Os festejos pelo aniversário de 32 anos da emancipação de Itarema foram marcados por novidade especial para turistas e moradores do município. Em evento com muita música regional, lazer e brisa do mar, o governador Camilo Santana inaugurou a obra de requalificação da Praia da Barra. Projeto parte do Programa de Valorização da Infraestrutura Turística do Litoral Oeste (Proinftur), a intervenção trouxe ampliação a área principal de acesso à praia, com melhoria da infraestrutura turística, quiosques e sanitários acessíveis dentro de um espaço físico total de 3.365,19m². A requalificação - executada pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) - teve início em junho de 2016 e contou com R$ 1.649.045,84, financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Durante a solenidade de inauguração do equipamento, Camilo Santana parabenizou a população de Itarema pelo aniversário de 32 anos da emancipação política do município e reforçou o compromisso do Governo do Ceará com ações de melhorias na qualidade de vida dos itaremenses. |
Leo Rodrigues - Correspondente da Agência Brasil
O telescópio russo que está sendo montado no Observatório do Pico dos Dias, em Brazópolis (MG), começará a operar no fim deste mês. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), o processo de montagem, que começou em novembro do ano passado, está na reta final.
O telescópio será voltado para o monitoramento de lixo espacial e para diagnosticar possíveis colisões com a Terra. A sua instalação é resultado de um acordo assinado em abril do ano passado com a Agência Espacial Russa, que se comprometeu com um investimento estimado em R$10 milhões. Em contrapartida, o Brasil ofereceria estrutura para operação do equipamento, além de arcar com os custos de energia e internet, entre outros.
A parceria faz parte da segunda etapa de uma pesquisa desenvolvida pela Rússia, que já tem em seu território um telescópio voltado para o mapeamento de lixo espacial. Os russo buscavam um parceiro do Hemisfério Sul e encontraram condições favoráveis no Observatório do Pico dos Dias, que é gerenciado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica, vinculado ao MCTI.