Powered By Blogger

sábado, 25 de agosto de 2018

VAMOS LER O CORDEL

Resultado de imagem para imagens de cordel
Sou o gibão do vaqueiro, sou cuscuz sou rapadura
Sou vida difícil e dura
Sou nordeste brasileiro
Sou cantador violeiro, sou alegria ao chover
Sou doutor sem saber ler, sou rico sem ser granfino
Quanto mais sou nordestino, mais tenho orgulho de ser
Da minha cabeça chata, do meu sotaque arrastado
Do nosso solo rachado, dessa gente maltratada
Quase sempre injustiçada, acostumada a sofrer
Mais mesmo nesse padecer eu sou feliz desde menino
Quanto mais sou nordestino, mais orgulho tenho de ser

Terra de cultura viva, Chico Anísio, Gonzagão de Renato Aragão
Ariano e patativa. Gente boa, criativa
Isso só me dá prazer e hoje mais uma vez eu quero dizer
Muito obrigado ao destino, quanto mais sou nordestino
Mais tenho orgulho de ser.
Fonte:poema cordel
Bráulio Bessa

FAMÍLIAS CEARENSES DÃO LIÇÃO DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.

Os Holanda e os Gadelha transformaram suas propriedades, de Caatinga e Mata Atlântica, em RPPNs

FONTE:DN/REGIONAL; por Alex Pimentel - Colaborador
Image-0-Artigo-2444063-1
A primeira RPPN com concentração de cadeias de montanhas monolíticas, a Fazenda Fonseca - Irmã Heloísa e Maurício Holanda, fica a cerca de 5Km da Pedra do Cruzeiro, marco urbano natural encravado no coração da cidade ( Foto: Alex Pimentel )
Quixadá. Existem muitas maneiras de demonstrar amor ao próximo. Para os ambientalistas, preservar a natureza é uma delas, principalmente em regiões onde os ecossistemas estão ameaçados. Preocupadas com a possibilidade de a degradação ambiental se estender ainda mais pelo Interior do Ceará, duas famílias são exemplos desse sentimento para as futuras gerações. Os Holanda e os Gadelha transformaram suas propriedades, localizadas em dois biomas existentes no Nordeste brasileiro, a Caatinga e a Mata Atlântica, em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).
As duas Reservas foram reconhecidas, recentemente, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), elevando para 36 o número de Unidades de Conservação Ambiental em nível Federal, na modalidade RPPN, no Estado do Ceará.
Pelos levantamentos da Associação Caatinga, dedicada à criação dessas unidades ambientais especiais, o Estado é um dos destaques, em nível nacional, em iniciativas dessa natureza. São mais de 15 mil hectares de área totalmente protegida. Os outros estados são o Paraná e São Paulo, explica o biólogo coordenador técnico da Associação, Samuel Portela.

RESERVA DE NUTRIENTES.

Hortaliças que crescem sob a terra são altamente benéficas para o organismo. Saiba por quê

Fonte:DN/Vida
Image-0-Artigo-2442304-1
Nada de monotonia alimentar. Basta incluir na dieta mais plantas que se desenvolvem na terra, no caso, raízes (macaxeira, cenoura, beterraba e batata- doce) e tubérculos (batata-inglesa e inhame) para assegurar o aporte ideal de fibras e de carboidratos complexos, que barram o aumento de LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos.
 
A 'nossa' macaxeira - mandioca para uns e aipim para outros - merece uma menção à parte por ser fonte de energia, principalmente para quem pratica atividade física. É rica em vitaminas A e do complexo B, ácido fólico e cálcio.
Regional e saudável
Consumida de preferência cozida, "auxilia no bom funcionamento do intestino e, consequentemente, no aumento de serotonina (produzida no intestino), neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar", descreve a nutricionista Karine de Holanda Frota, mestre em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e especialista em Nutrição nas Doenças Crônico Não Transmissíveis pelo Hospital Israelita Albert Einstein (SP).
A presença do fósforo confere a condição de alimento saudável à macaxeira. Essa substância simples realiza várias funções no organismo, como a absorção de nutrientes e a obtenção de energia para executar o trabalho muscular.

FERROVIÁRIO ANUNCIA A CONTRATAÇÃO DO ATACANTE SILOÉ.


O atacante Siloé começou na escolinha do Ferroviário

Foto: Divulgação/ FAC
Para fortalecer ainda mais o setor de ataque, a diretoria do Ferroviário anunciou oficialmente a contratação do atacante Siloé. O experiente jogador pode atuar pelos lados do campo, é um exímio finalizador e será mais uma opção para o técnico Marcelo Vilar. Siloé chega com o propósito de fazer um bom trabalho pelo Ferrão.
O novo reforço, é natural de Juazeiro do Norte e começou na escolinha do Ferroviário. Siloé se destacou no futebol cearense atuando pelo Horizonte em 2011, no confronto do Galo do Tabuleiro contra o Flamengo, atraindo os olhares de grandes clubes do Brasil. Depois da grande campanha na Copa do Brasil pelo Horizonte, o atacante foi para o Internacional de Porto Alegre e seguiu para outros times e adquiriu grande experiência.