Powered By Blogger

sábado, 21 de abril de 2018

CASADOS HÁ 82 ANOS, IDOSOS GANHAM DIREITO DE PERMANECER JUNTOS NO HOSPITAL PÚBLICO EM BRASÍLIA-DF.

Francisco, 102 anos, foi internado no dia seguinte à esposa, de 101 anos. 'Eles se amam demais, é lindo de ver', diz família.

Por Marília Marques, G1 DF

Casados, Francisco, 102 anos, e Sebastiana, 101, estão internados no mesmo quarto em hospital do DF (Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde)
Casados, Francisco, 102 anos, e Sebastiana, 101, estão internados no mesmo quarto em hospital do DF (Foto: Matheus Oliveira/Agência Saúde)
"Cadê Bastiana, ela tá bem?" É desse modo que, diariamente, Francisco de Alencar, 102 anos, acorda e pergunta pela saúde da esposa, Sebastiana Matos, de 101. Casados há 82 anos, os aposentados estão internados, há dois dias, no mesmo quarto do Hospital Regional de Samambaia.
A história de amor deles e o cuidado de um com o outro chamou a atenção dos profissionais de saúde que fazem o atendimento no hospital público do Distrito Federal.
Ela, com o agravamento no quadro de diabetes, foi internada na segunda-feira (16), com a glicemia alta e sintomas que indicavam o aumento da pressão arterial. Inicialmente gripado, Francisco deu entrada no dia seguinte e foi diagnosticado com insuficiência renal. Em alas diferentes, os dois não cansavam de perguntar um pelo outro, conta a neta do casal, Jane Alves.
"Meu avô queria saber se a 'Bastiana' dele estava bem, se ainda estava ali."
Percebendo a situação, a direção do hospital quebrou o protocolo e decidiu colocar os dois no mesmo quarto. Desde quinta-feira (19), Sebastiana e Francisco passam boa parte do tempo de mãos dadas, com as camas lado a lado.

LABORATÓRIO TESTA VACINA COM RESULTADO DURADOURO CONTRA O CÂNCER .

Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil  São Paulo
Pesquisadores do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia de Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), desenvolveram uma combinação de vacinas contra o câncer com resultados duradouros quando testada em camundongos. 
Resultado de imagem para imagens do (LNBio)
imagens cedida pela internet
A vacina tem por objetivo estimular o sistema imune contra células tumorais que antes passavam desapercebidas. Uma vez detectadas, o próprio corpo passa a combatê-las. Esse tipo de estratégia já é conhecida e descrita na literatura médica. O que os pesquisadores brasileiros fizeram foi combinar diversas vacinas e observaram resultados promissores.
“Nós combinamos vacinas diferentes que fizemos no nosso laboratório, de modo a verificar a sinergia entre elas. Observamos que algumas combinações, além de muito efetivas para eliminar completamente o câncer, também conseguiram prevenir, evitar que os animais testados desenvolvessem um novo câncer”, disse o coordenador da pesquisa, Marcio Chaim Bajgelman.

CAPIM-MASSAI É ALTERNATIVA PARA INCREMENTAR A FORRAGEM ANIMAL .

O capim tem uma boa aceitação por parte do rebanho ovino
A pesquisa utiliza o consórcio desse capim com o milho para a melhoria da alimentação
 por Marcelino Júnior - Colaborador
Sobral. O projeto, pioneiro no Ceará, desenvolvido na área de sistema de produção de forragens, por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Caprinos e Ovinos, instalada neste Município da Região Norte do Estado, concluiu que o plantio consorciado de milho e capim-massai é uma opção economicamente vantajosa para alimentação de rebanhos de ovinos na região semiárida brasileira.
Os constantes ciclos alternados de fartura, ao longo da Quadra Chuvosa, e acentuada escassez de forragem para alimentação dos animais, no período de seca, chamam a atenção para a busca constante de novas tecnologias que supram necessidades para a sobrevivência dos animais e a permanência do homem do campo.
A utilização de técnicas que garantam o ganho de peso para os animais de corte e possam suprir a produção de leite, ao longo do ano, fazem com que práticas como a conservação de forragens, principalmente na forma de silagem, sejam essenciais. A utilização do milho, por exemplo, é uma delas.
Resultados
O Sistema Santa Fé, tecnologia da Embrapa utilizado primeiramente nas regiões centrais e sul do País, a partir do ano 2000, se fundamenta no emprego de gramíneas forrageiras adaptadas às condições de sequeiro. Nesse caso do experimento cearense, entre as vantagens da utilização do massai, estão a otimização dos espaços entre um pé de milho e outro, melhor aproveitamento de nutrientes entre as duas espécies consorciadas, assim como maior absorção de água, pouca mão de obra e maior conservação do solo.
A pesquisa aponta que, em um hectare com as duas culturas, é possível produzir biomassa de forragem para manter produtivos 53 ovinos de corte ou leite, com peso corporal médio de 25Kg, durante oito meses, período que corresponde à época de estiagem. Os resultados indicaram que produzir o volumoso a partir do plantio de milho e capim-massai é 31,35% mais barato para o criador do que adquiri-lo no comércio.

