Powered By Blogger

sexta-feira, 9 de junho de 2017

EXPOSIÇÃO ITINERÁRIOS INDÍGENAS MOSTRA OBRAS RARAS DOS SÉCULOS 16 AO 21.

Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil
Aula no orfanato masculino. Missão Salesiana de Barcelos. Amazonas. Prelazia do Rio Negro (1937-50)
Aula no orfanato masculino. Missão Salesiana de Barcelos. Rio Negro, Amazonas (1937-50)Imagem de divulgação/Arquivo Nacional/direitos reservados























No Dia Internacional de Arquivos, comemorado hoje (9), o Arquivo Nacional abriu ao público a exposição Itinerários Indígenas, marcando o encerramento da 1ª Semana Nacional de Arquivos. O tema da data comemorativa neste ano é a diversidade cultural.
A exposição abrange documentos e peças do próprio Arquivo Nacional, como manuscritos e obras raras que datam desde o século 16 até o século 21. Para o público leigo que vai ter contato pela primeira vez com documentos ligados aos indígenas brasileiros, a curadora da mostra, Claudia Beatriz Heynemann, destacou que vai ser a oportunidade de as pessoas verem manuscritos originais de séculos passados, além de reproduções de livros raros de expedições pouco conhecidas que percorreram o país no século 19, principalmente de naturalistas alemães, com fotos dos primeiros contatos feitos com indígenas no país.
Cláudia Beatriz conta que estão expostas também imagens fotográficas do acervo do extinto jornal Correio da Manhã, publicado no Rio de Janeiro de 1901 a 1974, bem como da Agência Nacional, órgão de divulgação do governo federal, substituída em 1979 pela Empresa Brasileira de Notícias, fundida em 1988 à Radiobrás, atual Empresa Brasil de Comunicação.
Aproximação

AS CINQUENTINHAS ESTÃO ABANDONADAS NO PÁTIO DO DETRAN EM FORTALEZA-CE.


Ciclomotores recolhidos das ruas e estradas, desde novembro do ano passado, aguardam a presença dos proprietários para ser liberados

Desde novembro do ano passado, as “cinquentinhas” não podem mais circular sem placa e o contador precisa ser habilitado na categoria A ou ter autorização para pilotar ciclomotores, a ACC.
Desde que a regra começou a valer elas estão em menor número pelas ruas, mas apesar de pequenas, ocupam um grande espaço no pátio do Detran. As centenas de cinquentinhas estão paradas e empoeiradas.
E elas devem ficar aqui por um tempo. É que quando são apreendidas e vem para o pátio do Detran, pra resgatá-las, os proprietários precisam fazer a regularização e pra isso é preciso desembolsar um valor que muitas vezes ultrapassa o do veículo. Assim, tirá-las daqui torna-se inviável.

ZONA RURAL DE CAMOCIM-CE: EM UMA MESMA AÇÃO, DUPLA ARMADA ABANDONA MOTO ROUBADA E TOMA DE ASSALTO OUTRAS DUAS.


Uma dupla armada rendeu duas pessoas e tomou duas motos de assalto durante o final da manhã de quinta-feira, 08, na localidade de Flamenga dos Rosários, zona rural de Camocim. A polícia tomou conhecimento através de uma ligação feita ao 190 por volta das 11h30.

Ação criminosa

Dois elementos encapuzados, um deles com arma de fogo e o outro com uma faca, trafegando em uma moto Honda CG Fan de cor preta, ano 2009, placa NVF 5392, chegaram na dita localidade e renderam dois motociclistas. Na ação criminosa os elementos abandonaram a moto Honda CG Fan e levaram as duas motos das vítimas, uma Honda Bros de cor laranja, ano 2013, placa PNE 0307 de Camocim, e outra Honda Broz de cor vermelha, ano 2014, de placa PMO 8199 de Camocim..