADO CHEGA A CAIXA CULTURAL EM FORTALEZA-CE.

Inédita em Fortaleza, exposição "Êxodos", trabalho icônico do fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, fica aberta a visitação gratuita até o dia 20 de maio

Cena de trabalho tradicional na agricultura. Hoa Binh, Vietnã (1995), que integra a sessão
Cena de trabalho tradicional na agricultura. Hoa Binh, Vietnã (1995), que integra a sessão "Luta pela Terra"

Desde que o mundo é mundo o homem migra. De forma temporária ou permanente, o fluxo de pessoas tem motivos mil: a procura por alimento, a fuga de uma guerra iminente ou, como nos versos de Fernando Catatau, simplesmente porque "lá fora tem um lugar que me faz bem, e eu vou lá". Sebastião Salgado, renomado fotógrafo mineiro, imergiu nesse universo tão duro e particular, resultando num apanhado de registros fotográficos que ele batizou de Êxodos. "É uma história perturbadora, pois poucas pessoas abandonam a terra natal por vontade própria", define ele próprio no projeto.
Êxodos chega a Fortaleza para, até o dia 20 de maio, ser um dos destaques da programação da Caixa Cultural (Praia de Iracema). Ao todo, 60 pôsteres em preto-e-branco compõem a mostra, ainda inédita na Capital, que já é um desdobramento do livro homônimo, lançado em 2000 pela Companhia das Letras.
Assim como na publicação, a exposição encontra-se dividida por temas: "Luta pela Terra", "Refugiados e Migrados", "Megacidades", "África" e "Retratos de Crianças". "Com certeza, a parte das crianças é o que toca mais o público. Foi uma coisa que até o próprio Sebastião falava, que as crianças vinham para a frente da câmera. Talvez como se quisessem perpetuar a imagem delas ali na foto. A exposição toda é de uma beleza desconcertante", avalia Elaine Hazin, diretora da Via Press Comunicação, produtora da mostra que já passou por Salvador, Recife, Curitiba e Brasília (DF).

APROVADOS NA 4ª TURMA DO CONCURSO PARA SOLDADO DA POLÍCIA MILITAR ENTREGAM DOCUMENTAÇÃO.


Teve início ontem, 22, e segue até sexta-feira (23), a etapa de entrega de documentação para os candidatos aprovados para a 4ª turma do concurso da Polícia Militar do Ceará. Os convocados devem comparecer a sede da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) portando toda a documentação exigida no edital, incluindo o comprovante da matrícula online impresso. Aquele que deixar de apresentar a documentação exigida ou que apresentá-la de forma irregular será eliminado do certame.
A homologação das matrículas será publicada na data provável de 28 de março de 2018, no site da Aesp (www.aesp.ce.gov.br). Toda a documentação exigida para a matrícula e a relação dos candidatos convocados está disponível para consulta no Edital nº 009/2018.

Sobre o concurso