Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de junho de 2017

CAMPUS PARTY: CRIAR CIDADES INTELIGENTES AINDA É DESAFIO PARA O BRASIL.

Ana Elisa Santana - Repórter da Agência Brasil
Brasília - Profissionais e entusiastas da tecnologia participam da Campus Party, em Brasília (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Profissionais e entusiastas da tecnologia participam da Campus Party, em Brasília Marcelo Camargo/Agência Brasil






















Ferramentas utilizadas pela sociedade para a comunicação, transporte, entretenimento e diversas outras atividades cotidianas têm se transformado rapidamente e hoje, com a ampliação dos serviços oferecidos por plataformas web e aplicativos, são muito diferentes do que eram há 10 ou 15 anos.
Segundo o pesquisador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) de Campinas Vinícius Garcia, por causa da influência da tecnologia, o mundo passa atualmente pela “terceira onda de transformação social”. Na primeira “onda”, houve a expansão em nível comercial das tecnologias, com o acesso gradativo a computadores, equipamentos digitais e à internet. Depois, com a chegada da tecnologia móvel (mobile), os cidadãos passaram a ter maior participação e protagonismo nas atividades tecnológicas. Agora, segundo Garcia, a internet das coisas se expande e é a vez dos objetos serem inseridos nesse contexto. Esses temas são foco de debates da primeira edição da Campus Party Brasília, que acontece até sábado (17) na capital.
De acordo com o pesquisador, a implantação da internet das coisas é fundamental para alcançar cidades inteligentes e humanas – conceito em que as localidades são digitalizadas não só pela instalação de tecnologias, mas pela integração de dados e informações em um sistema único. Esse cenário muda a percepção de paradigmas e a forma como são vistas as relações de trabalho, por exemplo. De acordo com o presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas (CIH), André Gomyde, a mais-valia gradativamente sai de cena para dar lugar à operação por máquinas em diversos serviços, o que traz novos desafios. “Cada vez menos teremos trabalho braçal e intelectual. Começamos a viver uma Era do Conhecimento, que passa a ser o grande capital. Este será o paradigma pelo qual teremos que lutar.”

EMBRAPA: 174 MILHÕES DE HECTARES DE MATA PRESERVADA ESTÃO EM ÁREAS PRIVADAS.

Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil
Após mais de um século sem ser visto na cidade do Rio, pesquisadores avistaram três micos-leões-dourados na Reserva Biológica Fiocruz Mata Atlântica (Imagem de divulgação/Fiocruz/direitos reservados)
De acordo com a Embrapa, os agricultores preservam mais do que a lei exige em todos os estadosImagem de divulgação/Fiocruz/direitos reservados





Cálculos do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) indicam que mais de 174 milhões de hectares de vegetação nativa preservados estão dentro de imóveis rurais particulares. A quantidade corresponde a 47,7% da área total dos imóveis rurais brasileiros cadastrados no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) até dezembro de 2016, excluindo os estados do Mato Grosso do Sul e do Espírito Santo, que ainda não estão no sistema.
“Em todos os estados, os agricultores preservam mais do que a lei exige. Eles estão todos acima do mínimo. Esse mínimo é por bioma. No bioma Mata-Atlântica é 20%, no bioma Cerrado e Pampa também. Passa a 35% quando o cerrado está na Amazônia Legal, enquanto no bioma Amazônia é 80% [a exigência] de área preservada”, destacou o coordenador do estudo e pesquisador da Embrapa Evaristo de Miranda.
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais. Ele foi instituído pelo novo Código Florestal. Os agricultores têm prazo para cadastrar todo o seu capital ambientalaté o fim de 2017. No entanto, a maioria dos registros já havia sido feita até dezembro de 2016.

POLICIAL MILITAR DESTRÓI TAPETE DE CORPUS CHRISTI COM CARRO E FIÉIS SE REVOLTAM EM RONDÔNIA-RO

Segundo testemunhas, motorista teve atitude por não concordar com a procissão, em Ji-Paraná. Condutor foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos.

