Powered By Blogger

domingo, 4 de setembro de 2016

O PIAUÍ TEM A MENOR TAXA DE HOMICÍDIO NO NORDESTE DIZ MAPA DA VIOLÊNCIA 2016.

Redação Portal do Aguia 

Veículos da PMFoto: CCOM
A pesquisa Mapa da Violência 2016 mostra estatística da década 2010-2014, com números de homicídios por armas de fogo. O Governo do Estado acrescenta que de 2014 até agora, os dados são ainda mais favoráveis ao Piauí.

O Piauí é o Estado com menor taxa de homicídio no Nordeste e possui a sexta menor taxa de homicídios por armas de fogo no Brasil. É o que aponta a mais recente pesquisa elaborada pelo professor e sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, diretor de pesquisa do Instituto Sangari e coordenador da Área de Estudos sobre Violência da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO). De acordo com o estudo, nenhum dos municípios piauienses está incluído entre as 150 cidades com maiores índices de homicídios do País.

A pesquisa evidencia que, no Brasil, houve um crescimento médio de 23,7% no número vítimas de homicídios por armas de fogo na década 2004-2014, que equivale a um aumento de 11,1% nas taxas de homicídio. Isso é resultante de um conjunto de realidades locais e regionais fortemente diferenciadas. A região Nordeste foi a que apresentou as maiores taxas de assassinatos em quase todos os anos da década analisada, mas o Piauí praticamente não figura nesses números puxados para cima.

DIANTE DE 40 MIL PESSOAS SERGINHO DÁ ADEUS À SELEÇÃO SOB SOL FORTE E COM PONTO FINAL.


Maior líbero da história se despede da seleção com festa no Mané Garrincha e marca ace em vitória sobre Portugal. Contra o sol, jogadores usam óculos, bonés e toalhas

Por Brasília, DF


Com a humildade de quem não gosta de holofotes, o discurso de um jogo qualquer. Mas não podia ser assim. Não tinha como. Para começar, um palco bem diferente do comum. Nas arquibancadas do Mané Garrincha, cerca de 40 mil pessoas assistiram ao adeus de um dos maiores nomes da história do vôlei mundial. Aos 40 anos, Serginho se despediu da seleção brasileira em um domingo de sol forte em Brasília. Enquanto os companheiros se protegiam com óculos escuros, bonés e toalhas, o melhor líbero do mundo esbanjou forma física, mas também sofreu com o calor. Chegou a marcar um ponto de ataque logo no primeiro set, mas a arbitragem anulou. Não teve problema. No último ponto da partida, foi para o saque. Errou o primeiro, acertou o segundo, com uma ajudinha da defesa portuguesa. Após o jogo, brincou que errou de propósito para prorrogar sua história com a camisa 10 do Brasil. Mas não tinha jeito. Com um ponto de ace, a despedida e as lágrimas de um mito: 3 sets a 1 contra Portugal, parciais 25/20, 20/25, 25/21 e 15/8 - um acordo entre as seleções definiu que a última parcial só iria até 15 pontos. (assista ao vídeo do ponto final acima)

SETEMBRO DOURADO: CURA DO CÂNCER INFANTIL CHEGAR A 70% DOS CASOS COM DIAGNÓSTICO.

Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil
O câncer infantil figura atualmente como a segunda causa de morte na faixa etária entre 1 e 19 anos, perdendo apenas para causas externas, como acidentes e violência. Apesar disso, o índice de cura pode chegar a 70% dos casos se houver diagnóstico precoce. O alerta é da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica que promove a campanha Setembro Dourado no intuito de ampliar a conscientização em prol da causa.
De acordo com a entidade, no Brasil, a taxa de cura do câncer infantil gira em torno de 50% dos casos – índice bastante distante de países como os Estados Unidos, onde a taxa é de 80%. A campanha destaca que o tratamento, nestes casos especificamente, vai muito além do papel exercido por hospitais e defende o empenho de diversos setores na luta contra a doença.Resultado de imagem para imagens do hospital do cancer de crianças
imagens cedida pela internet
Câncer em crianças X câncer em adultos
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam 12 mil novos diagnósticos de câncer infantil no Brasil a cada ano, com pico de incidência na faixa de 4 a 5 anos e um segundo pico entre 16 e 18 anos.
Os tipos mais comuns de câncer entre adultos são os carcinomas (como câncer de pulmão e câncer de mama), provocados, em parte, por fatores ambientais e estilos de vida. Já em crianças, os tipos mais comuns são leucemia, tumores no sistema nervoso central e linfomas (câncer dos gânglios linfáticos), geralmente com origem em células que se desenvolveram em estágios iniciais da gestação.

