Powered By Blogger

domingo, 6 de outubro de 2019

SAI 5ª-,ENTRA 6ª- SERIE: A FASE 'DIVISORA DE ÁGUAS' EM QUE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DEGRINGOLA.

Paula Adamo Idoeta

Aluna com mochilaDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionMudança para 6ª série significa, para muitos alunos, mudança de escola e da rotina escolar
"É muita coisa, professora, é muito conteúdo." "Você está indo rápido demais, não estamos acompanhando o ritmo."
Essas são algumas das frases que a professora Patricia Rosas, da rede pública de Campina Grande (PB), já escutou de alunos recém-entrados na 6ª série, o primeiro dos anos finais do ensino fundamental brasileiro.
"Para os alunos, a entrada na 6ª série é uma ruptura da rotina escolar", explica Rosas.
A transição da 5ª para a 6ª série, quando as crianças costumam ter a partir de 11 anos, é considerada uma fase delicada: é a partir daí que conquistas recentes da educação pública brasileira começam a se perder, e índices educacionais do país sofrem uma piora considerável.
Por trás disso estão, segundo professores e especialistas consultados pela BBC News Brasil, grandes mudanças na rotina escolar das crianças, além de um acúmulo de problemas — e poucas políticas públicas para resolvê-los
A primeira grande mudança é que as crianças deixam de ter um único professor ensinando todas as disciplinas — professor este que costuma ser o ponto de referência e o principal vínculo dos estudantes da 1ª à 5ª série.

IFCE ABRE 30 VAGAS PARA O CURSO SUPERIOR DE GESTÃO AMBIENTAL EM CAMOCIM-CE.

Inscrições vão de 7 a 14 de outubro; seleção usará nota do Enem

Fonte:Região
Resultado de imagem para imagens do ifce de camocim ce
imagens da internet
O curso superior de Gestão Ambiental do campus de Camocim do IFCE está com inscrições abertas para seu vestibular 2019.2, com 30 vagas, no turno da tarde. O curso é gratuito, e as inscrições acontecem de 7 a 14 de outubro, exclusivamente pela internet. Basta o candidato preencher o formulário disponibilizado online e, em seguida, entregar a documentação no próprio campus, até o dia 15.
Seleção

URÂNIO NO CEARÁ: MINA EM SANTA QUITÉRIA-CE-É APONTADA COMO 'NOVA CSP.'


Após mudanças na direção do Ibama, projeto que terá investimento de US$ 350 milhões poderá ser retomado. Operações deverão ser iniciadas até 2025, mas especialistas apontam risco de contaminação por radioatividade

Fonte:Negócios/

Projeto de exploração de urânio existe desde 2009, mas ainda depende da emissão de licenças ambientais Mina em Santa Quitéria deverá produzir fosfato para fertilizantes e urânio para geração de energia nuclear
Impossibilitada anteriormente por questões ambientais, a mina de urânio e fosfato de Itataia, em Santa Quitéria, já tem novos planos para o início das operações de extração. Com um investimento de US$ 350 milhões, o potencial do novo empreendimento já começa a ser comparado com o impacto gerado pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), considerando a atividade econômica da região. Contudo, a viabilidade socioambiental do empreendimento é questionada por conta dos riscos ambientais do negócio.