Por Marco Bernardi, G1 Ji-Paraná e Região Central
Motorista freou bruscamente sobre tapete em Ji-Paraná, dizem testemuhas (Foto: Facebook/Reprodução)
Um policial militar passou por cima do tapete de Corpus Christi com um carro, nesta quinta-feira (15), em frente à Igreja São Sebastião em Ji-Paraná (RO), na Região Central de Rondônia. Segundo fiéis católicos, que ficaram revoltados com a ação, o condutor do veículo aparentava estar embriagado e, após destruir o tapete, relatou que decidiu destruí-lo por ser evangélico.
Segundo representantes da igreja São Sebastião, o caso aconteceu durante a manhã desta quinta-feira (15), quando o condutor passou pelo tapete e freou bruscamente, danificando parte da decoração.
A procissão da igreja está marcada para começar no fim da tarde.
Aos policiais, testemunhas informaram que o motorista aparentava estar embriagado e teria dito que passou por cima do tapete por ser evangélico e não concordar com a procissão da igreja católica.

JUSTIÇA MANDA A PF APURAR CRIME DA LAVA-JATO NO CEARÁ.

OBRA DO CASTANHÃO EM 2005

Segundo a Justiça Federal, todas as pessoas citadas na delação premiada devem ser investigadas

FONTE:DN/POLÍCIA
Image-0-Artigo-2256206-1
Nas obras do Sistema Adutor do Castanhão, em 2005, teriam ocorrido fraudes ( Foto: Fábio Lima - 14/3/2008 )
Todas as pessoas citadas nas delações premiadas dos executivos Ariel Parente Costa e João Pacífico, do Grupo Odebrecht, no âmbito da Operação Lava-Jato serão investigadas pela Polícia Federal. A decisão é da Justiça Federal do Ceará. Os dois colaboradores da empreiteira citaram supostos crimes praticados na execução das obras, em 2005, do Sistema Adutor Castanhão, que faz a transposição de água para a cidade de Fortaleza.
O juiz substituto da 32ª Vara Federal, Danilo Dias Vasconcelos Almeida, indeferiu os pedidos formulados pelo Ministério Público Federal (MPF) no Ceará para que fossem investigados apenas algumas pessoas citadas nas colaborações premiadas e retirou o sigilo do processo de nº 0000946-47.2017.4.05.8100.
Entre as pessoas citadas na delação premiada, conforme a referida decisão, estão o ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; ex-governador do Estado, Lúcio Gonçalo de Alcântara; procurador da República Alessander Wilckson Cabral Sales; ex-secretário de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH) César Pinheiro; e o ex-superintendente da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Leão Humberto Montezuma. O magistrado entendeu que seria prematuro afastar investigações em relação a determinadas pessoas ou fatos.

POLICIAIS CAMOCINENSES PROMOVIDOS AO QUADRO DE OFICIAIS DA PMCE

Em ordem: Capitão Cleumir, 2º Tenente Carlos,  2º Tenente  G Sales, 2º Tenente  Heriberto, 2º Tenente  Veras, 2º Tenente Kennedy,  2º Tenente  Machado, 2º Tenente Prado,  2º Tenente  Ueliton, 2º Tenente  Ferreira, 2º Tenente  Egivaldo, 2º Tenente Ferreira,  2º Tenente  Neto, 2º Tenente  Albano e 2º Tenente Arcanjo
O Governo do Ceará promoveu 573 PMs e 52 bombeiros militares nesta quarta-feira (14), em cerimônia no Centro de Eventos do Ceará. Os agentes foram beneficiados pela de promoções das corporações que sancionada em 2015.
A solenidade contou com as presenças do governador do Ceará, sr. Camilo Santana; do secretário de segurança pública, Delegado André Costa; do Comandante Geral da PMCE, Coronel Ronaldo Viana; do Comandante Geral do CBM, Coronel Heraldo Pacheco.

Promovidos de Camocim

Dos 625 militares promovidos, 11 deles são da 3ªCia/3ºBPM, 02 do Ronda de Camocim e 02 do BPTur, um total de 15. Destes 15 guerreiros honrados, 14 foram promovidos ao posto de 2º Tenente e um foi promovido ao posto de Capitão.