Powered By Blogger

domingo, 6 de agosto de 2017

RAIOS LUMINOSOS E MORADORES APAVORADOS: A MAIOR OPERAÇÃO MILITAR BRASILEIRA PARA INVESTIGAR DISCOS VOADORES NO PARÁ.

André Bernardo

Imagem do ovni avistado no Pará nos anos 1970Direito de imagemACERVO EDISON BOAVENTURA JUNIOR
Image captionOperação Prato investigou ovnis no Pará nos anos 1970
Naquele 5 de dezembro de 1977, o capitão da Aeronáutica Uyrangê de Hollanda Lima estava ansioso. Afinal, ele tinha mais uma reunião com o brigadeiro Protásio Lopes de Oliveira, comandante do 1º Comando Aéreo Regional (Comar 1), de Belém. Pela primeira vez desde que começara a investigar a suposta aparição de discos voadores na região do Pará, o capitão Hollanda teria o que relatar aos seus superiores.
Nas ocasiões anteriores, sempre que alguém lhe perguntava se tinha visto algo estranho, limitava-se a dizer: "Vi luzes. Nada mais". Daquela vez, porém, o capitão Hollanda e o sargento João Flávio Costa tinham avistado, poucos dias antes, um "troço enorme", de uns 100 metros de comprimento, sobrevoando o rio Guajará-Mirim.
Distante 70 metros da embarcação onde estavam, o tal objeto, no formato de uma bola de futebol americano, "grande e pontuda", tinha sido fotografado e filmado pelos militares. Não havia mais dúvida: era um objeto voador não identificado (ovni). E, no interior dele, supostamente havia uma "criatura extraterrestre".
Na hora da reunião, o brigadeiro Protásio não compartilhou do entusiasmo do capitão Hollanda. Pelo contrário. Depois de ouvir atentamente a história, mandou suspender a operação. Sua decisão, até hoje, intriga ufólogos.

SEGURADO DO INSS PODE RECORRE SE CAIR NO PENTE-FINO.

Beneficiários de auxílio-doença devem entrar com pedido direto na Junta de Recurso da Previdência

Rio - O trabalhador que tiver auxílio-doença do INSS suspenso por conta da perícia médica do pente-fino, cujo prazo para agendamento do exame acabou ontem, terá que apelar à Junta de Recursos da Previdência para reaver o benefício. De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), pasta que comanda o instituto, “o beneficiário deve recorrer à Junta de Recursos, pois os benefícios já foram concedidos por via judicial”. E como o segurado deve fazer para recorrer? Para facilitar a vida de quem teve o auxílio-doença suspenso — e isso também vale para as aposentadorias por invalidez, próximo alvo do pente-fino a partir do dia 15 —, O DIA mostra como o próprio segurado pode tentar reverter a situação. 
Regina Hygino, do INSS: formulários podem ser encontrados no site da Previdência Social na internetDivulgação
O primeiro passo é ligar para a Central de Atendimento 135 e agendar o serviço na mesma agência onde o benefício foi negado. Em seguida, preencher formulário e encaminhar à Junta de Recursos da Previdência Social. “Esse documento pode ser baixado no site do INSS”, informa Regina Hygino, chefe substituta de Divisão de Benefícios da Gerência Centro.
O link é www.inss.gov.br/forms/formularios/form015.html. Nele é preciso informar nome, endereço e motivo do recurso. Há também espaço para colocar número de indeferimento, cessação, data fixada para início da aposentadoria ou pensão, valor inicial fixado e decisão do processo. O segurado deve marcar em qual deles se encaixa o seu caso. E, mais abaixo, explicar, em 20 linhas, o motivo do recurso.

O CEARÁ TEM 157 CASOS DE LEISHMANIOSE CONFIRMADOS E 10 ÓBITOS.


Estado e município conscientizam sobre a doença na Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose

Fonte:DN/Cidade
Vacinação
Representantes do Centro de Controle de Zoonoses estiveram na manhã no Parque do Cocó com ação de conscientização sobre a doença e vacinação de animais ( Foto: Reinaldo Jorge )
Transmitida pelo mosquito palha, a leishmaniose visceral (LV), também conhecida como calazar, já fez 10 vítimas humanas fatais no Ceará somente em 2017. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), já são 157 casos confirmados no Estado, estando a doença presente em quase todos os municípios.
Diante desses números e para abrir a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, que ocorre entre os dias 7 e 11 de agosto, a Sesa em parceria com a Secretaria de Saúde de Fortaleza, Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estiveram na manhã de hoje (6) no Parque do Cocó com ação de conscientização sobre a doença.
A médica veterinária e assessora técnica do Grupo de Leishmanioses do Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet) da Sesa, Ana Paula Bouty, explica que a leishmaniose está disseminada e passa por uma urbanização desde a década de 80. "Isso occore devido ao crescimento desordenado da cidade e as transformações ambientais, então, hoje, a gente encontra o mosquito do calazar em todos os bairros de Fortaleza e em quase todos os municípios do Ceará".
Ela lembra que o mosquito palha é atraído pelo lixo em decomposição. "Uma das formas de prevenir é com limpeza, não deixando os resíduos de matéria entrarem em decomposição, acondicionando e dando destino correto ao lixo", destaca Ana Paula.

ONG FAZ OFICINAS SOBRE SEMIÁRIDO PARA PROFESSORES.

A We World Brasil propõe que as redes fundamental e média ensinem dentro do contexto da Caatinga

 por Renato Sousa - Repórter
Image-0-Artigo-2276685-1
Entre os temas que devem ser abordados nas oficinais estão água, sementes, identidade, gênero, processos de produção agrícola e ecossistema. A formação deve envolver toda a comunidade escolar ( Foto: Eduardo Queiroz )
Fortaleza. A ONG We World Brasil realiza, ao longo deste mês de agosto, uma série de encontros com professores de Ensino Fundamental e Médio para discutir maneiras de contextualizar os conhecimentos transmitidos dentro das salas de aula com o Semiárido que circunda as escolas. "É um trabalho em que a escola mergulha na sua realidade", explica Rosângelo Marcelino, coordenador do projeto.
De acordo com o líder da iniciativa, batizada de "Projeto Contexto: Educação, Gênero, Emancipação", a ideia é formar, até o fim do mês, cerca de mil educadores dos ensinos Fundamental e Médio. Ele afirma que a proposta do projeto é que os temas debatidos perpassem todas as disciplinas. "Na Geometria, eu posso tratar dos canteiros de cebola da dona de casa, a área do cilindro da cisterna. Em português, eu posso iniciar um trabalho de valorização da cultura popular", exemplifica. Para Marcelino, dessa maneira, as disciplinas "deixam de ser abstratas" e passam a relacionar-se de maneira mais próxima com a realidade do estudante. "Ele vai estabelecendo um outro significado com aquele conteúdo", afirma.

BOLINHO POPULAR NO CARIRI RECEITA DE CHAPÉU DE COURO É RÁPIDA DE SER PREPARADA.

A dona de casa Ana Gonzaga ensina a fazer o bolinho de milho.

Por G1 CE
Chapéu de couro é receita popular na região do Cariri (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
Nas padarias do Cariri, o chapéu de couro tem venda garantida durante a semana toda. Dependendo da região do Ceará ou do estado do Nordeste, o bolinho de milho tem vários nomes. Há lugares em que é conhecido como bolinho de tacho, em outros é orelha de pau. Mas no Cariri ele cai bem em qualquer época do ano.
Quem ensina a receita do chapéu de couro caseiro é a dona de casa Ana Gonzaga. Ela é a mais velha de sete filhos e dá o maior valor à receita, que sempre faz parte dos encontros da família desde a infância.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de margarina ou manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 xícara de chá de flocos de milho
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo com fermento
  • 2 ovos
  • 100 gramas de queijo coalho ralado ou fatiado
  • 1 pitada de sal

Modo de Preparo

'QUANDO O ESTADO ATUA INTEGRADO ELE PODE IR ONDE QUISER' DIZ ROBERTO SÁ,.

