Powered By Blogger

domingo, 19 de maio de 2019

JÁ ESTOU COM UMA MUDA DE ROUPA PRONTA,DIZ MORADORA DE BARÃO DE COCAIS ,EM MG, QUE VIVE EXPECTATIVA DE TER QUE SAIR DE CASA.

Por Thais Pimentel, G1 Minas — Belo Horizonte
Barragem Sul Superior da Vale, em Barão de Cocais (MG), está com risco de rompimento — Foto: Globocop
“A gente descansa, mas dormir mesmo, ninguém dorme”, diz Fernanda Nazaré Luzia, moradora do centro de Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais. A cidade vive a expectativa de rompimento do talude norte da cava da Mina Gongo Soco. De acordo com a Vale, ele pode entrar em colapso entre este domingo (19) e o dia 25 de maio.
O tremor gerado pelo colapso da estrutura poderia causar uma reação em cadeia provocando o rompimento da Barragem Superior Sul que está 1,5 km abaixo e em nível máximo de alerta.
Segundo a Defesa Civil Estadual, não é possível mensurar o tamanho da estrutura que pode ruir, mas o colapso pode gerar um abalo. Ainda de acordo com o órgão, um abalo pode provocar um gatilho para liquefação e com isso a Barragem Sul Superior se romper. Em nota, a Vale disse que continua monitorando o talude norte 24 horas por dia.

Centro de Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais — Foto: Prefeitura de Barão de Cocais/Divulgação
Fernanda está entre os seis mil moradores da chamada zona secundária de salvamento (ZSS), a quase 16 quilômetros do complexo de Gongo Soco. Ela, a mãe, o irmão, o primo e o filho, de cinco anos de idade, participaram do simulado de emergência realizado neste sábado (18). Neste perímetro, a onda de rejeitos pode chegar em cerca de uma hora e 12 minutos.
“Já estou com os documentos separados e uma muda de roupa pronta pro caso de ter que sair de casa. Não pode levar muita coisa, mas a gente já se preparou”, contou ela.
Em fevereiro, 443 moradores da zona de autosalvamento, a primeira a ser atingida por uma possível onda de rejeitos, já foram retirados de suas casas em fevereiro, quando o nível de segurança da barragem foi elevado para 2. Em março, o nível chegou a três.

Barão de Cocais é conhecida pelas riquezas naturais — Foto: Prafeitura de Barão de Cocais/Divulgação

marcinho

Nenhum comentário: