Powered By Blogger

terça-feira, 4 de abril de 2017

O NÚMERO DE CASOS DE FEBRE CHIKUNGUNYA NO CEARÁ DOBRA EM UMA SEMANA.

O número de casos confirmados de febre chikungunya confirmados no Ceará em 2017 mais que dobraram no intervalo de uma semana. De acordo com boletim epidemiológico divulgada pela Secretaria da Saúde do Ceará nesta terça-feira (4), o estado tem 2.677 registros da doença; na semana anterior, eram 1.281 confirmações.
A doença causou uma morte neste ano, em Fortaleza, em fevereiro. Ainda conforme a secretaria, quase metade dos casos da doença ocorrem na capital cearense, com 1.385 confirmações até a primeira semana de abril. Em Caucaia, são 397 casos.

ALUNOS DO COLÉGIO DOS BOMBEIROS SÃO MEDALHISTAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA.

As matérias de Português, Matemática, Ciências e Inglês, que são aplicadas no Colégio Militar Escritora Rachel de Queiroz, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), adquiriram novo formato e, unificadas, trouxeram aos alunos um novo campo de pesquisa. É o estudo sobre robótica, que soma os conhecimentos adquiridos nessas disciplinas ao meio tecnológico. O interesse da garotada pelo assunto foi além da sala de aula e fez a escola ser uma das instituições premiadas na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – por seis anos consecutivos. Na última edição do certame, em 2016, nove alunos do Colégio do CBMCE levaram medalhas para casa.
Na instituição, as aulas sobre robótica são um conteúdo a mais para os estudantes. De segunda a sexta eles aprendem as disciplinas proposta na grade curricular de suas respectivas séries. Mas aos sábados, o cenário muda. “A robótica aparece como uma forma de integrar conhecimentos e de contextualizar o que eles (alunos) aprendem em sala de aula”, explica o tenente dos Bombeiros Davi Teixeira Gomes, mais conhecido pelos estudantes como “professor Teixeira”, que é orientador do preparatório do colégio para a OBR. A escola começou a inscrever seus alunos na competição no ano de 2012 e, desde então, não parou de conquistar títulos locais e nacionais. “É muito importante quando o aluno participa de atividades que contextualizem os conhecimentos de sala”, reforça o professor, ao explicar que a robótica se apresenta à moçada como uma oportunidade de aplicar o conteúdo vivenciado nas aulas.

CHUVAS DESABRIGAM NOVE FAMÍLIAS EM GRANJA-CE.

Ao todo, nove famílias, num total de 28 pessoas, foram desalojadas por conta das precipitações do último fim de semana

FONTE:DN/REGIONAL
Image-0-Artigo-2223200-1
O problema é resultado da cheia do Açude Parazinho, que recebe água do Rio Jaguarapi e banha a cidade ( Foto: Nilo Tavares )
Image-1-Artigo-2223200-1
Famílias desabrigadas foram resgatadas e transferidos para o Polo de Convivência Social da cidade ( Foto: Marcelino Júnior )
Granja. A dona de casa Francisca da Costa Oliveira, de 52 anos, estava preparando o almoço, no último sábado, dia 1º, quando percebeu que a água da pequena lagoa, próxima ao casebre onde mora, no bairro Alto da Brasília, no município de Granja, começou a invadir tudo. Segundo ela, em pouco tempo, roupas, objetos da sala e da cozinha, e até documentos, foram levados pela correnteza, que também danificou a geladeira e encharcou por completo o colchão da cama.
Parte do casebre chegou a ruir, quando Francisca buscou abrigo na casa da filha, que mora ao lado. "A água invadiu a casa toda. Não consegui salvar quase nada. Minha filha me ajudou a resgatar poucos objetos. Fiquei na casa dela, até que a ajuda chegasse", disse a dona de casa que, por hora, não pretende voltar ao local, pois a lama ainda toma conta de tudo.
Em outro ponto da cidade, no Bairro da Cachoeira, a dona de casa Raimunda Nonata de Morais se viu na mesma situação. A casa de taipa, com cerca de quinze pessoas, entre adultos e crianças, foi completamente tomada pela água. Além de documentos, Raimunda só conseguiu salvar o sofá, um pequeno guarda-roupas e o fogão. "Foi tudo muito rápido. Apesar de ter muita gente na casa, não deu para salvar quase nada", disse a dona de casa que, juntamente com outras oito famílias, foi resgatada por equipes da Guarda Civil do município e da Secretaria de Assistência Social. Todos foram transferidos para o Polo de Convivência Social da cidade.
Abrigadas no Polo, nove famílias, com cerca de 28 pessoas no total, têm recebido alimentação, assistência social, médica e psicológica, além de colchões e água potável. De acordo com Ana Luiza da Silva Rocha, subsecretária da Assistência Social de Granja, a situação de cada família está sendo avaliada, assim como os prejuízos causados pela chuva nas moradias, localizadas em áreas de risco.

