Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

DEPUTADOS COMENTAM SAÍDAS PARA UMA DAS MAIS PROLONGADAS SECAS NO NORDESTE BRASILEIRO.

O Nordeste sofre com a pior estiagem dos últimos cem anos, com um período de seca que se iniciou em 2012 e que, segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios, já afetou 33,4 milhões de pessoas. Para tentar minimizar os problemas enfrentados pela população, o governo federal autorizou o repasse de R$ 1 bilhão para obras 

de acesso à água e combate à seca em todo o Brasil.

Resultado de imagem para secas nordeste
Deste total, R$ 793 milhões serão utilizados na construção de 130 mil cisternas com capacidade de armazenamento de água para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por até oito meses de estiagem.
Para o deputado Zeca Cavalcanti (PTB-PE), é preciso desenvolver políticas de convívio com a seca. O deputado é autor de projeto (PL 4175/15), que prevê ações por parte do poder público para garantir o desenvolvimento econômico das regiões onde ocorrem as secas. A proposta estabelece também ações para garantir a segurança alimentar das populações atingidas pelas longas estiagens, que são cíclicas.
“O objetivo é que sejam elaboradas políticas públicas com determinados órgãos públicos como Codevasf, Dnocs e Sudene, além de universidades, e promover a discussão de políticas públicas de convivência permanente com a seca”, afirma. Ele destaca que o fenômeno climático “vem, desaparece, volta a chover, mas depois volta com aqueles mesmos problemas”.
São Francisco

REMÉDIO PARA HEPATITE C É A APOSTA DA FIOCRUZ PARA TRATAR ZIKA.

Edição do dia 

Os vírus da zika e da hepatite C têm enzima chamada RNA polimerase, que ajuda a multiplicação. Agente antiviral sofosbuvir age sobre essa enzima.

FONTE:G1/JN

Um remédio contra a Hepatite C é a mais nova aposta dos cientistas pro tratamento da zika. O estudo é coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz.
Foram apenas oito meses de pesquisas e um resultado que pode salvar vidas.
A descoberta é de pesquisadores da Fiocruz, do Instituto D'Or, da UFRJ, do Instituto Nacional de Doenças Negligenciadas, em parceria com indústrias farmacêuticas.
Thiago Moreno, especialista em antivirais, partiu da semelhança entre os vírus da zika e da hepatite C. Os dois têm uma enzima chamada RNA polimerase, que ajuda a multiplicar o vírus.
Um remédio chamado sofosbuvir - já usado no tratamento da hepatite C - age exatamente sobre essa enzima.
“Trabalhando com remédios que já são aprovados, a gente consegue realizar essa pesquisa de uma maneira mais rápida, mais acelerada. E a gente tem no sofosbuvir um potencial novo, um potencial remédio que poderia ser adaptado para a utilização em zika”, explica Thiago Moreno Lopes e Souza, coordenador do estudo, CTDS/Fiocruz  #

FARMÁCIA POPULAR TEM LIMITE MÍNIMO DE IDADE PARA VENDER DE REMÉDIOS.

Aline Leal - Repórter da Agência Brasil
O Programa Farmácia Popular agora terá limite mínimo de idade para a compra de medicamentos. De acordo com as novas regras do Ministério da Saúde, o medicamento para colesterol alto só poderá ser vendido pelo programa para quem tem 35 anos ou mais. 
Resultado de imagem para imagens da farmacia popular
imagens da internet
Já o remédio que trata de osteoporose só será vendido para maiores de 40 anos. Para comprar o medicamento que trata a Doença de Parkinson, o paciente precisa ter mais de 50 anos, e para hipertensão, pelo menos 20 anos. Os contraceptivos serão vendidos a pessoas entre 10 e 60 anos de idade.
Segundo a pasta, as restrições no sistema foram implantadas para maior controle dos medicamentos, levando em conta os parâmetros definidos por protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde.

SOB VAIAS E JOGANDO MAL FORTALEZA VENCE O GUARANI-J NO CASTELÃO EM FORTALEZA-CE.

FOTO: MATEUS DANTAS / O POVO
A expectativa era de que o torcedor poderia ver um Fortaleza melhor em comparação ao desempenho mostrado contra o Ferroviário no último domingo. Só faltou combinar com a torcida, que quase não compareceu ao Castelão nesta quarta-feira, 18. Os corajosos que arriscaram sair de casa, de fato, viram o Leão vencer o Guarani de Juazeiro. 

O belo gol de Gastón Filgueira aos 39 do primeiro tempo foi o único momento capaz de arrancar um sorriso amarelo da arquibancada. Como a partida também valia a Taça dos Campeões 2017, é bem provável que, em 99 anos de história, o Fortaleza não tenha levantado um troféu com tanto anticlímax.

AVIÃO DE PEQUENO PORTE COM PILOTO E TRIPULANTE CAI EM CAMOCIM-CE.


Garotinha de apenas sete anos que dormia no apartamento de cima escapou por milagre de Deus

Um pequeno avião caiu por volta das 06h20 desta quarta-feira, 18, na Rua Benjamim Constant, bairro Cruzeiro, aqui em Camocim. Segundo informes colhidas pela polícia, havia poucos minutos que a aeronave tinha decolado do aeroporto Pinto Martins em Camocim e veio a cair, atingindo a lateral de uma casa na dita rua. A aeronave é um Ultraleve fechado de aviação experimental com motor Bombardier de 65 hp.
Ainda de acordo com as informações, o avião pertence a um médico que trabalha aqui em Camocim. O piloto da aeronave foi identificado como Francisco Aurílio de Lima Firmino, 46 anos, natural e residente em Fortaleza, no Conjunto Ceará, era o responsável pela manutenção da aeronave.  O tripulante foi identificado como Manoel Alves de Sousa, 52 anos, residente na Fazenda da Volta, em Uruoca.
Não se sabe ainda o que teria motivado a queda do avião, se falha mecânica, do piloto ou das condições do clima.
Quando caiu, a aeronave colidiu na lateral de uma casa e no local dormia uma criança de apenas sete anos. O que salvou a vida da criança foi uma coluna de concreto existente na parede e um guarda-roupas, ambos serviram de proteção. A criança sofreu apenas um pequeno arranhão no rosto, nada sério, e juntamente com seus pais foi levada para a DPC para prestar esclarecimento sobre o que presenciaram.