Powered By Blogger

domingo, 27 de setembro de 2020

SAUDADE COM BARTÔ GALENO


 Fonte:Youtube

SAUDADE COM GENIVAL SANTOS.


 Fonte:Youtube

PESQUISA TRIPLICA A PRODUTIVIDADE DA PLANTAÇÃO DE CAJUEIRO-ANÃO NO CEARÁ.

Escrito por , 




Legenda: Com baixo consumo de água, a expectativa é que produtores de outras culturas tenham no caju uma alternativa em período de estiagem
Foto: Ricardo Moura / Embrapa

Após dois anos de testes no Ceará, pesquisadores da Embrapa em parceria com produtores conseguiram triplicar a produtividade de caju por hectare no Estado em relação à produtividade média registrada em 2019. O experimento com cultivo irrigado de cajueiro-anão "superadensado" foi realizado no município de Russas. Em três anos, quando termina esta fase de estudos, os pesquisadores esperam chegar a uma produtividade anual de, pelo menos, três toneladas de castanha e 27 toneladas de caju por hectare.

Enquanto na produção tradicional cultiva-se 204 plantas por hectare, os pesquisadores testaram três tipos diferentes de espaçamento, chegando ao cultivo de 833 plantas por hectare na condição de maior adensamento. O experimento chegou a uma produtividade de 1,6 tonelada anual de castanha por hectare. Em 2019, a produtividade média do cajueiro anão-precoce no Ceará, foi de 528 quilos de castanha por hectare.

ANÁLISE:FERROVIÁRIO VENCE O IMPERATRIZ/MA FORA DE CASA E REASSUME A LIDERANÇA.

Escrito por , 

Triunfo por 2 a 1 faz o Tubarão da Barra encerrar série de partidas sem vitórias e deixa o time na primeira colocação, provisoriamente, podendo terminar a rodada na ponta da tabela caso o Santa Cruz perca amanhã



Legenda: Jogadores comemoram gol do Ferroviário sobre o Imperatriz
Foto: Lenilson Santos/Ferroviário

 Fim do incômodo pela sequência de três jogos sem resultados positivos. Foi no Estádio Frei Epifânio da Abadia, no interior do Maranhão, que o Ferroviário reencontrou o caminho das vitórias. Ao bater o Imperatriz/MA por 2 a 1, na noite de ontem, o Tubarão da Barra não somente quebrou a série negativa como, de quebra, reassumiu a liderança do Grupo A da Série C do Brasileiro.

Ao menos até amanhã, quando o Santa Cruz entra em campo, para enfrentar a Jacuipense, no Estádio do Arruda, no Recife. Basta o empate para que o time pernambucano reassuma a primeira colocação, já que tem o mesmo número de pontos e vitórias do Ferrão (que fica na frente pelo saldo de gols).

ESCOLA BATISTA DAS NEVES. COLÔNIA DOS PESCADORES. (X SETEMBRO CAMOCIM. 2020. Nº.02).

 

 

Escola Batista das Neves. Camocim. 1941. Fonte: A Voz do Mar. RJ, edição 177, p. 19.

Na trajetória da educação de Camocim ainda existem muitas histórias a serem desvendadas. Antes de termos um efetivo sistema escolar municipal e estadual de ensino, muitas escolas funcionaram esporadicamente ou com alguma regularidade em diversos espaços, notadamente associativos, sindicatos, igrejas, dentre outros. Sempre que descobrimos estas iniciativas do passado, registramos aqui neste espaço.

Hoje focalizaremos uma escola que funcionou da Colônia dos Pescadores. Muitos camocinenses já estudaram em diversas escolinhas que funcionaram nesta associação localizada no Bairro da Praia, com  diversas denominações, principalmente filhos de pescadores. Trata-se  da Escola Batista das Neves que, no ano de 1941, foi registrada  pela revista A Voz do Mar, editada no Rio de Janeiro.

Como se pode observar na foto acima, a professora está no centro, ladeada por 47 crianças de  idades  e tamanho variados, meninas e meninos,  o que sugere uma escola de natureza mista. A matéria não traz maiores informações a não ser a foto da turma de alunos com a professora e notícias de outras colônias de pescadores do Ceará, numa reportagem que acompanhava uma visita de inspeção às colônias de pescadores do Brasil.