Powered By Blogger

terça-feira, 19 de setembro de 2017

CASO DO SOBRALENSE DAMIÃO XIMENES INSPIRA PEÇA.

O espetáculo “Quem Matou Damião?” parte do caso real de Damião Ximenes Lopes, cearense morto dentro de hospício em Sobral no ano de 1999, para discutir o ambiente manicomial. O assassinato de Damião, que rendeu ao País a primeira condenação por violação nos direitos humanos pela Organização dos Estados Americanos (OEA), serve como start para a construção de narrativas que questionam os limites da sanidade. Com direção de Renato Abê e Almeida Júnior, a peça tem dramaturgia também assinada por Renato, que é vencedor do prêmio nacional Jovens Dramaturgos do Sesc 2016. O espetáculo estreia no domingo, 24 de setembro, às 18h30min, e segue em temporada nos próximos dois sábados e domingos no Teatro Antonieta Noronha, no Centro.
Em cena, nove atores narram quatro histórias fictícias que têm como gancho o fato de acontecerem no mesmo ambiente em que Damião foi morto: a Casa de Repouso Guararapes, no município de Sobral. Entre os temas tratados estão gênero/sexualidade, estigmatização do papel feminino, poder/coerção social e a função do artista nesse debate sobre a suposta normalidade. E, apesar de falar de assuntos tão urgentes no Brasil de 2017, a peça não pretende levar a crueza dos fatos ao palco e bebe de referências genuinamente artísticas. O cenário é inspirado em “Alice Através do Espelho”, de Lewis Carroll, e o figurino, assinado por Felício da Silva, traz para o palco a “alma de gangue” do filme “Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick.

O ESTADO DO CEARÁ É O QUARTO MAIOR PRODUTOR DE ENERGIA EÓLICA .










Foto: Reprodução
O estado ficou em segundo lugar entre os maiores estados com capacidade para produção
Dados consolidados do boletim InfoMercado mensal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), apontam o Ceará como o quarto maior estado brasileiro em produção de energia eólica, perdendo apenas para Rio Grande do Sul, Bahia e Rio Grande do Norte. As informações foram colhidas entre janeiro e julho de 2017. 
Os dados consolidados da CCEE sobre maio, ainda apontam o Ceará como o segundo estado com maior capacidade instalada para produção de energia eólica, perdendo apenas para o Rio Grande do Norte. 

6º- MAIOR FAROL DO MUNDO FOI INAUGURADO NO MUCURIPE EM FORTALEZA-CE.

A nova construção, três vezes maior que a anterior, conta com tecnologia francesa e sistema de automação

FONTE:DN/CIDADE/FC

O farol pode ser visto a uma distância de 80 quilômetros durante a noite, e 54 quilômetros durante o dia ( Foto: Kid Júnior )
A solenidade de inauguração do farol foi realizada pela Marinha do Brasil e o Grupo J. Macêdo, responsáveis pelo projeto ( Foto: Kléber A. Gonçalves )
O novo Farol do Mucuripe foi inaugurado oficialmente na tarde de ontem (18) após solenidade realizada pela Marinha do Brasil e Grupo J. Macêdo, responsáveis pelo projeto. A estrutura impressiona pelos 71,1 metros de altura e foi apresentada como o maior farol tradicional das Américas e o sexto maior do mundo, obedecendo as funções de assegurar a vinda das navegações e ampliar a capacidade de verticalização de construções na região onde foi estabelecida. Já em funcionamento, o investimento de R$ 5 milhões foi feito pelo grupo J. Macêdo, que possui instalações próximas ao novo Farol.
Ressaltando a importância do Porto do Mucuripe como ponto estratégico e de confluência de rotas comerciais, Amarílio Macêdo, presidente do Conselho J. Macêdo, destacou o incremento da segurança costeira e a oportunidade de crescimento vertical demandada pela cidade e pelo grupo. 

FORTE TERREMOTO ATINGE A CIDADE DO MÉXICO.

O sismo atingiu a capital mexicana quando se relembra os 32 anos do terremoto que destruiu a cidade em 1985


Os trabalhos de resgate continuam em vários edifícios que desmoronaram ( Foto: AFP )
 por AFP/via DN
O sismo, que o Instituto Sismológico do México havia estimado inicialmente em 6,8 para depois revê-lo a 7,1, teve seu epicentro localizado a 55 km da cidade de Puebla ( Foto: AFP )
Um forte terremoto sacudiu a Cidade do México, provocando pânico entre a população de 20 milhões de habitantes da capital mexicana nesta terça-feira (19), quando se relembra os 32 anos do terremoto que destruiu a cidade em 1985. O sismo, que o Instituto Sismológico do México havia estimado inicialmente em 6,8 para depois revê-lo a 7,1, teve seu epicentro localizado a 55 km da cidade de Puebla, perto da capital. Segundo autoridades, o tremor deixa 138 mortos no estado de Morelos, próximo ao epicentro, e provocou o desabamento de vários prédios na capital
Centro Geológico dos Estados Unidos (US Geological Survey) também estimou a magnitude do tremor em 7,1. "Estou consternada, não consigo conter o choro, é o mesmo pesadelo de 1985", disse à AFP, entre lágrimas, Georgina Sánchez, de 52 anos, chorando em uma praça da Cidade do México.