Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de abril de 2018

CONFIRMADO 30 CASOS DA GRIPE H1N1 EM FORTALEZA-CE.

A doença pode causar febres de até 40º. A campanha de vacinação da Prefeitura começa dia 23 de abril e vai até 1º de junho. Vírus é o mesmo da Gripe Espanhola de 100 anos atrás.

Fortaleza tem 30 casos confirmados da gripe H1N1 e outros 12 ainda em investigação. As viroses que atingem o aparelho respiratório são as que mais preocupam profissionais de saúde nesta época do ano. Durante período de chuvas, as doenças virais são mais facilmente transmitidas devido a maior aglomeração de pessoas em locais fechados. O resfriado e a gripe pelo vírus Influenza A são as mais comuns, mas o vírus H1N1 também vem aparecendo nos consultórios médicos.

Para Rui de Gouveia, gerente da célula de atenção primária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o que tem de ser observado são as complicações no trato respiratório. Em um caso de resfriado, causado por vírus comuns, o paciente deve apresentar sintomas fracos que se dissipam dentro de alguns dias, muitas vezes sem necessidade de remédios. Já as gripes causadas por Influenza A e H1N1 podem causar febres altas de até 40°. Além do quadro febril, é comum manifestações de dificuldades para respirar plenamente causadas por infecções. Observados estes sintomas, é preciso procurar atendimento médico.

PESQUISA E CONSCIENTIZAÇÃO DE BANHISTAS SÃO 'ARMAS' PARA COMBATER INCIDENTES COM TUBARÕES EM PE.

Segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões, trabalho com pesquisadores e guarda-vidas busca conscientizar população sobre riscos na orla.

Por G1 PE
Grande Recife recebeu novas placas de alerta contra tubarões em 2016 (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Grande Recife recebeu novas placas de alerta contra tubarões em 2016 (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Após o incidente com tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na tarde do domingo (15), o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) informou, nesta segunda (16), desenvolver uma série de ações para evitar esse tipo de ocorrência. A abertura de editais para o desenvolvimento de pesquisas que ajudem a criar métodos de proteção aos banhistas e ao ecossistema marinho é uma das principais medidas, segundo o órgão.
Considerada um símbolo da pesquisa com tubarões em Pernambuco, a embarcação Sinuelo, parada há quatro anos, não tem sido utilizada para o monitoramento dos animais por ter sido o instrumento para a realização de uma pesquisa já finalizada.
“Toda pesquisa tem início, meio e fim. Com a embarcação Sinuelo, o objetivo de saber quais eram as espécies mais agressivas, quais as inofensivas, quais as nativas e quais as visitantes. Depois que isso foi feito, a pesquisa foi finalizada”, e o presidente do Cemit, coronel Leodilson Bastos.

OPERAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PRENDE COORDENADOR DA COSIPE, DIRETOR DA CPPL 2 E AFASTA MAIS CINCO DIRETORES DE PRESÍDIOS EM FORTALEZA-CE.


Coordenador da Cosipe e o diretor da CPPL foram presos em flagrante durante a operação por porte ilegal de arma de fogo

Cinco diretores de unidades prisionais, além do coordenador e subcoordenador da Coordenadoria do Sistema Penitenciário (Cosipe), da Secretaria da justiça e Cidadania (Sejus), foram afastados das funções, na manhã de hoje, durante a operação Masmorras Abertas, deflagrada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo de Investigação Criminal.
Além dos afastamentos, mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas residências dos alvos, nas unidades prisionais e na sede da Sejus, no bairro Meireles. Durante a ação, o coordenador da Cosipe, Edmar Santos, e o diretor da Casa de Privação Provisória de Liberdade II (CPPL II), identificado como Erlano Falcão, acabaram presos em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
Os alvos da ação são suspeitos de cometerem ilegalidades administrativas e estão sendo investigados desde maio de 2016, quando ocorreu uma das maiores crises do sistema prisional cearense, durante e após a greve dos agentes penitenciários do Estado.