Trecho da Rua 24 de Maio e Largo da Matriz. Camocim. 1941. Fonte: Revista Cruzeiro, RJ.
Em março de 1941 a Revista Cruzeiro, a maior revista de circulação nacional àquela época fez uma matéria especial sobre nossa cidade. Nos anos 1940, o município experimentava os fatores positivos do movimento do nosso porto e da estrada de ferro. Vejamos um trecho da referida reportagem, entremeada de algumas tomadas fotográficas de nosso traçado urbano:
"O município de Camocim um dos mais importantes do Estado do Ceará, possuindo uma população de 22.750 almas, é banhado pelo Oceano Atlântico, ao norte, e pelo Rio Coreaú, a leste, que lhe offerece excelente ancoradouro situado na cidade de mesmo nome e que é a sede do município.
O porto de Camocim é visitado, no seu ancoradouro interno, pelos vapores de pequeno calado do Lloyd Brasileiro, da Companhia Commercrio e Navegação, do Lloyd Nacional e de outras empresas particulares.
O município de Camocim é também servido pela Estrada de Ferro de Sobral, que o atravessa de norte a sul, sendo seu ponto inicial a cidade de mesmo nome.
A foto acima foi feita do alto da torre da Igreja Matriz e mostra um trecho da atual Rua 24 de Maio, Na época,, o prefeito era o Sr. João da Silva Ramos que, no decorrer da reportagem, faz uma uma espécie de prestação de contas de sua administração. Eãom postagens posteriores, forneceremos maiores detalhes desta publicação.
Fonte: Revista Cruzeiro, RJ. 29 de março de 1941, p. 49.
Fonte:camocim pote de História/camocim beleza
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário