Hoje, o suicídio no Brasil já faz mais vítimas que a AIDS e mata mais do que vários tipos de câncer e, mesmo assim, muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte. Nos últimos anos, a taxa de suicídio no estado de São Paulo cresceu 30% e os homens são as maiores vítimas. Segundo uma pesquisa recente da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil, a cada 100 mil pessoas, quase sete tiraram a própria vida no ano de 2012. Além disso, para cada suicídio podem ter ocorrido mais de 20 outras tentativas que não deram certo. A vergonha, o desconhecimento e o desinteresse das vítimas e de seus familiares e amigos em tratar o problema são catalisadores que precisam ser combatidos. Essa é uma das metas do Setembro Amarelo, campanha de prevenção de suicídio que chegou no Brasil em 2014.
Iguatu. Este município do Centro-Sul do Ceará é um dos maiores produtores de milho verde de plantio irrigado do Estado. Um grupo de 40 agricultores familiares mantém o cultivo, ao longo do ano, e a produção abastece o mercado regional. As várzeas dos rios Trussu e Jaguaribe oferecem acesso à água, por meio de poços rasos, tubulares; e o solo fértil, que asseguram uma colheita que ultrapassa 30 mil espigas por hectare.
O vendedor Luís Pereira caminha entre o milharal, na localidade de Gameleira, a 6Km da sede urbana, para retirar espigas de milho verde e levá-las para a feira no entorno do mercado público da cidade. Faz isso duas vezes por semana, pois não faltam compradores.
A área de produção reafirma a vocação agrícola do Município. Com água assegurada, a produção do grão manteve-se nos últimos sete anos seguidos de ocorrência de chuva abaixo da média e perda de reservas hídricas nos principais reservatórios.