Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de junho de 2018

ARQUIVOS DE CARTÓRIOS DO CEARÁ INTEGRARÃO ÁRVORE GENEALÓGICA MUNDIAL .

MEMÓRIA | Documentos dos séculos XVIII, XIX e XX estão sendo limpos, digitalizados e catalogados em parceria com a Family Search

PARCERIA garantiu a recuperação de documentos que estavam ameaçados ALEX GOMES / O POVO
PARCERIA garantiu a recuperação de documentos que estavam ameaçados ALEX GOMES / O POVO
“De onde vim?” é uma das perguntas que acompanha a humanidade.
Graças aos estudos genealógicos, conhecer nossas origens tornou-se uma realidade mais próxima. No Ceará, documentos cartoriais dos séculos XVIII, XIX e XX, sob guarda do Arquivo Público Estadual, estão em processo de catalogação graças a uma parceria com a instituição norte-americana Family Search, maior organização de pesquisa genealógica do mundo.
Todo e qualquer documento que comprove a passagem das pessoas que nasceram, casaram, residiram ou morreram no Ceará neste período entra no levantamento que reúne dados para a árvore genealógica mundial.

CRATERA MISTERIOSA NA BAHIA AUMENTOU QUASE 3 METROS EM 7 DIAS: ÁREA É MONITORADA COM MICROSSENSORES DRONES,E SOFTWARE DE ALTA PRECISÃO.

QUANTO TEMPO LEVA PARA ABRIR UMA EMPRESA NO ESTADO DO CEARÁ.

 MODERNIZAÇÃO | Estado diminuiu em mais de 100 dias o prazo médio para abertura de empresas, transformando processos físicos em digitais. No entanto, entraves burocráticos ainda tornam longo o caminho para alcançar o tempo ideal

O EMPRESÁRIO Anísio Queiroz abriu uma cervejaria em Fortaleza em de 20 dias ALEX GOMES/ESPECIAL PARA O POVO
O EMPRESÁRIO Anísio Queiroz abriu uma cervejaria em Fortaleza em de 20 dias ALEX GOMES/ESPECIAL PARA O POVO
Abrir uma empresa no Ceará demora entre 30 e 45 dias. O prazo pode parecer longo, mas é menor que a média nacional de 80 dias, observada em estudo recente do Banco Mundial, para que o empreendedor consiga formalizar um negócio. O prazo atual é ainda melhor, se comparado aos 145 que demoravam antes da informatização dos processos, iniciado em 2016 pelo Governo cearense. A redução do tempo é de aproximadamente 80%. Ainda assim, segundo a presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), Carolina Monteiro, o prazo ideal seria de até cinco dias.
Muito aquém do quanto empreendedores de países como Portugal levam para abrir empresa, em que o processo é praticamente instantâneo, a meta para formalização de negócios projetada pela Jucec já é realidade em alguns casos. Carolina exemplifica que empresas do comércio e serviços, que correspondem à principal parcela de aberturas de negócios no Ceará, com baixo risco urbano para instalação, já conseguem legalização de forma online, pelo site da Junta, nos cinco dias ideais.

EM FORTALEZA-CE;OBRAS PARA A COPA DE 2014 AINDA ESPERAM A CONCLUSÃO .

Obras de infraestrutura e turismo, em especial as de mobilidade urbana, ainda não estão prontas

Em julho próximo, serão quatro anos desde que a seleção brasileira jogou pela Copa do Mundo em Fortaleza, na Arena Castelão. Naquele ano, 10 pacotes de obras deveriam ter sido entregues na Capital cearense a tempo do mundial. Apenas três foram concluídos. Quatro anos depois, o cenário é parecido. 
 
Obras de infraestrutura e turismo, em especial as de mobilidade urbana, ainda não estão prontas. Da requalificação da Beira-Mar à reforma e expansão do Aeroporto Pinto Martins, passando pela implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o Acquário do Ceará, alguns gargalos no caminho amplificaram qualquer prazo estabelecido. Dentre as obras concluídas em 2014 estão a rotatória e o túnel Jornalista Demócrito Dummar, ao lado do Castelão.

Reforma e ampliação do Aeroporto 
Estrutura de expansão do Aeroporto
Estrutura de expansão do Aeroporto (Foto: Evilázio Bezerra / O POVO)
O Aeroporto Internacional Pinto Martins atravessou as gestões da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Fraport Brasil, que assumiu o equipamento em janeiro deste ano. Em seguida, o consórcio Método e Passarelli assinou contrato para executar das obras de expansão. O terminal de passageiros, no entanto, precisava de autorização judicial para acesso ao local e demolição das estruturas antigas.

O ESTADO DO CEARÁ É O PRIMEIRO DO NORDESTE EM INDENIZAÇÕES POR INVALIDEZ PERMANENTE NO TRÂNSITO.

Os motociclistas representam a maior parcela de vítimas que receberam indenizações pagas


A pesquisa aponta que a faixa etária mais atingida foi de 18 a 34 anos ( Foto: José Leomar )
FONTE:DN/CIDADE
Ceará se posiciona nas primeiras dez colocações dos rankings nacionais de diferentes modalidades de indenizações do Seguro DPVAT. Comparando os cinco primeiros meses de 2017 e 2018, é possível identificar redução de 22,48% de pagamentos do benefício por invalidez permanente. Apesar de apresentar índices em queda, segundo o Boletim Estatístico da Seguradora Líder, administradora oficial do benefício, a nível Nordeste, o Estado está em primeiro lugar nas indenizações do tipo. Em âmbito nacional, é o sexto por indenizações pagas por morte.  
Os motociclistas representam a maior parcela de  vítimas que receberam indenizações pagas por morte e invalidez permanente por acidentes nesse tipo de veículo nos primeiros cinco meses de 2018 (69%). O período com a maior incidência de acidentes envolvendo motocicletas indenizados por morte e invalidez permanente foi o anoitecer (24%), seguido pela tarde (21%). A região Nordeste concentrou 36% das indenizações por morte e invalidez permanente por acidentes com motocicletas no período analisado. As motocicletas representam 44% da frota de veículos da região Nordeste, enquanto que, no Brasil, representam 27%. 

VÍDEO-CAMOCINENSE NA BAHIA PROCURA A MÃE ADOTIVA E IRMÃOS EM CAMOCIM-CE.


A Camocinense Maria do Livramento de Sousa, conhecida por Mariazinha, que atualmente mora na Bahia, na cidade Xique-Xique, no povoado de Nova Iguira, gravou um vídeo à procura de sua mãe adotiva em Camocim, Raimunda Campos Oliveira de Sousa.  

Mariazinha, que hoje tem 44 anos de idade, conta que saiu de Camocim aos 12 anos para morar em Brasilia, e de lá, aos 14 anos, foi morar na Bahia e nunca mais obteve contato com seus familiares. 

Ela conta ainda que tem, três irmãos, Emanoel, com  quem morou em Brasilia, Benedito e uma irmã  conhecida  por Dodô. 

Qualquer informação que possa ajudar neste reencontro, deverá ser feita ao CRAS I da Cidade de Xique-Xique: (74) 3661 2582 ou com a Assistente Social  Gilvânia Sivestre de Carvalho Nogueira, (74) 74 - 9986 6582,
Fonte:Revista Camocim/FC