A Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) é a mais frequente das alergias alimentares na primeira fase da vida dos bebês, atingindo de 2 a 3% das crianças menores de 3 anos. A falta de diagnóstico preciso pode aumentar os riscos e, em casos extremos, até levar à morte por anafilaxia, que é a reação mais grave causada pela alergia à proteína animal. Além da ingestão do leite, seus derivados, como queijo, iogurte e sucos, também podem desencadear essa hipersensibilidade.
Segundo o pediatra especialista em nutrição infantil, Dr. Fábio Ancona, a causa da APLV não é totalmente definida, uma vez que diversos fatores podem contribuir para o seu surgimento. “O intestino das crianças é imaturo e a ingestão precoce das proteínas do leite de vaca pode favorecer o aparecimento da alergia", alerta o médico. Predisposição genética é outra causa associada ao desenvolvimento desta alergia alimentar.
Maria tem 66 anos e estuda até seis horas por dia para fazer o Enem em Porto Velho (Foto: Hosana Morais/G1)
Aposentada e com 66 anos, Maria Helena Gonçalves da Silva fará pela primeira vez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Porto Velho, embora ainda esteja cursando o primeiro ano do Ensino Médio, ela deseja ingressar na faculdade de Direito e realizar seu sonho de ser advogada. Após voltar a estudar em 2014 através do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), Maria traça seu caminho para entrar na faculdade. Para ir bem nos dois dias de prova do Enem, ela diz estudar até seis horas por dia, principalmente redação e matemática, disciplinas em que mais sente dificuldade.
Já em português, Maria afirma que se dá muito bem. Com apoio dos filhos e dos netos, ela sai de casa por volta das 18h para chegar mais cedo na aula.
"Eu chego cedo à escola, eu estudo com um genro e um neto. Tudo que eu preciso eu tenho apoio, quando eu não sei alguma disciplina eu peço ajuda, minha filha me ajuda, meus netos ou ainda amigos mesmo, ajudam. Às vezes eu começo a estudar às 4h da manhã e vou até 10h ou 12h, depende muito da hora que eu acordo", disse Maria.
Maria pretende treinar no Enem de 2016 para ir bem nos próximos anos e ingressar na faculdade. "Eu quero fazer Direito, pois é meu sonho desde criança. Eu pedi para um dos meus filhos fazerem essa faculdade, mas nenhum deles seguiu esse caminho. Por isso, agora eu vou realizá-lo. Sei que quando eu entrar na faculdade posso estar com 68 anos, não sei se eu me formo, mas que eu vou cursar e realizar meu sonho, eu vou", afirma Maria.
Os gols do Vovô foram marcados por Bill e Lelê; Hiroshi diminuiu para os visitantes; menos de 4 mil compareceram para assistir o confronto
Fonte:jogada
Na tarde deste sábado (5), atuando dentro de um Castelão com menos de 4 mil pessoas, o Ceará fez seu papel e bateu o Tupi/MG por 2 a 1, com gols de Bill e Lelê. Com o resultado positivo, o time de Sérgio Soares, que agora possui 50 pontos e ocupa a 8ª posição, segue buscando uma vaga no G4 da Série B mesmo faltando apenas quatro rodadas para o fim do certame nacional. Em seu próximo compromisso, o Vovô encara o Criciúma na terça-feira (8), às 18h15 (horário de Fortaleza), no estádio Heriberto Hulse.
Com tranquilidade
Necessitando dos três pontos para seguir perseguindo uma vaga na Série A de 2017, o Ceará recebeu o desesperado Tupi/MG, no Castelão. Sem Thallyson, que foi liberado para resolver problemas particulares, Eduardo foi o escolhido por Sérgio Soares para fazer o papel na lateral-esquerda.
Policiais militares da Força Tática apreenderam um menor de 16 anos durante a tarde de sexta-feira, 04, sobre a acusação de furto de animais na localidade de Boqueirão, zona rural de Camocim.
Os policiais patrulhavam pela cidade quando receberam uma informação que três indivíduos trafegando em duas motocicletas haviam furtado uma ovelha na dita localidade. Os pm’s foram atender a ocorrência e ainda próximo ao local conseguiram interceptar o trio ainda com a ovelha. O menor de iniciais I.A.D., de 16 anos, tentou enganar os policiais e disse que a ovelha era uma compra feita pelo seu pai, no entanto momentos depois os policiais descobriram que ele estava mentindo e com a ajuda dos policiais do Ronda conseguiram localizar o dono da ovelha, um homem conhecido como Estrela, residente na localidade de Aborrecido.
Famílias que recebem benefícios do governo têm direito ao equipamento. Técnicos farão instalação gratuita nas casas; evento começa às 9h.