PRF NEGOCIA USO DE CÂMERAS PARA IDENTIFICAR CARROS ROUBADOS NO CEARÁ.

O objetivo é integrar plataforma com sistemas dos órgãos de segurança para melhorar fiscalização

Por Rosana Romão em Cotidiano

Experiência com câmera própria da PRF tem mostrado bons resultados. (FOTO: divulgação PRF)

Experiência com câmera própria da PRF tem mostrado bons resultados. (FOTO: divulgação PRF)
Experiência com câmera própria da PRF tem mostrado bons resultados. (FOTO: divulgação PRF)
O Sistema Alerta – implantado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e que tem por objetivo auxiliar na busca por veículos roubados – pode ter um avanço na melhoria de suas fiscalizações. Trata-se do Sistema Alerta Brasil, que pretende utilizar as ferramentas de segurança estaduais e municipais para cruzar as informações em tempo real e tornar a busca por carros roubados mais eficaz.
Para que o sistema funcione, é necessário o uso de câmeras com a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), ou seja, com leitor óptico de caracteres. É a mesma tecnologia utilizada por fotossensores que captam informações como licenciamento atrasado para efetuar multa.

DESENHISTA PERDE A CASA E TRABALHOS EM INCÊNDIO E PEDE AJUDA EM CAMPANHA.

Pedro Lopes é desenhista há 10 anos e realiza campanha de financiamento coletivo para arrecadar dinheiro da reforma de sua casa. Saiba como ajudá-lo

Por Matheus Ribeiro em Cotidiano

incêndio
Incêndio destruiu objetos pessoais e instrumentos de trabalho do desenhista (FOTO: Arquivo Pessoal)
Imagine-se com planos feitos, traçados em papéis. Uma carreira com tudo para dar certo e o desejo incansável de alcançar seus objetivos. Esse era o sentimento do desenhista Pedro Lopes.
Motivado pelo talento pessoal, o cearense teve que largar todos os seus sonhos por causa de uma tragédia. Na última semana, a casa onde ele morava pegou fogo e, junto aos objetivos, também foram embora todos os trabalhos produzidos até então.
Segundo Pedro, o caso aconteceu poucos minutos depois de ele ter saído de casa. “Tinha saído para entregar uns trabalhos e com 30 minutos recebi uma ligação dando a notícia. Pensava que era coisa pouca, mas quando cheguei havia uma multidão, bombeiro e ambulância, etc. Saí correndo para ver o que estava acontecendo e quando entrei em casa fiquei sem palavras. Perdi tudo que tinha conquistado em 10 anos de trabalho”, explicou.

EM CANINDÉ-CE RESTAURA ABRIGOS PARA A FESTA DE SÃO FRANCISCO.

Cerca de 1,5 milhão de fiéis estão sendo esperados neste ano para as celebrações de São Francisco


Casas de apoio passaram por reformas para abrigar os devotos católicos que chegam à cidade
 por José Avelino Neto - Colaborador
Este ano, por conta das eleições, a festa só começa no dia 6 de outubro, seguindo até o dia 16. Mas para garantir que tudo fique pronto a tempo, as obras foram iniciadas em abril último
Canindé. A festa de São Francisco das Chagas, padroeiro deste Município, continua sendo uma das maiores e mais fortes manifestações de cultura religiosa do Estado do Ceará. De acordo com os organizadores, são esperados cerca de um milhão e meio de pessoas durante os dez dias de festejo.
Preocupados em acomodar os romeiros que chegam de outras cidades e até de outros estados, a Paróquia realizou mais uma reforma nos dois abrigos locais. Os espaços ficaram mais amplos e prometem a garantia de abrigar cerca de 6 mil pessoas esperadas para o evento.
De acordo com a Paróquia de São Francisco das Chagas, o abrigo Santo Antônio ganhou novas instalações sanitárias, como banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais. O local, que fica na Rua Sitônio Monteiro, recebeu também investimentos na parte elétrica e hidráulica.
Já o abrigo São Francisco, situado na rua Euclides Barroso, ganhou uma nova cozinha comunitária, com capacidade para realizar grandes refeições, uma lavanderia e ainda dois novos complexos de banheiros. As estruturas das caixas d'água, que estavam sob risco, receberam reparos e outros quatro novos reservatórios foram construídos.

FORTALEZA EMPATA COM O ASA/AL E CONQUISTA PONTO IMPORTANTE.

