Powered By Blogger

domingo, 2 de abril de 2017

EM GRANJA-CE, FORTES CHUVAS DEIXAM CIDADE EM ESTADO DE ALERTA.

Choveu mais de 200 milimetro na sede do município nas últimas 48 horas. Prefeitura acionou Defesa  Civil do Estado, que  já se encontra na cidade monitorando áreas de risco.



A cidade de Granja registou nas últimas 48 horas as maiores chuvas do Estado do Cerá. E o nível do Rio Coreaú chegou  a subir bastante, ameaçando invadir a cidade. Hoje pela manhã, ele "baixou 33cm. De lâmina de 3,28 para 2,95. contudo, diante do estado de alerta, a prefeitura solicitou ao governador Camilo Santana, com apoio do deputado estadual Robério Monteiro, uma equipe da Defesa Civil do Estado, que já se encontra na cidade monitorando as áreas de risco.

O ex-prefeito Romeu e atual controlador do município informou através das redes sociais que a prefeita Amanda "já colocou todos os recursos disponíveis para atender a população". E que "a Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social estão fazendo a remoção de  famílias e fazendo mudanças das áreas de risco", sendo que  "o Polo de convivência social é o local escolhido para atender e receber possíveis desabrigados".

O védeo foi gravado às 16h de ontem.
via/RC

POLÍCIA MILITAR MAIS UM BANDIDO QUE PARTICIPOU DOS ATAQUES DE JAGUARUANA-CE.

O indivíduo estaria pedindo carona a moradores de Jaguaruana até o bairro Lagoa Escura, em Russas, em troca de uma quantia de dinheiro não divulgada

Um dos suspeitos de participar dos ataques às agências bancárias no município de Jaguaruana foi preso, na manhã deste domingo (02), em uma operação integrada. De acordo com informações concedidas pela Polícia Militar, José Alves Bezerra Neto, o “Netão”, de 39 anos, foi capturado no distrito de Várzea Alegre, localizado no município de Russas.
Ainda segundo as informações da PM, as autoridades receberam uma denúncia de que um indivíduo estaria pedindo carona a moradores de Jaguaruana até o bairro Lagoa Escura, em Russas, em troca de uma quantia de dinheiro não divulgada. Posteriormente, as autoridades identificaram o motorista de um veículo carreta, em frente a um posto de combustível, que admitiu ter aceitado a proposta e conduzido o suspeito até o destino solicitado.

OPERÁRIOS CONCLUEM ENSINO BÁSICO APÓS AULAS DENTRO DA OBRA EM GOIÁS-GO.


Carpinteiro conseguiu diploma depois de 33 anos afastado da escola.
Ele e cerca de 20 operários receberam, emocionados, os certificados.

Do G1 GO





Cerca de 20 operários da construção civil concluíram os ensinos fundamental e médio após ter aulas dentro do canteiro de obras em que trabalham, em Goiânia. Alguns deles estavam afastados da escola há mais de 30 anos. Outros sequer tinham passado por uma unidade escolar. Com diploma do ensino básico em mãos, eles já sonham em fazer o curso superior.
O ajudante de carpinteiro Luiz Carlos das Neves Nogueira ficou emocionado ao receber o certificado. Ele conta que há 33 anos não pegava um caderno para estudar. “Tem hora que eu fico delirando: será que sou eu mesmo, após tantos anos fora da sala de aula. Mais que um sonho realizado, eu estou flutuando. Por isso estou chorando”, disse.

PEQUENOS AGRICULTORES TESTAM NOVAS VARIEDADES DE AIPIM EM SANTA CATARINA.

Edição do dia 

Variedades foram desenvolvidas nas condições de solo e clima do estado.
Objetivo é aumentar a produtividade e atender à exigência do consumidor.

Cristina VieiraUrussanga, SC

Uma experiência feita em Santa Catarina poderia se espalhar por todo o país. A Epagri – Empresa de Pesquisa e Extensão Rural está testando novas variedades de mandioca de mesa para cultivo em pequenas propriedades. O resultado surpreende pela produtividade e resistência.

O reforço na merenda das crianças já é resultado da produção que vem melhorando no campo. O aipim, conhecido como mandioca de mesa ou macaxeira, faz parte do cardápio diário de uma escola em Içara, no sul de Santa Catarina.
Para melhorar a renda dos agricultores a Epagri desenvolveu novas variedades de aipim, como explica o agrônomo Eduardo Nunes. “É um produto que entra dentro de um processo de diversificação da propriedade, principalmente na agricultura familiar.