6,3 MIL BENEFÍCIOS SOCIAIS CANCELADOS NO CEARÁ.

No Ceará, até agora, foram cortados 5.457 auxílios-doença e 838 aposentadorias por invalidez

Fonte:DN/Cidade

Depois da suspensão, o beneficiário tem 60 dias para marcar o exame. Se não procurar o INSS nesse período, o benefício é cancelado ( Foto: Alex Costa (27/9/2016) )
 por Nícolas Paulino - Repórter
Após um pente-fino em benefícios sociais, verificando se os beneficiários ainda cumprem os requisitos apresentados no momento da concessão do auxílio, o Governo Federal cancelou 422 mil proventos em todo o País. No Ceará, até agora, foram cortados 5.457 auxílios-doença e 838 aposentadorias por invalidez. Contudo, no total, 17.978 auxílios-doença e 26.018 aposentadorias por invalidez devem ser revisados até o fim do ano, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
A Pasta informou que, desde o segundo semestre de 2016, foram realizadas 9.827 perícias (6.740 de auxílios-doença e 3.087 de aposentados por invalidez) no Estado e que, com a revisão desses benefícios, já houve economia de R$ 140,8 milhões. “A função da revisão não é fazer cortes nos benefícios, mas sim, fazer chegar a quem realmente necessita deles, promovendo assim, mais eficiência e eficácia no uso dos recursos públicos”, declara o órgão. Para continuar a fiscalização, no último dia 12, o Governo Federal convocou 152.269 segurados de todo o País, sendo 5.048 do Ceará, para a revisão de benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 
No Estado, serão examinados mais 1.296 beneficiários por auxílio-doença e 3.752 por aposentadoria por invalidez. A lista dos que tiveram inconsistência no endereço e de quem não agendou a perícia no prazo determinado foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Os convocados têm até o dia 4 de maio para agendar o exame através do telefone 135. Na data agendada para a realização da perícia, deverá ser apresentada toda a documentação médica que o segurado disponha, tais como atestados, laudos, receitas e exames. Caso a perícia não seja agendada, o pagamento fica suspenso até a regularização. 

EM MATO GROSSO 17 MUNICÍPIOS DECRETARAM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA .

Em 11 cidades, os incidentes ocorreram em fevereiro desse ano

Reprodução
DA REDAÇÃO 
Municípios requereram um montante de R$ 124.881.351,32 ao Governo Federal
As fortes chuvas ocorridas entre os meses de dezembro e março causaram prejuízos materiais em Mato Grosso. Este ano, 17 municípios tiveram a situação de Emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil e dois estão com processo de solicitação em análise. Ao todo, 39 municípios são monitorados pela Secretaria adjunta de Defesa Civil, vinculada à Casa Civil do Estado, por conta dos danos causados pelas chuvas.  

A Defesa Civil do Estado acompanha, orienta e homologa as solicitações de Situação de Emergência dos municípios. A Adjunta também realiza o monitoramento da previsão do tempo para as áreas atingidas pelas chuvas conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Tiveram a situação de emergência homologada os seguintes municípios: Cláudia, Colniza, Comodoro, Cotriguaçu, General Carneiro, Guarantã do Norte, Juruena, Mirassol D´Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Maringá, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Poconé, Porto Esperidião, Porto Estrela. Estão com processos em fase de análise Terra Nova do Norte e Alta Floresta.