Powered By Blogger

domingo, 30 de setembro de 2018

BRASIL PODE PERDER CERTIFICADO DE ELIMINAÇÃO DO SARAMPO, ALERTA OPAS.

Risco existe se surto da doença permanecer por mais de 12 meses

Por Paula Laboissière, enviada especial*  Rio de Janeiro
O Brasil tem até fevereiro de 2019 para reverter os surtos de sarampo registrados em diversas áreas do país – sob pena de perder o certificado de eliminação da doença, concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em 2016. O alerta foi feito pela assessora regional de Imunizações da entidade, Lúcia Helena de Oliveira, durante a 20ª Jornada Nacional de Imunizações, no Rio de Janeiro.
Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.
Opas: casos de sarampo são importados e só ocorrem devido à cobertura vacinal inadequada - Arquivo/Agência Brasil
Dados do Ministério da Saúde mostram que, até 24 de setembro, foram confirmados 1.766 casos de sarampo, dos quais 1.367 no Amazonas e 325 em Roraima.

Há ainda, segundo a pasta, quase 8 mil casos em investigação em ambos os estados, além de casos isolados em São Paulo (3), no Rio de Janeiro (18), no Rio Grande do Sul (29), em Rondônia (2), em Pernambuco (4), no Pará (14) e em Sergipe (4).
Lúcia Helena de Oliveira lembrou que a Venezuela, de onde veio a cepa de sarampo identificada no Brasil, perdeu seu certificado de eliminação em junho deste ano.

CEARÁ SUPERA GARGALOS E SE TORNA MAIS COMPETITIVO EM ENERGIA RENOVÁVEL.

Estado busca modernizar máquina, dando mais dinamismo nas liberações de licenças, além de fortalecer a infraestrutura voltada para o setor

FONTE:DN/NEGÓCIOS; por Bruno Cabral - Repórter
negócios
Terceiro maior produtor de energia renovável do País, o Ceará tem na força dos ventos e na alta incidência de radiação solar suas principais vantagens competitivas para atrair investimentos em geração solar e eólica. Pioneiro em ambos os segmentos, com a instalação da primeira usina eólica, no Mucuripe (2002), e a primeira planta fotovoltaica do País, em Tauá (2011), o Estado irá receber, até 2022, mais 18 parques eólicos e dez usinas fotovoltaicas, adicionando 736 megawatts (MW) de potência a sua matriz renovável. Hoje, são 76 parques eólicos e uma usina fotovoltaica que, juntos, somam 1.956 MW em capacidade instalada.
 
Apesar do pioneirismo e do potencial para geração de energia limpa, o Ceará acabou ficando para trás na última década. De líder nacional, passou para a terceira posição em capacidade instalada, ficando atrás do Rio Grande do Norte (3.839 MW) e Bahia (3.397 MW). E, mesmo considerando os empreendimentos em construção e os já contratados, o Estado poderá ser ultrapassado pelo Piauí, que nos próximos anos irá adicionar 1.152 MW em potência solar e eólica, conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Um dos fatores que fizeram com que o Ceará perdesse espaço no segmento foi a carência de linhas de transmissão, que acabou inviabilizando a instalação de novos empreendimentos. No entanto, com esse gargalo já resolvido, as perspectivas hoje são mais otimistas. Responsável por 14,6% do potencial eólico do País, o Ceará deve recuperar o espaço perdido nos últimos anos, sendo mais competitivo nos leilões de energia.

PESQUISA MOSTRA O IMPACTO EMOCIONAL DO DIABETES.

Dúvidas, medos e ansiedade são o lado oculto da doença

FONTE:DN/VIDA
Diabetes
Segundo pesquisa, embora 80% dos entrevistados acreditem que estão controlando corretamente o diabetes, 1/4 admitiram não seguir a dieta recomendada ( Foto: Divulgação )
O diagnóstico do diabetes, como o de toda doença crônica, traz em si a perspectiva de mudanças na rotina e no estilo de vida. Ao receber a notícia no consultório, várias dúvidas passam pela cabeça do paciente, que teme os limites impostos pela enfermidade e também as consequências para a saúde em longo prazo. São mais de 13 milhões de pessoas no País convivendo com a doença. 
Pesquisa inédita no Brasil realizada pela Minds4Health, a pedido da Sanofi, procurou entender o comportamento das pessoas com diabetes tipo 2. Uma das conclusões é que entrar em estado de negação só atrapalha o controle da doença. Embora 80% acreditem que estão controlando corretamente o diabetes, 1/4 dos entrevistados admitiram não seguir a dieta recomendada, por não abrirem mão dos prazeres da mesa. 
Além disso, 1/3 não faz exercícios físicos e 13% não vai ao médico regularmente. A principal justificativa para não fazer acompanhamento é acreditar que, por já estar tomando medicamentos orais ou insulina, não precisa mais voltar ao médico (17%).
Além da alimentação 

O CEARÁ VENCEU A CHAPECOENSE DE VIRADA POR 3 A 1 E DEIXA A ZONA DE REBAIXAMENTO NA SÉRIE A DO BRASILEIRÃO DE 2018.

Gols do Vovô foram marcados por Valdo, Arthur e Leandro Carvalho

Fonte:Jogada
Ceará comemora
Com gols de Valdo, Arthur e Leandro Carvalho, o Ceará venceu a Chape por 3 a 1, na Arena Castelão. ( Foto: JL Rosa )
Ceará recebeu a Chapecoense, na noite deste domingo (30), e venceu por 3 a 1, naArena Castelão, pela 27ª rodada da Série A do BrasileirãoDoffo abriu o placar para os visitantes. ValdoArthur Leandro Carvalhomarcaram os gols da virada e a vitória foi Alvinegra. Com o resultado, o Ceará sobe para a 15ª posição, com 30 pontos.
O jogo
Em primeiro tempo de pouca intensidade, o Ceará recebeu o apoio de seu torcedor, mas acabou sendo surpreendido pela Chapecoense.
Aos 34 minutos, a bola sobrou dentro da área Alvinegra. Doffo aproveitou para dá um toquinho e abrir o placar para os visitantes. Ceará 0x1 Chapecoense
Precisando do resultado, o time de Porangabuçu correu atrás do prejuízo, mas parou no goleiro Jandrei que precisou fazer boas defesas.
Segundo tempo