Primeira grande ação das Forças Armadas com policiais dura 14 horas. Ao todo 24 pessoas presas

Rio - Atribuindo aos ataques a policiais, às investigações em andamento e aos mandados de prisões já expedidos, a secretaria estadual de Segurança coordenou neste sábado a segunda fase da operação integrada com o governo federal. A operação Onerat (cargas, em latim) começou, por volta de 3h30, com o cerco a redutos de assaltantes de cargas — Complexos do Lins, Camarista Méier, Chapadão, Pedreira, e no Morro São João, no Engenho Novo. Moradores relataram tiroteios de madrugada.
Desde a madrugada, agentes das Forças Armadas, com apoio de veículos blindados, atuaram nos acessos às comunidades realizando blitzesEstefan Radovicz / Agência O Dia
Participaram um total de 4.931 agentes de segurança, entre militares das Forças Armadas; da Força Nacional; e das polícias Civil, Federal, Militar e Rodoviária Federal. O número é quase o dobro do contingente utilizado para a ocupação do Complexo do Alemão, em 2010, que contou com 2.700 homens.
No entanto, a operação de sábado teve um perfil diferente e foi encerrada às 18h. Segundo o ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sérgio Etchegoyen, o objetivo da ação não é ocupar as favelas. “O que buscamos são soluções perenes, duradouras. Elas não virão de asfixiar a comunidade com presença permanente de tropas federais que, ao saírem, permanecem as condições para que o crime continue”, afirmou.

NO DESFECHO DO 1º- TURNO O CEARÁ BATE O ABC POR 1 A 0 E PERMANECE NO G-4 DO CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B.

Após suportar pressão na primeira etapa, Alvinegro conta com Arthur, cria da base, que entrou no segundo tempo para marcar o tento da vitória

FONTE:JOGADA
ABC
No 1º tempo, Ceará contou com o goleiro Éverson realizando boas defesas em arremates do atacante Lucas Coelho ( Foto: Divulgação/Site ABC )
O Ceará venceu o ABC por 1 a 0, com gol do garoto Arthur, em partida realizada nesse sábado (5), válida pela Série B, do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Alvinegro de Porangabuçu chegou aos 31 pontos, mantém boa campanha como visitante e se firma no G4, ocupando, no momento, a terceira colocação. A partida também marcou a primeira série de três triunfos consecutivos do Vovô no certame.
 
Na abertura do segundo turno da competição, os comandados de Marcelo Chamusca voltam a campo no próximo sábado (12), diante do CRB, às 16h30, na Arena Castelão. Já o ABC vai ao Durival Britto enfrentar o Paraná, também no sábado, às 16h30. 
 
 
Primeiro tempo eletrizante
 
O Alvinegro cearense foi ao Frasqueirão, em Natal, medir forças com o penúltimo colocado da competição, o ABC. Enganou-se quem esperava facilidades na partida. Logo nos primeiros dez minutos, o alvinegro potiguar se mandou para o ataque e levou perigo aos 3 minutos com Gegê, cearense de Mombaça. Um minuto depois, os mandantes acertaram a trave do Alvinegro de Porangabuçu em cabeceio do zagueiro Filipe após cobrança de escanteio.

CAMOCIM-CE, NAS PÁGINAS DOS ANUÁRIOS. HÁ 45 ANOS ATRÁS!.

 Rua Senador Jaguaribe (atual José Maria Veras). Camocim-CE. Fonte: IBGE. Imaginemos um visitante que chegasse à Camocim há 45 anos atrás, no ano de 1972. Encontraria uma cidade pacata, quase sem nenhum sinal de violência urbana, ruas calmas e quase desertas a depender da hora. No entanto, ao interpelar algum morador saberia que o pároco local era o Monsenhor Inácio Nogueira 
Rua Senador Jaguaribe (atual José Maria Veras). Camocim-CE. Fonte: IBGE.criar um blog
Magalhães. com seu jeito rígido de comandar as ovelhas do Senhor. Se entrasse na seara política, iria saber que o município experimentava algo novo no exercício do Poder Executivo: é que o Prefeito José Maria Primo de Carvalho, um médico pernambucano, que por aqui se instalou, pôs termo a uma histórica disputa política entre as tradicionais famílias dos Coelho e dos Aguiar. Ele conseguira que os partidos Fundo Mole e Cara Preta se unissem em torno do seu nome para governar o município. Saberia também que a população não chegava aos 36 mil habitantes (35.805 hab.) e os eleitores eram um pouco mais do que 13 mil eleitores (13.091). Se a intenção do nosso visitante fosse realizar alguma atividade econômica, iria saber que as nossos principais produtos eram o pescado, o sal marinho e cera de carnaúba. No entanto, ele poderia encontrar o algodão, a mamona, a mandioca e a castanha do caju e a fibra do tucum como produtos complementares.