Do G1 DF
Técnico instala antena de captação do sinal digital no Distrito Federal (Foto: TV Globo/Reprodução)
Famílias do Distrito Federal que são beneficiadas pelos programas sociais do governo federal podem receber kits gratuitos para a captação do sinal de TV digital neste fim de semana. Os equipamentos serão distribuidos no Feirão Digital, em Taguatinga Norte, a partir das 9h deste sábado (5) e domingo (6).
Para ter direito ao kit, é preciso apresentar o número do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) – aquela numeração que aparece no cartão do Bolsa Família ou no Cartão do Cidadão, por exemplo. A instalação também é gratuita, feita por técnicos que vão às residências em horário agendado.
Os kits são compostos por um conversor, uma antena e um controle remoto. Com esses itens, qualquer televisão pode ser adaptada e receber o sinal digital, que oferece imagem e som melhores que o sinal analógico. Nas próximas semanas, os canais analógicos serão desligados, e quem não fizer a adaptação pode ficar sem sinal de TV aberta.
Após cinco anos de chuvas abaixo da média, a chegada do socorro do Velho Chico ainda não tem data certa
FONTE:DIÁRIO REGIONALporAndré Costa - Colaborador
Juazeiro do Norte. Devido aos cinco anos consecutivos de estiagem no Estado, a maioria dos reservatórios está com capacidade abaixo dos 30%, conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O Cinturão das Águas (CAC), cujo objetivo, segundo Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), é "aumentar a garantia do abastecimento humano da segunda região mais populosa do Estado", o sertão do Ceará, com cerca de 720 mil habitantes, é um dos investimentos do Governo para enfrentar essa crise. A obra prevê a construção de 1,3 mil Km de canais, sifões e túneis que levarão água, de forma gravitária, isto é, sem necessidade de utilização de estações de bombeamento, para 12 bacias hidrográficas.
O principal e mais adiantado canteiro de obras do CAC no momento é o lote I, com 49% já executado. Ele se concentra na área que receberá as águas da transposição, a partir de Jati. O lote II tem 23% dos serviços executados; o lote III, 19%; lote IV, 4,26%; e o quinto lote (que corresponde aos túneis), com 51% executados. Apesar da magnitude da intervenção e dos benefícios que ela promete gerar ao sertanejo, muitos estão preocupados com a celeridade de alguns trechos.
Serviços suspensos
O agricultor Manoel Justino da Silva, 65, tem uma pequena propriedade na zona rural de Missão Velha, em Jamacaru. A poucos metros de onde ele planta milho, feijão e cria algumas cabeças de gado, passará o canal do CAC, do lote 2. Seu Manoel conta que, quando recebeu a notícia da obra, a esperança por tempos melhores tomou conta da região, onde residem mais de 20 famílias. Hoje, porém, a realidade é outra. As obras no local estão paradas há mais de um ano.
A Assembleia Legislativa realiza, na segunda-feira (07/11), às 14h, audiência pública para discutir a imediata da remoção e regularização das barracas de praia e restaurantes de Morro Branco, no município de Beberibe. Promovido pela Comissão de Indústria e Comércio, Turismo e Serviço, o debate atende a requerimento do deputado Sérgio Aguiar (PDT).
Em outubro, o avanço da maré provocou estragos no litoral do Ceará, especialmente em Beberibe, onde várias barracas foram destruídas. De acordo com o deputado, a situação dos estabelecimentos torna inviável o turismo e o comércio na região.
“É de extrema importância um debate sobre a remoção e regularização das barracas de praia e restaurantes de Morro Branco”, enfatizou o parlamentar.
A ressaca do mar atingiu picos de até 3,2 metros, segundo matéria publicada no jornal O Povo em 17 de outubro. A Defesa Civil de Beberibe afirmou que os estabelecimentos foram construídos em área indevida, ainda conforme o jornal.
O governador Camilo Santana (PT)afirmou que não se responsabilizará, “caso aconteça um colapso de água no Estado do Ceará. A responsabilidade será do governo federal, que não tem ouvido o governador e a sociedade”.
O petista referia-se à paralisação das obras de transposição de águas do Rio São Francisco, em trecho que liga Pernambuco à cidade cearense de Jati (a 525 km de Fortaleza), que aconteceu em meados de julho. “Essa obra não era para ter sido paralisada, era para ter sido contratada emergencialmente. É claro que não estamos em situação de calamidade, no momento, mas poderemos estar caso essa obra não seja concluída até maio do ano que vem “, disse Camilo.
“Se não chover nós vamos ter um problema seríssimo porque não temos onde buscar água para atender um sexto ano seguido de seca”, acrescentou o governador. Camilo afirmou ainda que pediu uma nova audiência com o presidente da República Michel Temer e lembrou reuniões que teve, em Brasília, no dia 26 de outubro, com representantes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, e com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, para tratar do tema da crise hídrica no Ceará e no Nordeste, como um todo.