A ideia foi ofertar a eles materiais mais produtivos do que os materiais regionais que eles vinham produzindo e com maior capacidade de cozimento ao longo do período de colheita”, diz.
Foram quatro anos de pesquisa em 12 regiões de Santa Catarina. Para conhecer as variedades, o Globo Rural foi à unidade experimental da Epagri em Urussanga. O agrônomo Alexsander Moreto participou da seleção de cultivares.

BARCOS ARTESANAIS RESISTEM EM CAMOCIM CEARÁ.

Apesar das mudanças no cotidiano da cidade, muitos mantêm a construção dos barcos de madeira

FONTE:DN/REGIONAL por Marcelino Júnior - Colaborador
Image-0-Artigo-2221656-1
Sempre coloridos e batizados com nomes de pessoas, os barcos dançam ao sabor do vento, num vai e vem quase preguiçoso que desperta a curiosidade ( Foto: Marcelino Júnior )
Camocim. Ao visitar Camocim, no Litoral Oeste do Ceará, as pessoas se encantam com a bela paisagem que salta aos olhos, ao circular pela Avenida Beira Mar, que margeia a cidade. O encontro do Rio Coreaú com o mar é um espetáculo à parte, que se desdobra com a visão privilegiada de mangues, belas dunas e coqueiros a se perderem de vista. Outro item que faz parte do pacote de atrativos visuais da cidade são as pequenas embarcações de madeira; em sua maioria, canoas, botes e jangadas, ancorados ao longo de quase toda a orla, ou riscando as águas, formando um cenário inspirador para os mais românticos, como descrito na pérola da Bossa Nova 'O Barquinho', imortalizado na voz de Nara Leão.
Bela imagem
Sempre coloridos e batizados com nomes de pessoas, os barcos, aparentemente frágeis, dançam ao sabor do vento, num vai e vem quase preguiçoso, que desperta a curiosidade, não apenas sobre a atividade da pesca artesanal na região, mas sobre a coragem do pescador, que se arrisca mar adentro para garantir o sustento da família. E o esforço na lida com o mar não se restringe à busca incansável pelo pescado, encontrado a quilômetros dali.

MERCOSUL INICIA APLICAÇÃO DE MECANISMO QUE PODE LEVAR À EXPULSÃO DA VENEZUELA.

Monica Yanakiew - Correspondente da Agência Brasil
Ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga; do Brasil, Aloysio Nunes; da Argentina, Susana Malcorra; e do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa
Ministros de Relações Exteriores do Mercosul participam de reunião em Buenos Aires para analisar o caso da Venezuela. Da esquerda para a direita, o ministro do Paraguai, Eladio Loizaga; do Brasil, Aloysio Nunes; da Argentina, Susana Malcorra; e do Uruguai, Rodolfo Nin NovoaRodrigo García/EFE



























O Mercosul iniciou hoje (1º) o processo de aplicação da Cláusula Democrática à Venezuela, que pode resultar na expulsão do país do bloco regional, integrado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A decisão foi tomada numa reunião de urgência, em Buenos Aires.
A reunião de ministros das Relações Exteriores dos quatro países fundadores do Mercosul foi convocada pela Argentina, que ocupa a presidência rotativa do bloco. O motivo foi a decisão do Tribunal Superior de Justiça da Venezuela de assumir os poderes do Parlamento, onde a oposição é maioria desde 2016.  A justiça venezuelana alega que o Legislativo está em regime de desacato porque deu posse a três parlamentares, cuja eleição foi impugnada em dezembro de 2015.
Diante das críticas internacionais – e principalmente após a reação da procuradora-geral da República venezuelana, Luisa Ortega, que denunciou a medida como inconstitucional –, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, convocou o Conselho de Segurança Nacional, que pediu à Justiça a revogação do ato .  O Tribunal Superior acatou o pedido e voltou atrás, restituindo os poderes legislativos ao Parlamento e a imunidade aos parlamentares. Mas no comunicado divulgado hoje após a reunião, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai avaliam que ainda assim há “uma ruptura da ordem democrática na Venezuela”.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL EM SÃO PAULO RELEMBRA LEGADA DE MAZZAROPI.

Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil
Uma série de programações culturais para reacender a memória de Amácio Mazzaropi. Essa é a proposta do evento em homenagem ao artista, que marcou o cinema nacional e imortalizou o personagem Jeca Tatu. A 24ª Semana Mazzaropi ocorre de hoje (2) até o próximo domingo (9 ), na capital paulista, e terá como tema Mazzaropi, o Brasil e a Felicidade.
Pâmela Botelho, coordenadora do instituto que preserva o legado do artista, informou que a escolha do tema está alinhada ao momento que o país vive. “Volta o Mazzaropi como figura que traz um alívio, que institui uma dignidade, que faz com a que a gente tenha mais esperança.” Ela lembrou o espírito crítico do filho de imigrante italiano, "tanto política quanto socialmente".
Obra de Mazzaropi pode ser vista no museu que leva o seu nome, em Taubaté (SP) - Divulgação Prefeitura de São José dos Campos
Obra de Mazzaropi pode ser vista no museu que leva o seu nome, em Taubaté (SP) Divulgação Prefeitura de São José dos Campos
Espetáculos, palestras e exibição de filmes ocorrerão em diversos locais da cidade, entre eles o Caixa Belas Artes, Centro de Pesquisa e Formação do Sesc e Centro de Memória do Circo. Um dos destaques é o Show de Variedades, no Armazém da Cidade, no bairro Pinheiros, com números circenses e apresentações musicais.
Circo
“[Nesta edição,] a gente trouxe o circo muito à tona, porque era uma das principais linguagens de Mazzaropi”, esclareceu a coordenadora. No Centro de Memória do Circo, na Galeria Olido, no centro da capital, será exibida a comédia Crime da Cabra, de 2016, que faz uma homenagem ao circo e ao artista. A diretora do filme, Ariane Porto, participa de um bate-papo.

DESIDRATADAS: MENOS ÁGUA,MAIS FIBRAS.

Ricas em antioxidantes, as frutas secas devem ser consumidas com moderação e cautela. Saiba por quê

FONTE:DN/VIDA
Vida
As frutas secas ocupam cada vez mais espaço em dietas ricas em fibras e nutrientes. A desidratação, que acentua o sabor e a cor das frutas, consiste na perda parcial de água pelo alimento maduro. O açúcar natural da fruta se concentra com a retirada da água, obtendo-se um produto menos perecível e, consequentemente, disponível em qualquer período do ano. "Entre os benefícios está a preservação de vitaminas, de minerais e do sabor diferenciado", destaca a nutricionista Nathália Lobo.
Leia mais
O processo de desidratação possui um papel essencial no trânsito intestinal. Como possuem muitas fibras, as frutas secas auxiliam na saúde do intestino, prevenindo, por exemplo, a ocorrência de hemorroidas e constipação. Importante: o consumo regular de água ajuda nesse processo.

SORO CONTRA O VENENO DE ABELHAS COMEÇA A SER TESTADO EM HUMANOS.

Ludmilla Souza - Repórter Agência Brasil
A primeira fase de testes do soro antiapílico - para combater o veneno das abelhas – chegou à metade do estudo nessa sexta-feira (31). O décimo paciente picado pelos insetos recebeu o soro no período de estudo clínico, quando a medicação é testada em seres humanos.
Esta fase do Estudo APIS teve início em fevereiro de 2016 e precisa alcançar 20 pacientes nesta primeira etapa, que tem por objetivo avaliar a segurança do soro. As pesquisas para se chegar a soro começaram há quatro anos, por meio de um consórcio entre o Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Cevap/Unesp) e o Instituto Vital Brasil.
Comunidade Anã - O meliponicultor Alvair Godinho faz cultivo de abelhas na comunidade (José Cruz /Agência Brasil)
A estimativa é que 50 pessoas morrem por ano no Brasil em decorrência de múltiplas picadas de abelhasArquivo/José Cruz /Agência Brasil
Em 2013, liderado pela Faculdade de Medicina da Unesp e por sua Unidade de Pesquisa Clínica (Upeclin), o Estudo APIS foi entregue para análise das instâncias regulatórias no Brasil, o sistema CEP-Conep (Comitês de Ética em Pesquisa e Conselho Nacional de Saúde) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Também participam da pesquisa duas importantes instituições de ensino e pesquisa no Brasil: Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - Uberaba/MG) e Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul - Tubarão/SC).
O médico infectologista Alexandre Naime Barbosa, pesquisador clínico do estudo, tem boas expectativas quanto ao soro. “Já aplicamos [o soro] em dez pacientes e não houve nenhum efeito colateral. Ainda não dá para ter grandes conclusões, mas já um indicativo de que ele pode ser promissor. A expectativa é que se consiga fazer um estudo com centenas de pacientes para mostrar a eficácia do soro, que pode ajudar a reduzir o número de mortes”.
A estimativa é que 50 pessoas morrem por ano no Brasil em decorrência de múltiplas picadas de abelhas.

