Seguem abertas, até dia 6 de agosto, as inscrições para a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2018. Podem participar da competição estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de todo o país, que estejam matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental ou no 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio. As inscrições são gratuitas.
A atividade compõe a programação do Ano Municipal das Ciências, em comemoração ao centenário do eclipse de Sobral, com o qual foi possível comprovar a Teoria da Relatividade, do físico Albert Einstein, e está alinhada com a elaboração do novo currículo de Ciências e a adesão do município ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).
A olimpíada ocorrerá em duas fases: a primeira, de 09 a 11 de agosto, nas próprias escolas; a segunda, no dia 29 de setembro, em local a definir. As provas terão 15 questões objetivas envolvendo conhecimentos de Biologia, Física e Química. A cerimônia de premiação deve ocorrer no dia 11 de novembro com local a ser definido.
A estátua inacabada será transformada em memorial e a sua cabeça, distante 3Km, em museu
Fonte:DN/Regional/por Alex Pimentel - Colaborador
Caridade. Passadas quase quatro décadas, os devotos de Santo Antônio, na religiosa cidade de Caridade, situada a pouco mais de 70 quilômetros de Fortaleza, no Sertão Central, não vão mais perder a cabeça por causa do seu maior monumento. Uma nova estátua será erguida no lugar, dos pés à cabeça.
Desde 1980 a expectativa dos moradores, principalmente dos mais religiosos, era poderem olhar nos olhos do padroeiro de 30 metros de altura moldado em concreto, erguido no topo do Serrote Cágado, para lhe pedirem a bênção. Entretanto, o tempo foi passando e a obra não foi concluída na "terra do santo sem cabeça", como ficou conhecida.
Agora, a história será outra. A Prefeitura de Caridade confirmou a construção da nova estátua, dessa vez acompanhada de um complexo religioso, turístico e comercial, o Santuário de Santo Antônio. O projeto foi aprovado e o investimento inicial, de R$ 1 milhão, de um total de R$ 3 milhões, já foi liberado por meio da Secretaria Estadual das Cidades (Scidades).
Obras
As obras deverão iniciar nos próximos meses, informou a prefeita Amanda Lopes. Além de atender aos anseios dos devotos, o projeto vai incrementar a economia do Município, acrescentou satisfeita, ressaltado ser uma iniciativa de muitas mãos, principalmente do ex-prefeito Júnior Tavares com a sua esposa Simone Tavares.
A persistir o quadro, Iguatu vai sofrer um baque em um setor da economia agrícola que gera emprego e renda
FONTE:DN/REGIONAL
por Honório Barbosa - Colaborador
Iguatu. Depois de enfrentar destruição por ventania em três anos seguidos, parte dos produtores de banana deste Município, na região Centro-Sul do Ceará, agora amarga a ausência de compradores. Há também queda de preço do fruto em torno de 30%. O quadro vem desanimando os fruticultores e alguns já anunciam redução de área de cultivo ou mesmo abandono da atividade.
A persistir o quadro, o Município vai sofrer mais um baque em um setor da economia agrícola que gera emprego e renda para milhares de famílias. De acordo com levantamento da Secretaria de Agricultura do Município, Iguatu tem cerca de 500 hectares de cultivo irrigado de banana das variedades nanica (casca verde) e pacovan, alcançando o terceiro maior núcleo de produção no Ceará.
"Só está conseguindo vender, quem já tem mercado externo, transporte próprio, para fábricas de doce e distribuidores locais", observa o produtor rural Ivo Antunes. "O preço caiu e os atravessadores sumiram". Segundo Antunes, o comércio de compra e venda na roça, que já perdurava mais de três décadas, está se acabando. "Novas áreas de produção em outros Estados surgiram a partir do uso de irrigação localizada, moderna, micro aspersão, que exige pouca água".
O projeto dará nova vida ao prédio histórico, que se encontrava abandonado há vários anos
FONTE:DIÁRIO REGIONAL
por Marcelino Júnior - Colaborador
Sobral. Patrimônio da cidade de Sobral, incluído na área de tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o velho prédio da antiga Estação Ferroviária foi transformado em um canteiro de obras há poucos dias. O trabalho de restauro terá como resultado um espaço moderno que abrigará a nova Escola de Artes Visuais do Município, preservando a arquitetura original da edificação, construída em 1882, em um período de franca expansão comercial da região Norte do Ceará, por meio da ferrovia.
O progresso, que passou viajar sobre rodas atrelado aos novos tempos, trouxe mudanças profundas, não apenas no comportamento social e econômico das novas gerações, mas na forma de se deslocar de uma cidade a outra, e de transportar bens de consumo. O prédio permaneceu com intensa movimentação de trens de passageiros e de cargas até o ano de 1988, quando os trens de viagem deixaram de circular, permanecendo somente o transporte cargueiro. O resultado foi o completo abandono da estrutura até os dias de hoje.
Obra
O projeto da reforma contemplará a estação com espaços para uso coletivo, priorizando a preservação da cultura local, com a restauração de fachadas, esquadrias e pinturas ornamentais, além de mudanças em todos os ambientes internos, que serão totalmente recuperados e adaptados para receber pessoas com deficiência, nesse caso, com a instalação de um elevador.
De acordo com Francisco Emiliano da Costa, mestre de obras à frente da empreitada, a limpeza do lugar já rendeu bastante esforço, já que o espaço e seu entorno estavam em completa sujeira. " Tivemos que remover muito lixo acumulado, entulho, e material de alvenaria pertencente à própria edificação, que estava completamente deteriorado. A mudança estrutural será em algumas alvenarias internas, que vão se adequar ao novo projeto, mas a parte externa ficará idêntico ao modelo original", garante o mestre de obras.
Com combinação de resultados, Vovô pode até sair do Z4 em duas rodadas
Fonte:DN/Jogada
No duelo entre concorrentes diretos da zona de rebaixamento, melhor para o Ceará, que bateu o Paraná por 1 a 0, na tarde deste domingo (5). Com o resultado no Estádio Durival Britto/PR, o Alvinegro transferiu a lanterna da Série A para o adversário e emplacou duas vitórias consecutivas pela primeira vez no Campeonato Brasileiro.
O gol de Juninho Quixadá consolida a boa fase do Vovô pós-Copa do Mundo. Desde a paralisação, os comandados de Lisca já somam três vitórias em quatro partidas disputadas, podendo até deixar o Z4 em duas rodadas.
Para obter o feito, o Ceará vai precisar fazer o dever de casa no PV e vencer o Santos, adversário da próxima quarta (8), às 19h30, e também o Atlético/PR no domingo (11). Além disso, ainda precisa torcer por uma combinação de resultados envolvendo a Chapecoense, 15ª colocada, para sair de vez da zona de rebaixamento ainda no 1º turno.