A TVC inicia o mês de novembro com novidades em sua programação. Dois programas têm estreia prevista para este mês: a coleção inédita de documentários “Tempo de Brincar” e a 1ª temporada do programa “Na'zaria”, que traz visões sobre as populações de diferentes bairros da periferia de Fortaleza. Além dos programas inéditos, a emissora irá exibir a 3ª temporada do programa TVCine Dragão, apresentando os filmes selecionados em 2015 pelo “Nóia- Festival do Audiovisual Universitário”. O Festival Nóia irá realizar sua 15ª edição em Fortaleza entre os dias 22 e 27 de novembro.
“Tempo de Brincar” é uma coleção de cinco (5) pequenos documentários sobre as formas de brincar das crianças do Ceará. A série criada pela TVC é uma realização do Governo do Estado do Ceará, em parceria com o “Programa Mais Infância Ceará”, do Gabinete da Primeira-dama e o Unicef. Produzida com apoio de instituições voltadas para a proteção à infância, como a Fundação Casa Grande (Cariri) e o Instituto Sol (Fortaleza), a série mostra brinquedos e brincadeiras da cidade, do sertão e da praia, trazendo depoimentos de pais, mães, avôs e avós, professores, brinquedistas, pedagogos, psicanalistas e psicólogos sobre as diferentes dimensões da experiência da brincadeira na infância e seus impactos sobre o desenvolvimento infantil. A série Tempo de Brincar tem estréia prevista para o dia 19 novembro e será exibida nos intervalos da programação da TVC.
O Plano Estadual de Cultura traz, entre suas diretrizes, o investimento em cultura de pelo menos 1,5% do orçamento do Poder Executivo.
O dia 5 de novembro é conhecido por ser o nascimento de Ruy Barbosa, um dos intelectuais mais marcantes da História do país na política e na cultura e, por isso, também foi escolhido para ser o Dia Nacional da Cultura. Em 2016, a data ganhou mais um significado especial para o Ceará. O governador Camilo Santana sancionou na manhã deste sábado (5), no Theatro José de Alencar, a lei do Plano Estadual de Cultura, aprovada pela Assembleia Legislativa, definindo as metas e diretrizes para a política cultural nos próximos 10 anos. A solenidade foi marcada por festa, com uma programação especial que contou com a presença de artistas, produtores, gestores e articuladores culturais O Plano Estadual de Cultura traz, entre suas diretrizes, o investimento em cultura de pelo menos 1,5% do orçamento do Poder Executivo; o aumento de 60 para 80 Mestres da Cultura oficialmente reconhecidos pelo Estado; o reforço à política para as artes; a maior presença da política cultural no Interior; criar e implementar um Sistema Estadual de Patrimônio Cultural; o crescimento, até 2024, para 600 do número de Pontos de Cultura em funcionamento no Estado. O documento segue os princípios do Plano Nacional de Cultura, como diversidade cultural, direito de todos à arte e à cultura, valorização da cultura como vetor do desenvolvimento socioeconômico.
De acordo com o órgão, 5,9 mil beneficiários serão contatados pela central de atendimento para remarcar as consultas
ESTADÃO CONTEÚDO
Rio - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai remarcar as perícias agendadas entre os dias 7 e 25 de novembro no âmbito do pente-fino dos benefícios previdenciários que começaram em setembro. De acordo com o órgão, 5,9 mil beneficiários serão contatados pela central de atendimento para remarcar as consultas.
imagens cedida pela internet
Nesse período, o governo espera que o Congresso aprove o projeto de lei em substituição à medida provisória 739 que perdeu a validade nesta sexta-feira, 4. Sem a MP, o INSS poderia continuar com as revisões dos auxílios-doença e das aposentadorias por invalidez, mas não tinha como garantir o pagamento do bônus de R$ 60 aos peritos por cada perícia feita na revisão.
Ex-marido confessou ter assassinado a estudante (Foto: Bruno Lima / Jornal A Tribuna de Santos
Sérgio de Souza Cerqueira confessou o assassinato em janeiro deste ano. Corpo da vítima, que morava em Guarujá (SP), foi achado em rodovia.
O assassino confesso da estudante Fernanda Pimenta Cerqueira passará por júri em Guarujá, no litoral de São Paulo, no próximo dia 17 de novembro. Sérgio de Souza Cerqueira confessou à polícia ter matado sua ex-mulher após descobrir uma relação extraconjugal e ter sido chamado de 'corno' pela vítima.
Fernanda desapareceu no dia 14 de janeiro e, na época, familiares mobilizaram as redes sociais para tentar encontrá-la. O corpo dela foi encontrado no dia 23 de janeiro nas margens da rodovia Rio-Santos em estado de decomposição avançado, sem uma das mãos e com os cabelos raspados. Ela foi reconhecida por uma tatuagem que tinha no pé direito.
Segundo relatado por familiares ao G1, a vítima e Sérgio, que tinham uma filha, haviam se separado em novembro do ano passado. Após ter sua prisão preventiva decretada, Sérgio confessou em depoimento ter assassinado a estudante.