Segundo os pesquisadores, o leite de jumenta tem características únicas e similares a do leite humano, podendo ser utilizado em bebês prematuros.
Pesquisadores estudam a possibilidade do uso do leite de jumenta para a recuperação de bebês prematuros. Segundo o professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Adroaldo Zanella, o leite do animal possui características semelhantes a do leite humano. Entretanto, o estudo enfrenta problemas: a criação do Parque Nacional do Jumento.
“O leite de jumentas possui características únicas e muito parecidas com o leite humano. Pode ajudar na recuperação de crianças prematuras”, explica Adroaldo, em entrevista à Rádio Tribuna Band News.
O animal típico do Ceará também é alvo de outro estudo. “A segunda pesquisa é desenvolver estratégias de como o jumento pode proteger rebanhos de ovinos e de caprinos”, acrescenta Adroaldo.
Por outro lado, o professor explica que os estudos seriam vinculados ao Parque Nacional do Jumento, no município de Santa Quitéria, a 222 km de Fortaleza, que aguarda ser inaugurado. “O gargalo maior hoje é uma decisão política do Governo do Ceará em chamar parceiros e atores interessados para viabilizar recursos para transformar a fazenda Paula Rodrigues no Centro de Excelência de Tecnologias sustentável, juntamente com a Escola Família Agrícola de Santa Quitéria”, explica.
Parque Nacional do Jumento