Powered By Blogger

sábado, 30 de junho de 2018

MONTANHISTAS CELEBRAM HISTÓRIA DA SERRA EM MINAS GERAIS ILUMINANDO O TRAJETO.

Por Leo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil  Rio de Janeiro
Cerca de 50 montanhistas se uniram na região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais, em torno de uma iniciativa inédita no Brasil. Eles iluminaram o trajeto até o topo da Serra São José, que divide cinco municípios: Tiradentes, São João Del-Rei, Prados, Santa Cruz de Minas e Coronel Xavier Chaves. O objetivo era gerar imagens que contribuam tanto para o debate da preservação ambiental quanto para celebrar a história da região.
Cerca de 50 montanhistas se uniram na região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais, para iluminar o trajeto até o topo da Serra São José
Roberto Franco/Direitos Reservados/Agência Brasil
Hoje, atraente ao ecoturismo devido à sua beleza natural e à concentração de cachoeiras, a Serra de São José tem importância econômica e histórica para Minas Gerais. Em suas encostas, bandeirantes paulistas que desbravaram a região encontraram ouro no início do século 18. Mais tarde, a região sediou diversas reuniões de líderes da Inconfidência Mineira. Eles se encontravam ao pé da serra, na Fazenda Ponta do Morro, que pertenceu a Hipólita Jacinta de Melo, a única mulher entre os inconfidentes. A Serra São José traz ainda resquícios de um tempo histórico, como os acessos a trechos vicinais da Estrada Real e à Calçada dos Escravos, um caminho de pedras feito por negros vítimas das escravidão no auge da mineração.
A iluminação foi feita no último sábado (23) e ocorreu em trajeto que tem início em Prados, município que tem pouco mais de 8 mil habitantes. A iniciativa, que recebeu o nome de projeto “Caminho de Luz”, foi idealizada pelo geógrafo Roberto Franco. Ele conta que o evento gerou grande expectativa na cidade. "As luzes ficaram acessas das 18h às 20h30 e os moradores se mobilizaram para apreciar a cena, que pôde ser vista de diversos locais. Houve também uma movimentação de diversos fotógrafos que buscaram pontos estratégicos e os melhores ângulos para fazer as imagens".

CONTA DE LUZ NÃO PODERÁ MAIS SER PAGA EM CASAS LOTÉRICAS VEJA COMO VAI FICAR.

A partir do dia 5 de agosto, as casas lotéricas não receberão mais pagamentos de contas da Enel (antiga Coelce). A medida é motivada pelo encerramento do contrato de arrecadação da Caixa Econômica Federal com a Enel, devido ao reajuste de cerca de 40% proposto pela Caixa na tarifa cobrada para receber as faturas nas lotéricas.

Como alternativa às lotéricas no Ceará, que contavam com cerca de 377 pontos, a Enel está disponibilizando mais de 2 mil agentes arrecadadores no Estado para pagamento das contas de luz, como supermercados, farmácias ou grandes comércios, por exemplo. A lista completa dos 2.190 pontos de arrecadação disponíveis no Ceará está disponível nosite da distribuidora.

Os clientes de bancos conveniados (Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Caixa Econômica Federal) têm a possibilidade de cadastrar suas contas em débito automático pelo site da companhia, pela Central de Atendimento (0800 285 01 96) ou em uma das lojas de atendimento da distribuidora.

AUMENTO DA POTÊNCIA DE TRANSMISSÃO DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS ESTÁ NA PAUTA DO SENADO FEDERAL.

Aumentar em até 12 vezes a potência máxima de transmissão das rádios comunitárias é o objetivo do Projeto de Lei Suplementar um dos projetos de lei que deverão ser votados no Plenário do Senado nos próximos dias. Do senador Hélio José (Pros-DF), a proposta estabelece que a potência das rádios comunitárias poderá ser aumentada de 25 para até 300 watts, com três canais designados, em vez de um, para a execução de radiodifusão comunitária que atenda a uma comunidade, bairro ou vila.
Segundo Hélio José, o aumento da potência é necessário devido à grande diversidade geográfica do Brasil. Ele argumenta que 25 watts são insuficientes para operação nas áreas de população esparsa, particularmente na zona rural. A ideia é viabilizar o serviço em regiões nas quais a cobertura de uma única comunidade, com moradias dispersas, exige alcance maior que o atualmente estabelecido.

BARROQUINHA-CE: ÔNIBUS COM SACOLEIROS DE PARNAÍBA É ASSALTO PELA SEGUNDA VEZ EM UM MÊS E MEIO.


Durante a noite de ontem, quinta-feira, 28, por volta das 22h, o policiamento do destacamento de Barroquinha tomou conhecimento que um ônibus que estava vindo da cidade de Parnaíba-PI, teria sido assaltado na CE-085, entre Barroquinha e Camocim próximo a entrada do Distrito de Amarelas. Imediatamente foi enviado ao local uma equipe da Força Tática e outra do Raio que chegando ao local foi verificado a veracidade das informações. De acordo com o que foi repassado pela polícia ao blog Camocim Polícia 24h,  um ônibus da empresa Xoro turismo tinha saído de Parnaíba com cerca de 20 sacoleiras e tinha como destino a localidade de Aprazível, município de Sobral, onde fariam compras de confecções.

Assalto e tiros