Anselmo, perto do final do jogo, marcou o gol Tricolor e garantiu mais um pontinho para o Leão que atuava com 10 jogadores

FONTE:JOGADA
Anselmo, já aos 39 minutos da etapa final, marcou o gol do Leão e garantiu o empate para os cearenses ( Foto: JL Rosa )
Com 10 homens em campo por 30 minutos, e mesmo não jogando bem, o Fortaleza se superou e conseguiu um empate muito importante atuando fora de casa. Neste domingo (4), em Arapiraca, os comandados de Marquinhos Santos ficaram no 1 a 1 com o ASA e alcançaram os 26 pontos dentro da Série C, matendo a liderança do Grupo A de forma provisória. Reinaldo Alagoano, para os donos da casa, e Anselmo, para o Leão, marcaram os gols da partida. 
Veja os gols do jogo

A ORIGEM DO NOME CAMOCIM-CE.

Temeridade deve ser por certo a nosso querer parafrasear o ilustre romancista José de Alencar, quando em suas notas ao seu imortal romance “Iracema” nos explica o significado etmológico da palavra - Camocim.

Ao grande saber e vastas luzes do notável brasileiro deveram, contudo impor, concernente ao assunto, que nos ocupa neste momento, o que nos deve parecer, ou de fato é mais lógico e racional na interpretação do nome – Camocim, que ele a nosso ver, arbitrariamente faz-se derivar da frase indígena; - “Co ambyra anhotim”, como se lê nas referidas notas de sua Iracema, 7ª edição, pag. 209 – not. Pag. 47, onde assim disserta – Camocim – “Vaso onde se encerravam os indígenas os corpos dos mortos e que lhes serviam de túmulo; outros dizem Camotim e talvez com melhor ortografia; porque, se não me engano, o nome é corrupção da frase: - CO, buraco,AMBYRA, defunto e ANHOTIM, enterrar – Buraco para enterrar defunto, c’aan’otim. O nome dava-se também a qualquer pote.

VI SETEMBRO CAMOCIM-CE I - A CIDADE NOS ANOS 1940

Trecho da Rua 24 de Maio e Largo da Matriz. Camocim. 1941. Fonte: Revista Cruzeiro, RJ.
Em março de 1941 a Revista Cruzeiro, a maior revista de circulação nacional àquela época fez uma matéria especial sobre nossa cidade. Nos anos 1940, o município experimentava os fatores positivos do movimento do nosso porto e da estrada de ferro. Vejamos um trecho da referida reportagem, entremeada de algumas tomadas fotográficas de nosso traçado urbano:

"O município de Camocim um dos mais importantes do Estado do Ceará, possuindo uma população de 22.750 almas, é banhado pelo Oceano Atlântico, ao norte, e pelo Rio Coreaú, a leste, que lhe offerece excelente ancoradouro situado na cidade de mesmo nome e que é a sede do município.
O porto de Camocim é visitado, no seu ancoradouro interno, pelos vapores de pequeno calado do Lloyd Brasileiro, da Companhia Commercrio e Navegação, do Lloyd Nacional e de outras empresas particulares.
O município de Camocim é também servido pela Estrada de Ferro de Sobral, que o atravessa de norte a sul, sendo seu ponto inicial a cidade de mesmo nome.

ENEM DESTE ANO PODE SER O ÚLTIMO COMO CONHECEMOS.

http://imgs.opovo.com.br/app/noticia_132346504881/2016/09/03/3656135/5.jpg

Daqui a dois meses, será aplicado o que pode ser o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no atual formato. Os candidatos inscritos para a edição deste ano não têm com o que se preocupar, pois a estrutura das provas, a logística e a segurança serão mantidas. No entanto, a intenção da presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, é promover mudanças que passam, inclusive, pelos objetivos do exame.
Fini participou da criação do Enem, em 1998. E propõe retomar vários dos conceitos originais. Ela afirma que as mudanças passam por “estruturação pedagógica, científica, metodológica e de medida da prova”, que seria mais voltada à resolução de problemas. “Se o nosso ministro concordar, e ele parece concordar, já em 2017 teremos alguma mudança”, explicou ela, em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo. Ela afirma que o exame não foi criado para ser um “vestibular nacional”, mas poderá continuar a ser meio de acesso à universidade, via Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Porém, a prioridade se volta ao que era: a avaliação do ensino médio. “Vamos elaborar uma prova de qualidade e oferecer para as universidades usarem como processo ou parte do processo de acesso”, disse Fini ao jornal O Globo.