O GOVERNADOR DO CEARÁ CAMILO SANTANA DIZ;QUE O AEROPORTO DE JERI FICA FINALIZADO EM JUNHO

Antes disso, no entanto, a Azul Linhas Aéreas anunciou o primeiro voo comercial, que deve ser iniciado ainda em maio


Governador participou de visita ao lado de representantes do governo e políticos locais, além de autoridades responsáveis pelo Aeroporto
Previsto para ficar pronto apenas em junho, o Aeroporto Internacional de Jericoacoara deve receber ainda em maio os primeiros voos da Azul Linhas Aéreas. Além disso, o equipamento aguarda autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar as operações comerciais.
Nessa sexta (31), o governador do Ceará, Camilo Santana, visitou as obras do terminal, localizado no município de Cruz. "Eu vim supervisionar o final da obra. A parte física está praticamente concluída. O Aeroporto passará a funcionar não somente para atender ao turismo, mas também atender aos municípios vizinhos", disse.
Segundo ele, o equipamento recebeu investimentos de mais de R$ 73 milhões e tem capacidade de receber 1,2 mil voos por ano. "Estamos acelerando para concluir as obras e poder inaugurar o Aeroporto, que será muito importante para o desenvolvimento do turismo da região", afirmou Santana.

CENÁRIO BEM DIFERENTE.

Ceará amargou prejuízo ao se ausentar das finais de 2016, mas este ano pode arrecadar até um milhão se for finalista

 por Vladimir Marques - Repórter
Image-0-Artigo-2222572-1
O Ceará espera faturar mais em renda caso chegue na final do Estadual ( Foto: Natinho Rodrigues )
Em 2016, o Ceará foi eliminado antes das semifinais do Campeonato Cearense, amargando um prejuízo de pelo menos R$ 500 mil, perdidos sem as rendas líquidas de um dos jogos das semifinais e dois jogos finais.
Por isso, para este ano, já estar nas semifinais do Estadual e buscar um lugar na decisão do campeonato pode amenizar o prejuízo do certame anterior.
E o regulamento pode ser um aliado do Vovô. Se a equipe, com a melhor campanha na classificação geral, tiver dois mandos de campo com o Guarani de Juazeiro nos 'playoffs' das semifinais e fizer três jogos com o Fortaleza ou Ferroviário nas finais, o clube pode arrecadar até um milhão de reais.
Se pegarmos como base o Estadual de 2015, quando o Ceará disputou as semifinais contra o mesmo Guarani de Juazeiro e finais com o Fortaleza, situação que pode se repetir este ano, o Vovô recebeu um total de R$ 498,190,00, em três partidas, sendo a maior renda líquida no jogo final com o Fortaleza, de R$ 386.720,34 para um público de 50.002 pagantes.

EM CAMOCIM-CE, TRIO ARMADO ASSALTA NATIVOS E TURISTAS PRÓXIMO À ILHA DO AMOR.


Durante a manhã sexta-feira, 31, um trio armado abordou vários turistas e nativos e realizaram um verdadeiro arrastão. Segundo informações repassadas ao blog Camocim Polícia 24h por policiais militares que participaram da caçada ao trio, os turistas e nativos trafegavam em comboio pela Trilha da Floresta quando ao passarem pela ponte das Imburanas (próximo à Ilha do Amor) foram surpreendidos por três elementos encapuzados, todos armados com armas de fogo. Os elementos renderam todos, turistas, nativos e bugueiros, e sob a mira das armas as vítimas foram passando todos seus pertences, aparelhos celulares, Iphones, cordões, pulseiras, relógios, dinheiro e na fuga o trio ainda levou duas motos, uma Honda Titan de cor vermelha e uma Honda Bros de cor preta.
Momentos depois, já liberadas, as vítimas atravessaram o rio pela balsa e chegaram à cidade de Camocim. Eles repassaram todas as informações aos policiais militares. Imediatamente após tomar ciência do ocorrido, o Major Dias reuniu o policiamento da Força Tática, FTM e do Destacamento de Granja e os enviou para a ocorrência. A operação policial realizada na região foi comandada pelo Tenente Cleumir.