Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de maio de 2019

TEORIA DA RELATIVIDADE:COMO ECLIPSE SOLAR NO CEARÁ HÁ 100 ANOS TRANSFORMOU EINSTEIN EM CELEBRIDADE MUNDIAL.

Camilla Costa - @_camillacosta

Placa do eclipse de SobralDireito de imagemSCIENCE MUSEUM LONDON
Image captionO eclipse total do Sol, fotografado no Ceará, permitiu que cientistas britânicos confirmassem as previsões do jovem alemão Albert Einstein sobre como a luz se comporta em relação à gravidade
"A população estacionou nas praças públicas, impressionada com o surpreendente espetáculo que a natureza lhe oferecia. Parecia que a aurora ia romper e, naquela escuridão, os galos cantavam e as avezinhas procuravam agasalho."
Assim o jornal Folha do Littoral descreveu o momento em que a população de Sobral, no interior do Ceará, presenciou um eclipse total do Sol em 1919. Mas aquele não era um eclipse qualquer.
O fenômeno permitiu que um grupo de cientistas comprovasse pela primeira vez a teoria da relatividade geral do físico alemão Albert Einstein, consolidando uma das maiores revoluções da história da ciência.
Meses depois do fim da Primeira Guerra Mundial, a façanha catapultou o físico, que até então era pouco conhecido, para a fama mundial.
"Alguns cientistas dizem que o anúncio dos resultados do experimento feito nesse eclipse foi um dos maiores momentos da ciência", disse à BBC News Brasil o físico Luis Carlos Bassalo Crispino, da Universidade Federal do Pará (UFPA), autor de artigos sobre o episódio.
Nos anos seguintes, a relatividade geral de Einstein permitiria a formulação da teoria do Big Bang, um modelo para explicar como começou o universo. Um ramo especial da astrofísica, a cosmologia física, foi criado só para estudar esse tema.
As ideias do alemão também permitiram que os cientistas desenvolvessem a ideia dos buracos negros e, muitos anos depois, o funcionamento do sistema de GPS - que usa a posição de satélites no espaço para localizar aparelhos na Terra.
Mas tudo começou com uma ideia pouco convencional.

BARRAGEM EM RISCO CAUSA AFLIÇÃO A MORADORES DE BARÃO DE COCAIS-MG.

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil  Brasília

Além da aflição que tem provocado entre os moradores de Barão de Cocais (MG), o risco de rompimento da barragem Sul Superior da mina de Gongo Soco, da Vale, tem prejudicado a economia do pacato município de cerca de 32 mil habitantes.
Gongo Soco, Mina, ValeImagem Google Maps
Desde o último dia 16, quando o Ministério Público de Minas Gerais tornou pública a informação de que a própria Vale, em documento oficial, informou que uma deformação no talude norte da Cava de Gongo Soco indicava o risco iminente de ruptura do talude, quatro agências bancárias suspenderam parte do atendimento. Também os Correios fecharam temporariamente sua agência na cidade.

ANAC SUSPENDE TODAS AS OPERAÇÕES DA AVIANCA BRASIL.


Passageiros devem contactar a empresa antes de ir ao aeroporto
Foto: Fábio Rodrigues/AB









A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou hoje (24) que suspendeu cautelarmente todas as operações da empresa aérea Avianca Brasil.
“Com a medida, estão suspensos todos os voos até que a empresa comprove capacidade operacional para manter as operações com segurança. A decisão foi tomada com base em informações prestadas à área responsável por segurança operacional da Agência”, diz a nota da Anac.

CEARÁ VAI LANÇAR NOVO UNIFORME APÓS A COPA AMÉRICA E ESTUDA NÃO RENOVAR CONTRATO COM TOPPER.


O presidente alvinegro, Robinson de Castro, afirmou que o clube avalia a criação de uma marca própria para fornecimento do material

Fonte:Jogada/
Fornecedora oficial do Ceará, a Topper está enfrentando problemas para atender as demandas dos clubes brasileiroFoto: Camila Lima
Ceará vai lançar uma nova linha de uniformes após a Copa América, que é encerrada dia 6 de julho. A informação foi revelada pelo presidente alvinegro, Robinson de Castro, que afirmou também que o clube segue com a marca esportiva Topper até o fim de 2019. Apesar do cumprimento do contrato, a diretoria já estuda uma nova empresa para fornecer o material na próxima temporada.
"Nós temos contrato com a Topper até o final deste ano. Fizemos ajustes no contrato e vamos cumprir para uma nova coleção (ser lançada) após a Copa América. Ano que vem a gente está estudando o que vai fazer, se vamos migrar para uma marca própria ou fazer parceria com outra empresa de material esportivo. Estamos estudando para ver a melhor situação. A empresa estava com dificuldades, nós também, então criamos uma situação favorável para seguir", explicou o dirigente.