ROUBOS SUPERAM FURTOS PELA PRIMEIRA VEZ NO RIO DE JANEIRO.

A cada hora, em média, 25 pessoas ficam sob a mira de arma. Especialistas apontam que a descrença nas instituições tornam ladrões mais cruéis e ousados

Rio - Entre os sombrios dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) que retratam o cotidiano da violência fluminense, um fenômeno criminal é preocupante e assustador. Os casos de roubo, com emprego de violência ou grave ameaça, superaram as ocorrências de furtos, praticados sem agressão ou intimidação da vítima.
Na série histórica do banco de dados do ISP, que começou em 2003, os furtos sempre foram maiores do que os roubos, mas esse padrão começou a ser quebrado em 2016, quando o estado fechou o ano com 208.781 roubos contra 169.238 furtos. E se consolidou. Entre janeiro e junho deste ano foram 110.776 roubos e 68.866 furtos. Ou seja, a cada hora 25 pessoas ficaram sob a mira da arma (de fogo ou não) de um ladrão. Os números legitimam a sensação do morador do Rio de que os bandidos estão cada vez mais selvagens.
No mês passado, bandidos roubaram motoristas em Irajá, em plena luz do dia. Ações cada vez mais violentas dos criminosos se tornaram rotina nas ruasReprodução
“É um fenômeno diferente. Tudo é crime, mas para ir para o roubo, o indivíduo tem que ter a certeza que vai ficar impune. Sente-se mais livre para agir de maneira mais violenta”, analisou o psicólogo Roberto Debski, apontando a descrença nas instituições como uma das principais causas do crescimento de roubos.

SECRETARIA DE SEGURANÇA CRIA ASSISTÊNCIA JURÍDICA PRA DEFENDER POLICIAIS QUE RESPONDEM PROCESSOS ORIUNDOS DO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO.


O titular da Secretaria da Segurança, André Costa, empossou, durante solenidade, 30 advogados que defenderão, voluntariamente, os policiais

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou, ontem, a criação do Conselho de Defesa do Policial no Exercício da Função (CDPEF), com o objetivo de prestar assistência jurídica a agentes de segurança com processos criminais, disciplinares ou judiciais em aberto.
O titular da Pasta, André Costa, empossou, durante solenidade na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), 30 advogados que, a partir da próxima segunda-feira (7), defenderão, voluntariamente, policiais acusados de cometer infrações durante o serviço. O Conselho foi criado a partir da Portaria nº 865/2017, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), no último dia 31 de julho.
Conforme o secretário, muitos procedimentos instaurados contra policiais são frutos de más interpretações. "Às vezes, eles têm que tomar decisões em questão de segundos, e isso, muitas vezes, é mal interpretado", afirmou. André Costa alegou ainda que, normalmente, os policiais não têm condições financeira para arcar com advogado e ficam desassistidos.

EX POLICIAL ACUSADO DE MATAR JOVEM BRUCE CRISTIAN MORRE ATROPELADO EM FORTALEZA-CE.

Yuri da Silveira foi atropelado por um ônibus na Av. Domingos Olímpio. Ex-policial foi expulso da PM em 2010, após acusado de matar o jovem.

ex-policial militar Yuri da Silveira Alves Batista, acusado de matar o adolescente Bruce Cristian Souza Oliveira, morreu atropelado por um ônibus neste sábado (5) na Avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza. Yuri havia sido expulso da PM em novembro de 2010, acusado de atirar e matar o jovem de 14 anos que estava na garupa da moto do pai. A informação sobre a morte do ex-agente de segurança foi confirmada por um familiar.
Yuri da Silveira foi atropelado quando realizava compras em um frigorífico na Avenida Domingos Olímpio. Ele se desequilibrou, caiu na faixa exclusiva para ônibus e foi atropelado. O homem morreu na hora.
O ex-agente ficou conhecido pela morte do jovem Bruce Cristian, no dia 25 de julho de 2010, durante uma abordagem policial no cruzamento da avenida Desembargador Moreira com a rua Padre Valdevino. A vítima estava na garupa da moto do pai quando foi atingida na cabeça por um tiro disparado pelo então PM.