Powered By Blogger

sábado, 31 de dezembro de 2016

APÓS APRENDER A LER AOS 74 ANOS IDOSA MONTA 'ESCOLA' COM VOLUNTÁRIOS.


Ela cedeu espaço em casa para alfabetização de jovens e adultos, em GO.
Aulas gratuitas ajudam a realizar sonhos: 'Trazem claridade', diz professor.

Do G1 GO

A aposentada Ana Ananias Pio realizou o sonho de aprender a ler e a escrever aos 74 anos de idade. Mas ela não se deu por satisfeita e, com a ajuda de voluntários, montou um espaço na casa em que mora, em Mineiros, no sudoeste de Goiás, para que outras pessoas também possam ser alfabetizadas gratuitamente.
Mãe de oito filhos, a idosa conta que sempre viveu na fazenda e não teve oportunidades para estudar. Mesmo assim, esse era um sonho que ela nunca deixou de lado. “Tudo o que eu ia fazer tinha que ficar pedindo ajuda para os outros. Chegava no mercado e para comprar algo tinha que procurar alguém. Eu perguntava quanto custava e diziam que o preço estava escrito ali. Eu via que estava escrito, mas não sabia”, conta ela, que continua estudando.
A realização do sonho de Ana começou quando o professor voluntário Cícero Ferreira bateu na porta da casa dela para falar sobre um projeto para alfabetização de jovens e adultos. 
“O nome da iniciativa é Vagalume, pois eles levam claridade para onde há escuridão. E a leitura, o conhecimento trazem essa claridade. Imaginem uma pessoa que não sabe ler e escrever. Ela é considerada ‘cega’”, afirmou o professor.

O projeto era desenvolvido em um centro comunitário de uma igreja da cidade, mas o espaço passou a ser usado em outras atividades e a alfabetização ficou sem um local fixo. Foi aí que Ana decidiu montar uma escola improvisada na garagem de casa.
Ana Ananias Pio, de 74 anos, continua estudando em escola improvisada em casa, em Mineiros, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Ana continua estudando em escola improvisada em casa (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
As aulas são ministradas uma vez por semana e são muito aguardadas pelos alunos. “Antes chegava um papelzinho lá em casa e eu não sabia ler. Ainda não estou muito boa para escrever cartas, essas coisas, mas na leitura e responder pequenos textos eu já sei direitinho”, comemora outra aluna do projeto, Eva Arantes Alves, de 73 anos.
A aposentada Malvina Celestina de Sousa, de 83 anos, a aluna mais velha do grupo, diz que nunca é tarde para começar a estudar. “Acho que tem que ter coragem. Tendo isso, vai”, destacou.
O professor diz que, apesar dos ensinamentos que passa adiante, é ele quem sai com mais lições de vida. “Eu já era humilde e me tornei ainda mais estando com eles, pois ali tem muita humildade. É uma simplicidade muito grande e vontade de aprender”, afirma.
Voluntários ajudam na alfabetização de jovens e adultos na casa de Ana, em Mineiros, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Voluntários ajudam na alfabetização de jovens e adultos na casa de Ana (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nenhum comentário: