Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

RELATÓRIO APONTA 9 AÇUDES COM "ALTO RISCO" DE ROMPIMENTO.

O estudo feito pela Agência Nacional de Águas mostra que o Ceará é o Estado do Nordeste que mais apresenta barragens com estrutura vulnerável. Dnocs discorda e avalia que os açudes cearenses não apresentam risco de romper.

O mais recente Relatório sobre Segurança de Barragens (RSB) da Agência Nacional de Águas (ANA), divulgado neste mês, aponta que o Ceará é o Estado nordestino que mais apresenta barragens classificadas como "de alto risco". São nove, ao total. Conforme o estudo, realizado a partir de fiscalizações in loco, os reservatórios listados apresentam problemas estruturais considerados preocupantes, como deformações e anomalias em estrutura de paredes e sangradouros. Os açudes que exigem mais atenção, segundo a ANA, são o Ayres de Souza (Jaibaras); Forquilha (Forquilha); Frios (Umirim); Lima Campos (Icó); Paulo Sarasate (Varjota); Pompeu Sobrinho (Choró Limão); Roberto Costa - Trussu (Iguatu); Várzea do Boi (Tauá) e Jaburu I (Ubajara/Tianguá). Todos eles são federais e pertencem ao Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs).

POTENCIAL SOLAR DO CEARÁ É SUFICIENTE PARA SUPRIR EM DUAS VEZES A NECESSIDADE DO PAÍS.


Segundo o Atlas do Potencial Eólico e Solar do Ceará, o Estado poderia gerar 94,3 GW

Fonte:Por Redação/Negòcios
O documento será apresentado na segunda-feira (16) na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec)
O potencial solar fotovoltaico do Ceará, avaliado em 643 gigawatts (GW), é suficiente para suprir em mais de duas vezes a demanda atual de energia elétrica do Brasil, segundo aponta o Atlas do Potencial Eólico e Solar do Ceará, que será apresentado na segunda-feira (16) na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). De acordo com o documento, o potencial para geração de energia eólica no Estado, por sua vez, é de 94,3 gigawatts.
O Atlas aponta que utilizando-se apenas 7% de área territorial do Ceará, o potencial para geração de energia híbrida, com geração de energia eólica e solar, seria de 137 GW, o suficiente para suprir cerca de metade da energia elétrica demandada no país. Segundo o documento, a fonte eólica conta com um fator de capacidade média (eficiência do investimento) de 44%, superior ao do Brasil, cujo índice é de 42,5%, e à média mundial, que é de 25%.

PESQUISA MOSTRA QUE 62% DAS PREFEITURAS DIMINUÍRAM QUADRO DE FUNCIONÁRIOS POR CONTA DA CRISE.


Pesquisa divulgada hoje (13) pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostrou que 54,7% dos gestores sinalizaram que as contas do mês de dezembro serão pagas em dia, mas as dos outros meses serão postergadas para 2020

Fonte:Por Redação, /Negócios
Ao todo, são 305.324 colaboradores que trabalham nos municípiosFoto: José Leomar
Uma pesquisa revela que 62% das prefeituras do Ceará tiveram que reduzir o quadro de funcionários para fechar as contas, levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgado nesta sexta-feira (13).
Além disso, o estudo da CNM destacou que 54,7% dos gestores afirmam que pagarão as contas de dezembro em dia, incluindo a quitação do 13° salário. Mas as contas de outros meses serão adiadas para 2020.