Antes disso, no entanto, a Azul Linhas Aéreas anunciou o primeiro voo comercial, que deve ser iniciado ainda em maio
Previsto para ficar pronto apenas em junho, o Aeroporto Internacional de Jericoacoara deve receber ainda em maio os primeiros voos da Azul Linhas Aéreas. Além disso, o equipamento aguarda autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar as operações comerciais.
Nessa sexta (31), o governador do Ceará, Camilo Santana, visitou as obras do terminal, localizado no município de Cruz. "Eu vim supervisionar o final da obra. A parte física está praticamente concluída. O Aeroporto passará a funcionar não somente para atender ao turismo, mas também atender aos municípios vizinhos", disse.
Segundo ele, o equipamento recebeu investimentos de mais de R$ 73 milhões e tem capacidade de receber 1,2 mil voos por ano. "Estamos acelerando para concluir as obras e poder inaugurar o Aeroporto, que será muito importante para o desenvolvimento do turismo da região", afirmou Santana.
Conforme a Anac, o relatório de inspeção do aeroporto ainda está em andamento. "As operações regulares no terminal só poderão ser iniciadas após a liberação do Certificado Operacional, fruto do relatório de inspeção. Informamos ainda que não há prazo regimental para conclusão do relatório", afirmou o órgão. No caso de a pendência ser documental, "não precisa de uma nova visita dos técnicos, basta o governo resolver a questão.
O prazo para que isso ocorra, segundo estima o assessor de Infraestrutura Aeroportuária do DER, Paulo Edson Ferreira, é até a primeira quinzena de abril. "Nós estamos trabalhando com a data de até 15 de abril para que seja, então, o primeiro voo acontecendo em Jericoacoara".
Voos
A Azul Linhas Aéreas informou por meio de nota que a operação no Aeroporto de Jeri deve ser iniciada no dia 5 de maio, com voos provenientes de Recife e Campinas (Viracopos).
Já a Gol Linhas Aéreas disse em nota que até o momento aguarda autorização da Anac para operar voos em Jeri. A Gol solicitou à Anac voos a partir do mês de abril, no entanto, não foram iniciadas as vendas nos canais da companhia.
Obras de acesso
Em relação ao acesso ao Aeroporto, o chefe do Executivo cearense explicou que o Estado vai investir na duplicação de trechos da CE-085. "Estamos com o projeto de duplicar toda a CE-085, que dá acesso ao Litoral Oeste, assim como aconteceu com a CE-040. A ideia é que as duas CEs litorâneas do Ceará possam ser duplicadas para facilitar o acesso do turista, da economia e do fluxo de cargas", completou.
De acordo com o governador Camilo Santana, como o trecho na rodovia CE-085 é muito longo e ainda não há recursos disponíveis, a prioridade vai ser o trecho localizado entre Itarema e Acaraú. "O DER já está com o projeto e vamos incluí-lo em mais uma etapa do Programa Ceará de Ponta a Ponta", afirmou o governador.
Funcionalidade
"O Aeroporto passará a funcionar não somente para atender ao turismo, mas também atender aos municípios vizinhos"
Camilo Santana
Governador do Ceará
Governador do Ceará
Camilo Santana visita Aeroporto de Jeri
Governador supervisionou as obras do terminal no município de Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário