Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

PLANTIO TRADICIONAL DE QUILOMBOLAS RECEBE O TÍTULO DE PATRIMÔNIO DO PAÍS.

Decisão do Iphan sobre a roça de coivara foi anunciada hoje

Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil  São Paulo
O sistema agrícola tradicional das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, no sudeste paulista, foi reconhecido hoje (20) como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os quilombolas desenvolveram há mais de 300 anos um cultivo de alimentos na Mata Atlântica que não usa adubo nem agrotóxico, chamada roça de coivara.
Ilha da Marambaia (RJ) - Dona Tacira Julião Alves, remanescente quilombola, mostra o que cultiva em sua roça (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
No entanto, o modo de vida das comunidades quilombolas está ameaçado devido à demora no processo de autorização, por parte do governo de São Paulo, para o plantio das roças tradicionais, reclamam as representações dos quilombos e entidades que defendem o direito de comunidades tradicionais. Eles precisam de autorização para o corte de pequena área de vegetação nativa de Mata Atlântica para fazer a roça.

ARROZ E FEIJÃO SÃO OS ALIMENTOS MAIS DESPERDIÇADOS NO BRASIL .

Pesquisa mostra que a dupla representa 38% da comida jogada fora

Por Agência Brasil/VIA O DIA
Arroz e feijão são os alimentos mais desperdiçados no Brasil, segundo pesquisa
Arroz e feijão são os alimentos mais desperdiçados no Brasil, segundo pesquisa - 
Brasília - Base da alimentação do brasileiro, o arroz e o feijão representam 38% do montante de alimentos jogado fora no país. O dado faz parte da pesquisa sobre hábitos de consumo e desperdício de alimentos, do projeto Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil, liderado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com apoio da Fundação Getulio Vargas (FGV).
A pesquisa ouviu 1.764 famílias de diferentes classes sociais e de todas as regiões brasileiras. O ranking dos alimentos mais desperdiçados mostra arroz (22%), carne bovina (20%), feijão (16%) e frango (15%) com os maiores percentuais relativos ao total desperdiçado. “A grande surpresa foram as carnes aparecerem com um índice tão alto de desperdício, um produto de alto valor agregado, de alto valor nutricional e que é desperdiçado. E destaco ainda o leite, que é o quinto grande grupo mais jogado fora”, disse o professor de marketing da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da FGV, Carlos Eduardo Lourenço.

ÁGUA 'COR DE SANGUE' NA MARGEM DO RIO NO CEARÁ INTRIGA MORADORES.

Ao cavar a terra às margens do Rio Acaraú na cidade de Santana do Acaraú, população se surpreendeu com a coloração da água.

Por G1 CE
sangue em margem de rio no Ceará intriga moradores
--:--/--:--
Água cor de sangue em margem de rio no Ceará intriga moradores
Os moradores de Santana do Acaraú, no interior do Ceará, se surpreenderam com a coloração vermelha da água ao escavar a margem do Rio Acaraú. Francisco Araújo foi uma das primeiras pessoas a testemunhar o fenômeno e conta que assustou com a coloração "cor de sangue" da água.
"Não é uma mancha na água, é igual a uma cacimba; a gente cava, tira água e vem mais água na mesma cor. A diferença pra uma cacimba é que a água tem um vermelho forte, cor de sangue, lembra o sangue, né?"
Os próprios moradores colheram amostras da água, que foi analisada em um laboratório particular na cidade de Santana do Acaraú. Na análise, foram encontradas bactérias, mas ainda não se sabesão responsáveis pela coloração.
Vigilância Sanitária vai analisar amostra da água vermelha em margem de rio em Santana do Acaraú — Foto: Arquivo pessoalVigilância Sanitária vai analisar amostra da água vermelha em margem de rio em Santana do Acaraú — Foto: Arquivo pessoal
Vigilância Sanitária vai analisar amostra da água vermelha em margem de rio em Santana do Acaraú — Foto: Arquivo pessoal
O material foi guardado e será encaminhado para a Vigilância Sanitária de Fortaleza na terça-feira (25), conforme representante do órgão em Acaraú.

'Sinal de Deus' ou 'coisa de ciência'

Enquanto não há um estudo que comprove o que causou a água vermelha, os moradores do município especulam.

CAMOCIM-CE;SE PREPARA A RECEBER VOOS REGIONAIS.


Parte da preparação de aeródromos cearenses para receber voos regionais no próximo ano, o Departamento Estadual de Rodovias do Ceará (DER) comunicou ter solicitou a regularização da Licença de Operação referente ao Aeroporto de Iguatu à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (14).

Além do terminal de Iguatu, também estão sendo preparados os aeródromos de São Benedito, Camocim, Tauá e Campos Sales, conforme explica o gerente de aeroportos do DER, Coronel Paulo Edson. "Somente o de Iguatu que necessitava dessa atualização da licença ambiental. Aracati e Jericoacoara já estão prontos para esse tipo de aviação regional", destaca.