Powered By Blogger

domingo, 13 de outubro de 2019

CALDO DA CARIDADE É REVIGORANTE OU SÓ FAZ PARTE DA CRENDICE POPULAR?.

Há quem diga o prato revigora e dá fim à ressaca. A nutricionista tira dúvidas.
Tradicional caldo nordestino incorporado à cultura amazônica, o caldo da caridade tem fama de acudir enfermos e levantar "corpos moídos", principalmente, depois de uma noite de exageros alimentícios e bebidas alcoólicas. Porém, a dúvida de parte da população é se, de fato, o caldo tem propriedades medicinais. O Em Tempo procurou a nutricionista Raisa Lima, que confirmou o poder dos ingredientes do prato popular e fala sobre as suas especificidades.

Para a professora Larissa Martins, o caldo da caridade é uma tradição familiar. “Minha mãe adora caldo da caridade, desde criança eu tomo quando estou doente e sinto que meu corpo responde bem. Quando estou gripada perco apetite, mas consigo tomar um caldinho e me sinto muito mais bem disposta. Após suar um pouco, me sinto melhor. Ele é revigorante”, disse.

Há quem diga que o caldo carece de vitaminas no prato. Ele é preparado à base de farinha de mandioca e há muitas dúvidas sobre a quantidade de calorias consumidas por porção. 

“É um prato calórico e com um alto valor nutricional. No cheiro verde temos Vitaminas C e K, na farinha de mandioca o carboidrato, o alho é antioxidante e antifúngico e, por isso, ajuda a aliviar sintomas da gripe. A cebola tem vitamina C e a fibra é anti inflamatória. No ovo há as vitaminas lipossolúveis e complexo B, já a pimenta do reino é termogênica, acelera o metabolismo e ajuda a eliminar toxinas através do suor", explica Raisa.

PAPA FRANCISCO CANONIZA IRMÃ DULCE, A PRIMEIRA SANTA BRASILEIRA.

Irmã Dulce devotou sua vida a servir os mais necessitados e desenvolveu um trabalho social em sua terra natal, Bahia

Fonte:MUNDO/Por Kelly Velasquez 
Irmã Dulce foi canonizada neste domingoAlberto Pizzoli
Papa Francisco canonizou neste domingo (13), na Basílica de São Pedro, a Irmã Dulce, a primeira santa nascida no Brasil, em 1914.
A nova santa brasileira, cujo nome verdadeiro era Maria Rita Lopes, foi proclamada santa diante de inúmeros bispos, religiosos e missionários de seu país que atualmente participam do Sínodo para a defesa da Amazônia. "Hoje agradecemos ao Senhor pelos novos santos, que andaram com fé e agora os evocamos como intercessores", disse o Papa Francisco diante da multidão reunida na praça.

MARINHA DO BRASIL - NOTA À IMPRENSA.


A Marinha do Brasil informa que desde o início do aparecimento das manchas, no dia 2 de setembro, foram realizadas as seguintes ações:

1 - inspeções ao longo do litoral da região Nordeste 

2 - divulgação de Aviso aos Navegantes, solicitando a informação tempestiva da identificação de poluição hídrica por navios em trânsito nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), visando à obtenção de dados para análise das possíveis origens da poluição por óleo cru no Nordeste 

3 - realização de Patrulha Naval por navios da Marinha do Brasil com ênfase nas áreas Marítimas de ocorrência de poluição mais recentes, nos litorais de Sergipe e norte da Bahia; e 

4 - continuidade das análises das informações do tráfego mercante na região, com o monitoramento dos navios que passaram pelas águas Jurisdicionais Brasileiras.