Powered By Blogger

sábado, 16 de fevereiro de 2019

SUÉCIA, O PAÍS ONDE DEPUTADOS NÃO TÊM ASSESSORES, DORMEM EM QUITINETE E PAGAM PELO CAFEZINHO.

Claudia Wallin*

Deputado Per-Arne Håkansson no bandejão do Parlamento suecoDireito de imagemJONAS ESBJÖRNSSON
Image captionNo país escandinavo, deputados como Per-Arne Håkansson encaram fila para almoçar no bandejão
Para os deputados suecos do novo Parlamento, eleito em setembro passado, a realidade é a austeridade de sempre: gabinetes de sete metros quadrados, apartamentos funcionais pequenos e rígidos limites para o uso do dinheiro dos contribuintes no exercício da atividade parlamentar.
Não são oferecidos a deputados suecos benefícios extras como aqueles concedidos a parlamentares no Brasil, a exemplo de verbas para fretamento de aeronaves; aluguel e demais despesas de escritório político na base eleitoral; alimentação do parlamentar; contratação de secretária e entre 25 e 50 assessores particulares; ressarcimento de gastos com médicos; auxílio-creche pago por cada filho até os seis anos de idade; auxílio-mudança para se transferir para a capital; fundos para contratação de consultorias; assinatura de publicações e serviços de TV; além de verba para divulgação de mandato.
E imunidade parlamentar é um conceito que não existe na Suécia.
"Somos cidadãos comuns", diz à BBC News Brasil o deputado Per-Arne Håkansson, do partido Social-Democrata, em seu gabinete no Parlamento sueco.
"Não há sentido em conceder privilégios especiais a parlamentares, uma vez que nossa tarefa é representar os cidadãos e conhecer a realidade em que as pessoas vivem. Também pode-se dizer que é um privilégio em si representar os cidadãos, uma vez que temos a oportunidade de influenciar os rumos do país", acrescenta Håkansson

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA NESTE DOMINGO DIA 17 DE FEVEREIRO EM 10 ESTADOS E NO DF.

Relógios devem ser atrasados em uma hora.
Motivo de alegria para uns e de tristeza para outros, o horário de verão termina à zero hora deste domingo (17). Com isso, os relógios terão que ser atrasados em uma hora (voltarão para 23h) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 

O horário de verão de 2018 começou no dia de 4 novembro para moradores de 10 estados e do Distrito Federal. Até 2017, o horário de verão tinha início no terceiro domingo de outubro, mas atendendo um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o então presidente Michel Temer alterou o início do horário para que não coincidisse com o primeiro e o segundo turno da eleição.
Viagens

Com o fim do horário de verão, é comum a confusão nos primeiros dias, por isso, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) emitiu um comunicado alertando passageiros para que fiquem atentos aos horários nos bilhetes aéreos. Vale o que está escrito no bilhete, pois eles são emitidos conforme a hora local vigente na data da viagem.

FERROVIÁRIO VENCE O BARBALHA NO CASTELÃO E SE RECUPERA NO ESTADUAL.

Ferrão chegou aos seis pontos e assumiu a vice-liderança da 2ª fase do Estadual

Enercino marcou o gol da partida. Foto: Ronaldo Oliveira/Ferroviário
Enercino marcou o gol da partida. Foto: Ronaldo Oliveira/Ferroviário
Uma vitória magra, mas necessária. Depois de sofrer um tropeço amargo para o Floresta na última rodada do Estadual, o Ferroviário voltou a triunfar ao bater o Barbalha por 1 a 0 na tarde deste sábado, 16, na Arena Castelão, em jogo que abriu a 3ª rodada da segunda fase do Campeonato Cearense. Com o resultado, o time coral chegou aos seis pontos e assume a vice-liderança do torneio. Já o Barbalha segue com apenas um ponto em três jogos, na vice-lanterna.