Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de abril de 2018

PINTO MARTINS. O HERÓI QUASE ESQUECIDO NA CIDADE DE CAMOCIM-CE SUA TERRA NATAL.

Monumento a Pinto Martins. Camocim-CE. 2018. Foto: Valdecy Alves.

Há exatamente 116 anos nascia em Camocim-CEEuclydes Pinto Martins. O resto da história, quem é curioso sabe, principalmente se tiver dado uma olhadinha neste blog, onde já publicamos dezenas de postagens contemplando sua vida, sua carreira de aeronauta e, principalmente, o feito heroico em que esteve envolvido - o voo pioneiro entre Nova Iorque e Rio de Janeiro em 1922-23. 
Pois é, o 15 de abril se tornou até DIA DE PINTO MARTINS aqui em Camocim, no sentido de cultuar sua memória. Neste ano, as comemorações escolares foram adiadas e espera-se que até ao final do mês elas aconteçam, afinal de contas, deveríamos viver intensamente uma espécie de ABRIL PINTO MARTINS.
No entanto, este abril de 2018, justamente neste mês, a memória do nosso ilustre conterrâneo aviador está sofrendo um processo de esquecimento, especificamente no maior lugar em que seu nome, desde 1952, por força de Lei Federal, nomeia o Aeroporto de Fortaleza, de Aeroporto Pinto Martins, depois, Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Isso é decorrência de uma ação da concessionária alemã Fraport AC Frankfurt Airport Services, que desde janeiro deste ano tem a concessão de explorar o aeroporto por 30 anos. Por aí se ver uma intervenção típica colonizadora. A empresa, simplesmente e, irresponsavelmente, feriu uma lei federal do país e apagou a memória nomenclatural e grafou: Fortaleza Airport. A grande mídia até agora não disse nada. Neste sentido, nos juntamos à algumas vozes que já denunciaram o caso. como o vídeo de Valdecy Alves Alves eTom Barros, em fala no Programa Paulo Oliveira na Rádio Verdes Mares, semana passada.

UNIÃO EUROPEIA EMBARGA 20 FRIGORÍFICOS DE FRANGO DO BRASIL.

Governo levará o caso à Organização Mundial de Comércio (OMC)

Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil  Brasília
A União Europeia (UE) anunciou nesta quinta-feira (18) que vai descredenciar 20 plantas exportadoras da lista de empresas brasileiras autorizadas a vender carne de frango e outros produtos para os países que compõem o bloco econômico formado por 28 países. A informação foi confirmada pela Agência EFE. Ao todo, unidades de nove empresas serão afetadas, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Frangos
A medida foi tomada depois da detecção de deficiências no sistema de controle do Brasil sobre esses frigoríficos. A restrição será aplicada 15 dias depois da publicação no Diário Oficial da UE, o que ainda não ocorreu.
Ao tomar conhecimento da decisão, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que cumpre agenda em Campo Mourão (PR), afirmou que o governo federal vai abrir painel na Organização Mundial do Comércio (OMC) para recorrer da medida. “Nossa reclamação é que a Comunidade Europeia diz que é uma questão de saúde, mas se o Brasil pagar uma tarifa de 1.024 euros por tonelada e mandar tudo como carne in natura, entra sem nenhum problema. Então não é uma questão de saúde. E é isso que nós vamos reclamar na OMC”, explicou, segundo nota do Ministério da Agricultura.

PESCADORES CEARENSES ESTÃO SEM ACESSO AO SEGURO-DEFESO.


Segundo secretaria, mudanças de gestão e falta de pessoal dificultam operação da pasta
Cerca de 15 mil pescadores artesanais no Ceará estão sem ter acesso ao seguro-defeso que é garantido pelo INSS. O motivo é o atraso na emissão da licença necessária para a atividade emitida pela Secretaria Especial de Agricultura e Pesca.
Resultado de imagem para imagens de pescadores
Imagens cedida pela internet
O seguro-defeso é uma assistência financeira temporária concedida aos pescadores artesanais que são obrigados a paralisar as atividades para a preservação da espécie. De acordo com o Sindicato dos Pescadores do Estado, cerca de 15 mil trabalhadores do mar estão sem ter acesso ao seguro-defeso há cinco meses por causa de problemas na documentação. O valor do benefício é de R$ 954 reais por mês.
Sem o pagamento do seguro-defeso desde dezembro do ano passado, muitos pescadores estão com dificuldades financeiras e criticam a burocracia da Secretaria Especial de Agricultura e Pesca, responsável pelo cadastramento.

CAMOCIM-CE: FIAT DOBLO COM SETE OCUPANTES DA MESMA FAMÍLIA CAPOTA PRÓXIMO AO PARAZINHO. DUAS MULHERES MORRERAM.


Uma tragédia no trânsito envolvendo uma família inteira foi registrada durante a manhã desta quinta-feira, 19, na rodovia CE 085, mais precisamente na localidade de Córrego do Meio/Camocim, próximo ao Parazinho/Granja.
As informações repassadas pela polícia ao Camocim Polícia 24h é que um veículo Fiat Doblô de cor branca, ano 2107 de Belo Horizonte-MG, trafegava com sete ocupantes sentido Jijoca de Jericoacoara para Granja, quando um caminhão que vinha em sentido contrário, entrou abruptamente em uma estrada vicinal e o condutor do veículo tentou tirar para o sentido contrário e evitar a colisão frontal, momento em que perdeu o controle do veículo, desceu o asfalto e capotou. Infelizmente neste triste episódio foi ceifada a vida de duas irmãs, uma técnica em enfermagem e uma professora que residem em São Paulo. As outras cinco vítimas foram socorridas para a UPA 24h de Granja (mais próxima). Ainda segundo relato do condutor do veículo, a família estava em passeio turístico, tendo saído de Jericoacoara e seguia destino Maranhão para visitar os lençóis maranhenses quando ocorreu o sinistro. 
Policiais da PRE fizeram o isolamento da área e os peritos da Pefoce conduziram os corpos ao IML de Sobral.