Criador de um aparato de comunicação improvisado, com alto-falantes em uma torre de 13 metros de altura, Seu Dantas desperta e informa a população de Orós, no interior do Estado, há quase 50 anos
Seu Dantas tem 89 anos e manté
Prestes a completar 90 anos, Seu Dantas foi proibido pelos filhos de escalar a estrutura que havia criado décadas atrás para pendurar os quatro alto-falantes - orientados para cada um dos pontos cardeais - que transmitem seu programa matinal, A Voz da Liberdade. Quem passa diante de sua casa de paredes amarelas e janelas escuras não percebe os 13 metros improvisados de escadas de ferro que se levantam acima do teto, ancorados pela caixa d’água que abastece a família.
“Eu brigava, mas quando dava um problema no aparelho ele continuava subindo, mesmo com labirintite. Um amigo fez um cinto de segurança, mas ele não quis usar. Nunca sofreu uma queda, dizia que não precisava de ajuda porque Jesus protegia a subida”, conta Regina, filha de Seu Dantas e companheira do pai na locução do programa. A Voz da Liberdade é transmitido todos os dias, a partir das seis da manhã, e tem duração média de 30 minutos.