Powered By Blogger

domingo, 28 de janeiro de 2018

DNOCS COMEÇA A IMPLANTAR MAIS TRÊS ADUTORAS NO INTERIOR DO CEARÁ.

As novas adutoras vão atender Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, no Jaguaribe; e Catarina, nos Inhamuns

Fonte:DN/Regional

O Açude Vieirão, que abastecia a cidade de Boa Viagem, secou desde 2015 e os operários fazem poços no leito do reservatório em busca da última gota de água ( Fotos: Honório Barbosa )
 por Honório Barbosa - Colaborador
Iguatu. O Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) começou, neste mês, a implantação de três Adutoras de Montagem Rápida (AMRs) no Interior do Ceará, em caráter emergencial, que vão atender às cidades de Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe; e Catarina, nos Inhamuns. No total, serão atendidos 95 mil moradores e investidos mais de R$ 33 milhões. O prazo de conclusão dos serviços é de seis meses.
Outra adutora deveria também ser instalada na cidade de Boa Viagem, que há mais de três anos enfrenta uma das piores situações de desabastecimento, desde quando o Açude Vieirão secou. O Dnocs informou, entretanto, que a obra ainda não começou por causa de um problema orçamentário, mas que o órgão tenta obter recursos no Ministério da Integração Nacional o quanto antes por se tratar de um serviço emergencial.

DE OBESIDADE A AVC, OS PROBLEMAS DE SAÚDE RELACIONADOS A MAL DORMIDAS.

Keila Guimarães

Lâmpada acesa ao lado da cama
Direito de imagemGETTY IMAGES
Image captionNoites mal dormidas aumentam as chances de hipertensão e problemas cardiovasculares, de acordo com médicos
O corpo humano emprega há milhares de anos um conjunto fixo de programações fisiológicas necessárias para o seu bom funcionamento. Uma das programações básicas é o adormecer quando a noite cai e o acordar quando o sol se levanta, período em que o indivíduo é restaurado para um novo dia.
Noites mal dormidas, contudo, causam um choque nessa programação natural e podem provocar uma série de problemas de saúde, que vão da depressão ao aumento de risco de acidente vascular cerebral (AVC).
"O sono é uma função fundamental para a nossa fisiologia - seria o equivalente ao alimento para o nosso cérebro", explica Geraldo Lorenzi Filho, diretor do Laboratório do Sono do Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas, em São Paulo, que estuda a correlação entre distúrbios do sono e doenças cardiovasculares.
"É o momento de descanso para o sistema vascular, da faxina dos neurônios. O sono é a restauração da atividade neural adequada, importante para fixação da memória. Sabemos que dormir é fundamental. Mas estamos nos esquecendo disso", alerta.

DEPOIS DE TRÊS MESES A BICA DO IPU-CE, VOLTA A JORRAR ÁGUA NA SERRA DA IBIAPABA .

Choveu 73 mm no Ipu em 24 horas, segundo a Funceme, o maior volume entre os 27 municípios onde foram registradas precipitações.

Por G1 CE
Bica do Ipu jorra pela primeira vez em 2018 após sequência de chuvas (Foto: Reprodução)
Bica do Ipu jorra pela primeira vez em 2018 após sequência de chuvas (Foto: Reprodução)
A Bica do Ipu, um dos símbolos do Ceará e que estava seca, voltou a jorrar nesta sexta-feira (26), após a chuva registrada no município. Há três meses não jorrava água da cachoeira, também chamada de "Véu de Noiva".
A bica do Ipu é uma queda d'água de 130 metros de altura do Riacho Ipuçaba, que despenca da Serra da Ibiapaba, na divisa com o Piauí. O registro da queda d'água na cachoeira foi feito na tarde desta sexta-feira por Cristian Melo, morador da cidade.

PODE CHEGAR A 24 MORTOS O NÚMERO DE VÍTIMAS NA MAIOR CHACINA DA HISTÓRIA DO CEARÁ.


Pode chegar a 24 o número de mortos na maior chacina ocorrida no Ceará em toda a sua história. A Secretaria da Segurança Pública e defesa Social (SSPDS) não tem, ainda, o número exato de vítimas da matança. O titular da Pasta, delegado federal André Costa, convocou, agora há pouco, uma reunião extraordinária na sede da Pasta com todos os comandantes de unidades especiais e o Comando-Geral da Polícia Militar, o delegado-geral da Polícia Civil e o perito-geral do Estado (Pefoce).
A tragédia ocorreu por volta de 3 horas da madrugada deste sábado (27), em uma casa de diversão conhecida como “Forró do Gago”, localizada no bairro Cajazeiras, próximo à BR-116. Segundo levantamentos feitos pela Polícia, a festa estaria sendo patrocinada pela facção criminosa Comando Vermelho (CV), quando o local foi atacado por bandidos do grupo rival, a facção Guardiões do Estado (GDE). De dois carros, um Gol e um Peugeot, desembarcaram os atiradores, entre eles, algumas mulheres, todos armados com espingardas de calibre 12 (escopeta), pistolas de calibres Ponto 40 (.40) e 9 milímetros, além de revólveres de calibre 38
O grupo invadiu a festa e passou a disparar as armas para todos os lados, atingindo indistintamente quem ali se encontrava. Segundo a Perícia Forense do Estado, no local, ao menos, 14 corpos foram recolhidos, dentre eles, de várias adolescentes e jovens, garotas que teriam sido chamadas pelos traficantes para animar o evento.