Powered By Blogger

sábado, 20 de maio de 2017

O PAU DA BANDEIRA DIVIDE OPINIÕES EM BARBALHA-CE.

De um lado está a fé que justifica o ato; do outro fica a preocupação com a preservação de árvores antigas

FONTE:DN/REGIONAL

Todos os anos, 250 homens carregam o pau, de 25 metros, por um trajeto de 8Km ( Foto: André Costa )
 por André Costa - Colaborador
Barbalha. No próximo sábado (28), terá início um dos mais tradicionais festejos religiosos do Nordeste: a festa de Santo Antônio, padroeiro deste Município, no Cariri cearense. O evento, que estima reunir mais de 600 mil pessoas, durante os 13 dias de programação, foi aberto oficialmente nessa sexta-feira (19), com o corte do pau da Bandeira. Para além do simbolismo que envolve a data, que representa, para os devotos, um dos momentos mais importantes da festa do Santo casamenteiro, surgiu nos últimos anos uma preocupação de ambientalistas quanto à necessidade de se cortar uma grande árvore a cada ano.
Dicotomia
Essa dicotomia entre a tradição secular e a preservação ambiental tem gerado debates e mexido com o imaginário popular. De um lado estão os devotos do padroeiro de Barbalha. Eles compreendem que o misticismo que representa o festejo, desde a escolha e corte do pau, ao cortejo, na data de encerramento, deve ser mantido. De outro, ambientalistas e pesquisadores, que analisam a prática do corte como danosa ao meio ambiente. O debate teve início há uma década quando, em maio de 2007, o doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Gilmar de Carvalho, afirmou ao Diário do Nordeste que o pau da bandeira poderia ser simbolizado de outra forma que não necessariamente o tronco de uma árvore.

CANDIDATOS APROVADOS NA 2ª- TURMA DO CONCURSO PARA SOLDADO DA PM SÃO CONVOCADOS PARA INSPEÇÃO DE SAÚDE.

Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (18), a convocação da 2ª turma do concurso público para ingresso no cargo de soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A publicação traz a relação dos candidatos convocados para a 2ª etapa – inspeção de saúde (exames médico, biométrico, odontológico e toxicológico), como também, a relação dos candidatos considerados aptos na inspeção de saúde da 1ª turma não matriculados no curso de formação e convocados para matrícula na 2ª turma, sem ser submetidos à nova inspeção de saúde, conforme subitem 12.2.1 do edital de abertura.

De acordo com o edital foram convocados para a 2ª Etapa – Inspeção de Saúde da 2ª turma, os candidatos aprovados na 1ª Etapa – Exame Intelectual (prova objetiva) e classificados entre as posições 1.616º até 3.230º, se do sexo masculino, e 86º até 170º, se do sexo feminino. A entrega dos exames, laudos e imagens exigido no edital, ocorrerá na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará Aesp/ce), no período do 10 a 13 junho de 2017.

A CPI DA PREVIDÊNCIA AVANÇA E APONTA IRREGULARIDADES.

Em audiências públicas, auditores da Receita e procuradores da Fazenda apontam possíveis desvios de recursos e contribuições que seriam da Seguridade Social

Rio - A crise instalada no governo Temer após as delações do dono do grupo JBS vai dar mais impulso à CPI da Previdência. Essa é a avaliação do senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da comissão. “Os trabalhos da CPI não pararam e estão avançando. Inclusive já detectamos possíveis desvios e desmandos na gestão da Previdência”, adverte o senador. 
Em entrevista ao DIA, Paim voltou a questionar o déficit e diz que a CPI trará à luz a realidade da Previdência. “O problema é de gestão e não de ‘reforma’”, define. 
Paim: ‘Ao manter a idade mínima de 65 anos e 49 de tempo de contribuição o governo não muda nada’Jefferson Rudy/Agência Senado
Empresas devedoras, desonerações e contribuições sociais que não seriam utilizadas em outras finalidades que não a Seguridade Social. Essas são algumas das razões apontadas pelo senador e por representantes dos procuradores da Fazenda e auditores fiscais que compareceram a audiências públicas no Senado. 
Para eles, a reforma previdenciária do governo não resolve os problemas da maneira como deveria. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, Carlos Fernando da Silva Filho, somente em 2015, mais de R$ 46 bilhões em contribuições previdenciárias dos empregados que não foram pagos pelas empresas à União.

NOTA DA CNBB SOBRE O MOMENTO ATUAL DO BRASIL.

Pela ética na politica


Pela Ética na Política
Nota da CNBB sobre o Momento Nacional

“O fruto da justiça é semeado na paz” (Tg 3,18)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, por meio de sua Presidência, unida aos bispos e às comunidades de todo o país, acompanha, com espanto e indignação, as graves denúncias de corrupção política acolhidas pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo a Constituição, Art. 37, é dever de todo servidor público, principalmente os que detêm elevadas funções, manter conduta íntegra, sob pena de não poder exercer o cargo que ocupa.

Tais denúncias exigem rigorosa apuração, obedecendo-se sempre as garantias constitucionais. Apurados os fatos, os autores dos atos ilícitos devem ser responsabilizados. A vigilância e a participação política das nossas comunidades, dos movimentos sociais e da sociedade, como um todo, muito podem contribuir para elucidação dos fatos e defesa da ética, da justiça e do bem comum.

AÇÃO SOLIDARIA CAMELONA- NESTE DOMINGO, SORTEIO DE PRÊMIOS EM PROL DO SEU MOACIR.

A Ação Solidaria é em prol do senhor Moacir  Capistrano Bezerra, carpinteiro inválido, sem auxilio do INSS. Sorteiro de prêmios, neste domingo, dia 21, às 16h, na quadra do CSU, próximo ao Estádio Fernando Trévia.

1º prêmio, um vale gás, 2º prêmio,  um capacete, 3º prêmio, fogão 4 bocas.

Seja solidário, participe. Venda de cartelas na Loja Camelona, no Centro de Comercial de Camocim.
via RC