domingo, 27 de setembro de 2020
PESQUISA TRIPLICA A PRODUTIVIDADE DA PLANTAÇÃO DE CAJUEIRO-ANÃO NO CEARÁ.
Escrito por Bruno Cabral, bruno.cabral@svm.com.br/Negòcios
Após dois anos de testes no Ceará, pesquisadores da Embrapa em parceria com produtores conseguiram triplicar a produtividade de caju por hectare no Estado em relação à produtividade média registrada em 2019. O experimento com cultivo irrigado de cajueiro-anão "superadensado" foi realizado no município de Russas. Em três anos, quando termina esta fase de estudos, os pesquisadores esperam chegar a uma produtividade anual de, pelo menos, três toneladas de castanha e 27 toneladas de caju por hectare.
Enquanto na produção tradicional cultiva-se 204 plantas por hectare, os pesquisadores testaram três tipos diferentes de espaçamento, chegando ao cultivo de 833 plantas por hectare na condição de maior adensamento. O experimento chegou a uma produtividade de 1,6 tonelada anual de castanha por hectare. Em 2019, a produtividade média do cajueiro anão-precoce no Ceará, foi de 528 quilos de castanha por hectare.
ANÁLISE:FERROVIÁRIO VENCE O IMPERATRIZ/MA FORA DE CASA E REASSUME A LIDERANÇA.
Escrito por André Almeida, andre.almeida@svm.com.br
Triunfo por 2 a 1 faz o Tubarão da Barra encerrar série de partidas sem vitórias e deixa o time na primeira colocação, provisoriamente, podendo terminar a rodada na ponta da tabela caso o Santa Cruz perca amanhã
Fim do incômodo pela sequência de três jogos sem resultados positivos. Foi no Estádio Frei Epifânio da Abadia, no interior do Maranhão, que o Ferroviário reencontrou o caminho das vitórias. Ao bater o Imperatriz/MA por 2 a 1, na noite de ontem, o Tubarão da Barra não somente quebrou a série negativa como, de quebra, reassumiu a liderança do Grupo A da Série C do Brasileiro.
Ao menos até amanhã, quando o Santa Cruz entra em campo, para enfrentar a Jacuipense, no Estádio do Arruda, no Recife. Basta o empate para que o time pernambucano reassuma a primeira colocação, já que tem o mesmo número de pontos e vitórias do Ferrão (que fica na frente pelo saldo de gols).
ESCOLA BATISTA DAS NEVES. COLÔNIA DOS PESCADORES. (X SETEMBRO CAMOCIM. 2020. Nº.02).