Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

CUIDADO: CARNAVAL E QUARTA-FEIRA DE CINZAS NÃO SÃO FERIADOS EM FORTALEZA-CE.

CATALINA LEITE/o povo online/camocimsolmarblogspot.com

Funcionários devem confirmar previamente com as empresas privadas se o Carnaval configura como ponto obrigatório ou não

Servidores públicos dependem de decretos municipais, estaduais ou federais estabelecendo ponto facultativo. A prefeitura de Fortaleza ainda não publicou decreto sobre o Carnaval 2020.
Servidores públicos dependem de decretos municipais, estaduais ou federais estabelecendo ponto facultativo. A prefeitura de Fortaleza ainda não publicou decreto sobre o Carnaval 2020. (Foto: Barbara Moira)
Com diversas possíveis origens, o Carnaval é recheado de tradições. Cada país que comemora a festa tem a sua, e no Brasil, o hábito de considerar a folia como feriado virou certeza popular. No entanto, a lei não considera o período como feriado, portanto, a presença no trabalho é obrigatória.
Alguns estados e municípios até instauram leis para determinar ponto facultativo ou feriado durante o evento, como o Rio de Janeiro e Salvador, mas não é o caso de Fortaleza ou do Ceará. Segundo o doutor em Direito David de Oliveira, cabe às empresas definirem o esquema para os trabalhadores.

CEARÁ ALCANÇA 200 MIL CADASTROS DE MEDULA ÓSSEA.

Quanto mais pessoas cadastradas, maiores as chances de compatibilidade para a doação
Fonte:Cnews/camocimsolmar.blogspot.com
Foto: Hemoce/Divulgação
Hemoce cadastrou nos últimos 20 anos 200 mil pessoas como possíveis doadoras de medula óssea. O cadastro pode ser feito em todos os postos de coleta do hemocentro em Fortaleza e no interior. Quanto mais pessoas cadastradas, maiores as chances de compatibilidade para a doação.
“É um procedimento simples. O candidato preenche um formulário com dados pessoais e o Hemoce coleta uma amostra de sangue com cerca de 5 ml para a realização de testes”, explica Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do banco de sangue.
Para se cadastrar, é preciso ser saudável, ter entre 18 e 55 anos de idade, não possuir histórico pessoal de câncer e apresentar um documento de identificação oficial com foto. Após o cadastro, o voluntário é incluído como possível doador no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula óssea, o Redome. Caso haja compatibilidade com pacientes que aguardam por um transplante de medula, o doador será informado para decidir se vai ou não fazer a doação. Além da confirmação do voluntário, é necessário avaliar as condições de saúde do candidato.

PEDREIRO DESCOBRE QUE FOI DECLARADO MORTO HÁ 35 ANOS POR A EX-MULHER.

Pedreiro de 72 anos só tomou conhecimento da situação em 2019, quando buscou a Defensoria Pública para regularizar a situação matrimonial. Quando regularizar sua situação, João Barbosa planeja casamento com a atual companheira

Fonte:Por Redação/Metro/camocimsolmar.blogspot.com



O idoso exibe a certidão de óbitoFoto: José Leomar
João Barbosa, de 72 anos, luta na justiça para comprovar que está vivo. O pedreiro foi declarado morto em 1985, mas só descobriu quando, em 2019, buscou a Defensoria Pública para regularizar a situação matrimonial com a antiga companheira. “Me mataram eu não sei nem o porquê, eu queria que cancelassem. Todo mundo tá vendo que estou vivo, quero resolver meus problemas. Estando morto, como eu vou resolver?”, declara o cearense. 
Em busca de novas oportunidades de emprego no Maranhão, João Barbosa deixou o Ceará, na década de 80, com a esposa e os filhos. Cerca de seis meses depois, ele se separou e foi embora sem assinar o divórcio. De volta à terra natal, João formou uma nova família e, em 2019, quis desfazer oficialmente o antigo casamento e formalizar a união estável com a atual mulher. 

REVIRAVOLTA: PERMANECE IMPASSE ENTRE GOVERNO E POLICIAIS SOBRE REAJUSTE SALARIAL.


Em reunião com o Governo do Estado, representantes de policiais e bombeiros aceitaram a proposta de reajuste. Mais tarde, nas redes sociais, houve uma reviravolta. 

Uma reviravolta no caso do reajuste salarial de policiais e bombeiros militares tem gerado repercussão nas redes sociais. Na noite de quinta-feira (13), representantes da categoria se reuniram com o Governo do Estado e aceitaram a proposta salarial, que deve variar de acordo com a patente do profissional. 
O salário do soldado, por exemplo, passa de R$ 3.475,74 para R$ 4.500 (com pagamento parcelado até março de 2022). 
Após a divulgação do acordo, no entanto, a categoria recusou a proposta em uma enxurrada de comentários nas redes sociais. 
Por volta das 20h, os representantes Sargento Reginauro (presidente da Associação dos Profissionais de Segurança) e o deputado estadual Soldado Noélio voltaram atrás e divulgaram em live no Facebook e Instagram que iriam pressionar o Governo para recusar o aumento já aceito anteriormente por eles. 
A gente reconhece: houve uma precipitação da nossa parte. Estamos aqui para reconhecer isso, agora é hora de tentar superar isso. Estamos pedindo a vocês que aceitem o nosso reconhecimento público e vamos tentar reverter esse quadro”, afirmou Sargento Reginauro.