O objetivo é integrar plataforma com sistemas dos órgãos de segurança para melhorar fiscalização
Por Rosana Romão em Cotidiano
O Sistema Alerta – implantado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e que tem por objetivo auxiliar na busca por veículos roubados – pode ter um avanço na melhoria de suas fiscalizações. Trata-se do Sistema Alerta Brasil, que pretende utilizar as ferramentas de segurança estaduais e municipais para cruzar as informações em tempo real e tornar a busca por carros roubados mais eficaz.
Para que o sistema funcione, é necessário o uso de câmeras com a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), ou seja, com leitor óptico de caracteres. É a mesma tecnologia utilizada por fotossensores que captam informações como licenciamento atrasado para efetuar multa.
“Funciona assim. Lê a placa do veículo, leva pro sistema e verifica se tem alguma restrição. É aqui que entra o alerta. A nossa ideia é cadastrar as placas de veículos roubados e, se isso for identificado, já cruzaria com os dados dos sistemas de segurança e acionaria os policiais que estivessem nas proximidades, que tornaria a busca mais ágil”, explica o superintendente da PRF no Ceará, Stênio Pires.
De acordo com Stênio, a PRF-CE só possui uma câmera OCR acoplada em uma viatura que está em fase de testes. Para ampliar o serviço, pretende fazer um convênio com o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza para o uso das câmeras, além de cruzar dados com os sistemas de seguranças. “Ainda não há nada definido. Nós fizemos apenas o contato inicial, mas eles receberam a ideia positivamente”, afirma Stênio Pires.
O objetivo é fazer uma integração com os órgãos de segurança pública para ampliar o combate à criminalidade. “O roubo acontece para alimentar o mercado de autopeças, para venda, barganha com drogas e uso em assaltos. Nós queremos ampliar o potencial de fiscalização e consequentemente combater o crime”, completa Stênio Pires.
A única câmera utilizada pela PRF-CE tem mostrado bons resultados. Caso o convênio com o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza se concretize, a PRF assegura que aumentará a eficiência e a assertividade na fiscalização. “O policial não tem como conferir cada ocorrência e nem fica 24 horas trabalhando, se ele for acionado com mais precisão do horário e local do roubo torna a fiscalização mais inteligente” justifica.
Na dinâmica atual do Sistema Alerta, a vítima precisa entrar no site da PRF e dar todas as informações solicitadas para registrar o roubo. A ocorrência é legada para a central da PRF, que analisa e comunica o alerta para viaturas próximas. Com o Sistema Alerta Brasil, que já funciona nas fronteiras do país, logo que o roubo for informado a informação já é cruzada com a polícia automaticamente e as câmeras já podem detectar a placa como um veículo roubado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário