Powered By Blogger

sábado, 15 de julho de 2017

BRASILEIROS AVANÇAM EM PESQUISA PARA PRODUÇÃO DE UVAS SEM SEMENTES.

Letycia Bond – Repórter da Agência Brasil
Pesquisadores da Embrapa avançam nos estudos para produção de uvas sem semente
Pesquisadores da Embrapa avançam nos estudos para produção de uvas sem sementeValtarir Comachio/Embrapa/divulgação/direitos reservados
Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Bento Gonçalves (RS) avançaram na exploração de estruturas moleculares que, se alteradas, facilitam a produção de uvas sem semente. Chamada de uva apirênica de mesa, essa variedade difere da espécie vinífera, adequada para a fabricação de vinhos finos.
A estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Jaiana Malabarba é uma das autoras de um artigo, publicado no Journal of Experimental Botany, da Universidade de Oxford, que foi fundamental para os trabalhos da equipe do Centro Nacional de Pesquisa de Uva e Vinho, coordenado pelo pesquisador Luís Fernando Revers.
Os pesquisadores observaram o gene VviAGL11 de duas uvas: a Chardonnay e a Sultanina, que não possui sementes e também recebe o nome de Thompson Seedless. A Sultanina é a responsável por originar a maioria das variações de uvas de mesa comercializadas.

PASSADOS 10 ANOS, NINGUÉM FOI PUNIDO POR ACIDENTE COM O AVIÃO DA TAM EM CONGONHAS-SP.

De acordo com as investigações, por um erro no posicionamento dos manetes, que determinam a aceleração ou reduzem a potência do motor, a aeronave não parou

 por Agência Brasil/via Dn
Acidente TAM
Acidente do avião da TAM deixou 199 mortos em 2007. ( Foto: Valter Campanato/Agência Brasil )
Acidente TAM
Acidente com avião da TAM no aeroporto de Congonhas completa 10 anos. ( Foto: Milton Mansilha/Agência Lusa )
Passados dez anos, ninguém foi condenado pelo acidente com o Airbus A320 da TAM, ocorrido em 17 de julho de 2007. Nesses anos, o caso foi julgado pela primeira e segunda instâncias da Justiça Federal e todos os denunciados pelo Ministério Público Federal foram absolvidos. Nesses dez anos, a TAM se juntou à empresa aérea chilena LAN, fusão que ocorreu no dia 5 de maio de 2016, e virou Latam Airlines, ou somente Latam como está estampado em suas aeronaves.
O acidente foi investigado por três órgãos. Um deles, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica, que concluiu que uma série de fatores contribuíram para o acidente. O relatório do Cenipa constatou, entre vários pontos, que os pilotos movimentaram, sem perceber, um dos manetes para a posição idle (ponto morto) e deixaram o outro em posição climb (subir). O sistema de computadores da aeronave entendeu que os pilotos queriam arremeter (subir).
O documento também relata que não havia um aviso sonoro para advertir os pilotos sobre a falha no posicionamento dos manetes e que o treinamento dos pilotos era falho: a formação teórica dos pilotos, pelo que se apurou na época, usava apenas cursos interativos em computador. Outro problema apontado é que o co-piloto, embora tivesse grande experiência, tinha poucas horas de voo em aviões do modelo A320, e que não foi normatizada, na época, a proibição em Congonhas de pousos com o reverso (freio aerodinâmico) inoperante, o que impediria o pouso do avião nessas condições em situação de pista molhada.

O CEARÁ VENCE O JUVENTUDE POR 2 A 0 E SE APROXIMA DO G 4.

Com gols relâmpagos de Valdo e Élton, o Vovô chega aos 21 pontos e sobe para a sexta colocação

Fonte:DN/Jogada
Ceará
Com a vitória, Ceará chega a sexta colocação ( Foto: Kleber A. Gonçalves )
Ceará superou aquele que era o líder da competição antes de a rodada ser iniciada, o Juventude, pelo placar de 2 a 0, com gols do zagueiro Valdo e do atacante Élton, ambos antes dos dez minutos do primeiro tempo, na Arena Castelão. Com o resultado deste sábado (15), o Vovô chega aos 21 pontos e ocupa a sexta colocação. Já os comandados de Gilmar Dal Pozzo, técnico que treinou o Alvinegro no início do ano, perderam a primeira partida fora de casa e viram o Guarani assumir a liderança nos critérios de desempate. 
Na próxima rodada, o Alvinegro de Porangabuçu visita o Guarani, terça (18), às 20h30, no estádio Brinco de Ouro. Já o Juventude tenta voltar a vencer no campeonato e recebe os alagoanos do CRB, também na terça, às 19h15, no Alfredo Jaconi.  
Começo fulminante

3ª CIA / 3º BPM COMEMORA ANIVERSÁRIO E HOMENAGEIA OFICIAIS RECÉM-PROMOVIDOS.


Em alusão ao 43º aniversário da 3ªCia/3ºBPM em suas atuais instalações e em homenagem aos oficiais camocinenses recém-promovidos, o Major Flávio de Sousa Dias realizou juntamente com boa parte do seu efetivo um evento comemorativo a esta importante data.
O evento cívico-militar foi realizado durante a tarde de quinta-feira, 13, no pátio externo da 3ªCia/3ºBPM e contou com autoridades políticas e militares, dentre elas o Comandante do 3º BPM de Sobral, Tenente Coronel Francisco Assis Azevedo de Sousa.
Na ocasião foi repassado aos presentes um breve histórico sobre a implantação da Companhia policial em nossa cidade. Após foi concedido a seis cidadãos camocinenses o título de Amigos da Polícia Militar. Os agraciados foram: O repórter policial Autran Santos, a prefeita Mônica Aguiar, o Sr. José Osvaldo, o empresário José Olavo, a Dona Alice do Fortim e o Dr Alberto.  
Finalmente os oficiais da Polícia Militar que foram recém-promovidos foram homenageados com o Certificado de Missão Cumprida pelos 30 anos de relevantes serviços prestados na corporação, são eles: Capitão Cleumir Silva Santos, 2º Tenente Carlos Alberto Lima, 2º Tenente Gilberto Sales Bernardino, 2º Tenente Heriberton Rocha, 2º Tenente Carlos César da Silva, 2º Tenente Francisco Kennedy de Araújo de Sousa, 2º Tenente Claudiomar Machado Tiago, 2º Tenente Edmilson Prado Ribeiro Filho, 2º Tenente Ueliton Alves de Sousa, 2º Tenente Francisco Jeová Ferreira da Silva, 2º Tenente Antonio Egivaldo de Oliveira, 2º Tenente Ferreira e 2º Tenente Luís Gonzaga Neto.

Veja mais fotos abaixo: