Powered By Blogger

domingo, 19 de maio de 2019

CORTE DE LUZ POR FALTA DE PAGAMENTO NA CONTA É PROIBIDO EM TODO TERRITÓRIO BRASILEIRO.

O consumidor que não pagou uma conta de luz há mais de 90 dias não pode mais ter a eletricidade cortada – desde que as faturas posteriores à conta atrasada estejam quitadas. Essa é a nova determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para proteger o fiel pagador que, eventualmente, esqueceu de pagar uma fatura – que é antiga demais ou pode não ter sido enviada pela concessionária.

A regra está prevista na Resolução 414/2010 (que foi publicada no último dia 15 de março, editada para evitar confusões. Isso porque, às vezes, um morador tinha a luz cortada por causa do atraso no pagamento de um boleto em atraso há anos – em muitos casos quem deixou de pagar nem é mais o morador do imóvel.

HIPERTENSÃO ARTERIAL:A DOENÇA SILENCIOSA QUE ATINGE 35% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.

Renata Turbiani

Médico medindo pressão de um pacienteDireito de imagemGLOBALSTOCK
Image captionMetade dos brasileiros que tem hipertensão não sabe disso
A hipertensão arterial, popularmente chamada de pressão alta, atinge cerca de um bilhão de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). É o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).
No Brasil, aproximadamente 35% da população tem a enfermidade, segundo dados do Ministério da Saúde, mas metade nem sabe disso. Das pessoas que têm conhecimento, 50% fazem uso de medicação, e, dessas, apenas 45% têm a pressão controlada.

O que é hipertensão arterial?

Trata-se de uma doença crônica e degenerativa, caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.
"O sangue bombeado pelo coração exerce uma força contra as paredes internas dos vasos, e estes oferecem certa resistência a essa passagem, determinando a pressão. Quando algo não funciona bem neste sistema, ocorre a sua elevação", explica Celso Amodeo, cardiologista e especialista em hipertensão arterial do HCor, de São Paulo.

JÁ ESTOU COM UMA MUDA DE ROUPA PRONTA,DIZ MORADORA DE BARÃO DE COCAIS ,EM MG, QUE VIVE EXPECTATIVA DE TER QUE SAIR DE CASA.

Por Thais Pimentel, G1 Minas — Belo Horizonte
Barragem Sul Superior da Vale, em Barão de Cocais (MG), está com risco de rompimento — Foto: Globocop
“A gente descansa, mas dormir mesmo, ninguém dorme”, diz Fernanda Nazaré Luzia, moradora do centro de Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais. A cidade vive a expectativa de rompimento do talude norte da cava da Mina Gongo Soco. De acordo com a Vale, ele pode entrar em colapso entre este domingo (19) e o dia 25 de maio.
O tremor gerado pelo colapso da estrutura poderia causar uma reação em cadeia provocando o rompimento da Barragem Superior Sul que está 1,5 km abaixo e em nível máximo de alerta.