COM HOMENAGENS, A CHAPECOENSE BATE O ATLÉTICO NACIONAL E SAI NA FRENTE NA RECOPA.

Quatro dos seis sobreviventes do acidente, Rafael Henzel, Alan Ruschel, Jackson Follmann e Neto participaram do grande evento



As homenagens tiveram início horas antes da partida, quando torcedores da Chapecoense fizeram caminhada do centro da cidade até a Arena Condá, que foi alvo de um abraço coletivo ( AFP )
 por FolhaPress/VIA JOGADA
Em noite marcada por homenagens e pelo "show da gratidão" ao Atlético Nacional, a Chapecoense deixou de lado as gentilezas no gramado e venceu o time colombiano por 2 a 1, nesta terça-feira, na Arena Condá, em Chapecó (SC), no jogo de ida da decisão da Recopa Sul-Americana. A partida da volta está marcada para o dia 10 de maio, no estádio Atanásio Girardot, em Medellín, na Colômbia.
 
O estádio deveria ter recebido o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, em novembro do ano passado. Mas a tragédia aérea com o time catarinense impediu a realização deste jogo e da partida da volta. Mesmo sem a disputa daquele confronto, a Chapecoense ficou com o título, a pedido do Atlético Nacional, como homenagem às vítimas do acidente aéreo que vitimou 71 pessoas.
 
O troféu acabou definindo mais um duelo entre a equipe catarinense e o time colombiano. Isso porque a Recopa Sul-Americana reúne os campeões da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. E o Atlético Nacional foi justamente o campeão da primeira.

CONTRATAÇÃO ILEGAL- EM CHAVAL, A JUSTIÇA BARROU O PREFEITO. EM CAMOCIM, SE DUVIDAR, A PREFEITA É QUEM VAI BARRAR A JUSTIÇA!.

Os intocáveis! 

Esta é a sensação que boa parte da população de Camocim sente quando tem informações da ação eficiente da Justiça e do Ministério Público em cidades vizinhas, em casos semelhantes aos de Camocim,  no tocante a severa proibição de contratação temporária de servidores.

A gestora de Camocim, como já tenho dito, "deita e rola",  faz o que bem quer, na hora que bem quer, gozando de um tipo de blindagem, que lhe possibilita não ser tocada  pela força da Justiça. 

Já outros gestores não tem a mesma sorte. Em Chaval, por exemplo, o prefeito Sebastiãozinho está sendo forçado pela Justiça a anular a ilegalidade contratual de servidores temporários e dar seguimento a homologação da seleção simplificada, que havia sido anulada pelo mesmo.

Entenda: Ele (sebastiãozinho) primeiramente procedeu dentro da lei, com a publicação de um edital de seleção simplificada, consistente na legalidade, com prova escrita, informação dos cargos, funções, salários , tudo conforme o figurino. Depois, da noite pro dia, o prefeito partiu para a ilegalidade, anulando a seleção e iniciando a contratação mediante uma entrevista e análise de currículo. Atitude que recebeu de imediato a proibição da Justiça, provocada por uma ação popular movida pelos vereadores de oposição, afim de evitar o apadrinhamento politico nas contratações. 

O GOVENADOR DO CEARA,CAMILO SANTANA ANUNCIA POLICIAMENTO DO RAIO PARA CAMOCIM-CE.


O governador Camilo Santana anunciou nesta terça-feira (4) a ampliação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no Ceará. Segundo Camilo, 13 cidades da Região Metropolitana de Fortaleza e do interior do estado receberão unidades permanentes do batalhão.
Além de Canindé, que já está em fase de implementação, o BPRaio deverá ser levado para outros 12 municípios cearenses: Aquiraz, Aracati, Caucaia, Camocim, Crato, Eusébio, Horizonte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova e Quixeramobim.
Camilo Santana acrescentou que pretende, até o fim de sua gestão, implantar bases do BPRaio em todas as cidades cearenses com mais de 50 mil habitantes.
"São cidades de médio porte que receberão o Batalhão do Raio neste ano e no próximo. Temos observado grandes resultados com a implantação do BPRaio no combate à violência", comentou o governador em sua página oficial no Facebook.

Aumento no efetivo